Como aproveitar melhor os clientes que entram na sua ótica

3 min de leitura

A cada vez que um cliente entra em sua óptica, surge uma oportunidade de negócio que precisa ser aproveitada. Ou, no mínimo, explorada do jeito certo. O fato é que muitos donos de óticas não percebem que o potencial do cliente precisa ser explorado. E, com isso, acabam perdendo chances reais de fechar novos negócios. Esse tipo de atitude faz com que, inclusive, a ótica perca competitividade.

Descubra a seguir como aproveitar melhor os clientes que entram na sua óptica!

Ofereça um bom atendimento

O atendimento é crucial para o seu cliente escolher se ele vai ou não fechar negócio e se ele vai ou não voltar à sua ótica. Muitas vezes o cliente pode não querer comprar nada em um primeiro momento, mas com um atendimento surpreendente, ele acaba mudando de opinião e decide realizar uma compra.

Por isso, é fundamental ter uma equipe treinada para fornecer um atendimento de qualidade, atencioso, cordial e bastante proativo. É muito importante que os clientes se sintam amparados pelo atendimento para que sejam estimulados a comprar produtos da ótica.

Conheça as necessidades dos clientes

Mesmo quem entra em uma ótica com o argumento de “dar só uma olhadinha” provavelmente possui alguma necessidade específica. Para aproveitar melhor esse cliente, é fundamental conhecer quais são essas necessidades.

Por isso, a equipe deve ser instruída a conhecer quais são as necessidades do cliente. Somente assim poderão oferecer condições e ofertas personalizadas. Embora isso faça parte do atendimento, muitas óticas não estão preparadas para realmente ouvir o que o cliente deseja sem que ocorra uma atitude mais agressiva. Por isso, alie o atendimento cordial e simpático ao conhecimento do que o cliente deseja para melhores resultados.

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

Proporcione um ambiente agradável

O ambiente da ótica em geral também pode ser um fator decisivo para o cliente decidir ou não pela compra. É o caso, por exemplo, de garantir que a ótica possua ar-condicionado ou uma leve música ambiente. Um ambiente limpo, organizado, com boa iluminação e com vitrines e expositores atraentes também é altamente benéfico para as vendas.

O objetivo de proporcionar um ambiente agradável é fazer com que o cliente se sinta interessado em passar o máximo de tempo possível no ambiente. Com mais tempo dentro da ótica, as chances de converter em vendas aumentam. Por isso, esse investimento é bastante necessário.

Aproveite melhor o cliente, mas não o deixe esperar

Se o cliente já está decidido a fazer uma compra ou então quer informações sobre determinados óculos, por exemplo, é muito importante que ele não fique esperando. Ter disponibilidade de equipe para sempre atender ao cliente e garantir que suas necessidades sejam supridas é essencial.

Isso se deve ao fato de que muitas pessoas entram na ótica em um momento de pausa em sua rotina e não podem ficar esperando por longos períodos. Além disso, os clientes tendem a ter uma insatisfação tão maior quanto for a espera e é importante evitar tal situação.

Ofereça um desconto

Oferecer um desconto para a primeira compra pode ser crucial para o cliente decidir pela aquisição do produto. Por menor que seja, o fato de saber que irá pagar menos normalmente estimula o cliente a realizar a compra. Para isso, é importante que durante a abordagem o vendedor saiba se o cliente vai realizar a compra pela primeira vez ou não.

Outra opção é oferecer um desconto geral para uma determinada forma de pagamento, como é o caso do pagamento à vista. Com isso, todos os clientes, novos ou recorrentes, terão um estímulo a mais para adquirir produtos de sua ótica.

Para aproveitar melhor os clientes em sua ótica, é preciso chamar a atenção dele e conquistá-lo de maneira definitiva. Para isso, são importantes tanto o atendimento quanto o ambiente, as promoções e os descontos, pois isso ajuda a fazer com que o cliente feche negócio e ainda melhora as vendas.

E aí, você tem aproveitado corretamente os clientes que passam por seu estabelecimento? Comente e troque experiências com outros leitores do blog!

Ebook: 10 verdades sobre vendas em óticas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>