Black Friday 2019 vale a pena minha ótica participar

Black Friday 2019: vale a pena minha ótica participar?

3 min de leitura

Todos os anos é a mesma coisa. O comércio vai à loucura com as promoções da Black Friday! Em tradução literal a sexta-feira negra. Em tradução varejista: o dia de descontos imperdíveis e de estouro em vendas. A sua ótica está preparada para a Black Friday 2019? Se você está aqui, significa que está pensando no assunto e se vale realmente a pena participar do movimento, certo?

É por isso que decidimos listar aqui quais as vantagens de realizar a Black Friday na sua loja. Começando por entender de onde ela surgiu e porque faz tanto sucesso. Com isso, esperamos te ajudar a começar os preparativos para não ficar atrás dos concorrentes na hora de atrair os consumidores.

Pegue papel e caneta e vamos entender como a Black Friday 2019 pode ser o começo de um momento de vendas extraordinário na sua ótica. Começando por entender os receios das pessoas e a temida “black fraude”.

Descubra se sua ótica está preparada para a black friday. Responda e ganhe uma surpresa

O que é e quando será a Black Friday 2019?

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, nos anos 1990, para nomear o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Na ocasião, havia congestionamentos enormes e muitas pessoas nas ruas para o início das compras de Natal. Assim, o nome surgiu entre os policiais da Filadélfia, que tinham que preparar operações especiais na data.

Com o tempo, a tradição se espalhou pelo mundo todo. Tradicionalmente, a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Em 2019, ela ocorrerá no dia 29/11. Como já dissemos, esse momento é muito utilizado pelos consumidores para antecipar as compras de fim de ano. Do outro lado, os varejistas a usam para esvaziar os estoques para o próximo ano.

Portanto, a Black Friday é benéfica para ambos os lados. Mas, existem algumas ressalvas. Há estabelecimentos que criam promoções falsas, aumentando o preço real dos produtos e aplicando descontos extraordinários para parecerem atrativos. Isso fez com que a data perdesse um pouco de sua credibilidade no Brasil. Por isso, é preciso ficar atento com a forma de estabelecer promoções, descontos e benefícios, para que não pareça bom demais para ser verdade.

Vantagens de participar da Black Friday

É sempre uma vantagem para sua ótica estar por dentro do que acontece no mercado. Isso ajuda a dar visibilidade para sua marca e a aumentar as venda. Podendo ser de forma direta, no momento da promoção, ou indireta, como lembrança de marca. Por isso, participar da Black Friday é uma boa estratégia, desde que bem planejada e bem executada.

Somado a isso, existem outros benefícios, como:

  • Movimentação no mercado: de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Google, o movimento para as lojas e a busca por promoção aumenta consideravelmente no período da Black Friday. As visitas a estabelecimentos comerciais aumentam 3,5 vezes em relação a outras sextas do ano. E 80% dos entrevistados pretende comprar algo na Black Friday 2019. Você não vai perder a chance de estar entre os itens comprados, não é?
  • Contato com o cliente: com a maior possibilidade de pessoas nas ruas visitando os estabelecimentos, a chance de novas pessoas conhecerem sua ótica é grande. Essa é uma oportunidade de estreitar o relacionamento, tanto com seus atuais clientes, quanto os novos. Por isso, sinalize bem a loja e treine sua equipe para receber bem todas as pessoas, com atenção e com a explicação clara dos benefícios e descontos da data. Mais gente na loja, mais chance de vender mais e melhor.
  • Limpeza de estoque: com promoções efetivas, suas chances de vender os produtos parados em estoque é maior. Foque em itens muito buscados ou que estejam nas tendências para chamar a atenção e crie vantagens para quem comprar outros produtos parados há algum tempo. Assim, você tem um estoque livre para ser renovado para 2020.

Aproveite esse momento e coloque-se no mercado!

Com os descontos certos e um atendimento de primeira no dia da Black Friday, suas chances de sucesso vão lá em cima. Além disso, essa data em 2018 movimentou R$2,6 bilhão, 13 vezes mais do que a média registrada em um dia comum. Ou seja, muitas pessoas estarão dispostas a comprar!

Então não se esqueça de fazer uma análise de estoque, um planejamento financeiro, uma campanha de marketing e de organizar sua loja para o evento. E se precisar de ajuda, conte com um sistema para óticas, como o ssOtica, para que tudo corra dentro do que é melhor para você.

Mostre para todo mundo que sua ótica vai participar da black friday. Baixe o kit decoração black friday

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas e avalie!

4.3 / 5. Votos: 9

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>