6 dicas para lidar com clientes inadimplentes em sua Ótica

6 dicas para lidar com clientes inadimplentes

Se existe uma realidade que poucas ópticas conseguem fugir, é a de clientes inadimplentes. As facilidades de parcelamento motivam os clientes a comprarem mesmo sem terem como pagar. Você, provavelmente, já deve ter passado por isso. O cliente chega na sua óptica, parcela a compra, paga as primeiras parcelas e, depois, deixa de saldar a dívida. 🙁

Pois saiba que clientes inadimplentes existem em todos as áreas e, para te ajudar a lidar melhor com essa realidade e evitar prejuízos, separamos algumas dicas importantes. Veja só!

Organização é fundamental

O primeiro passo para diminuir a inadimplência é conhecer seus clientes. Para isso, elabore um histórico de compras, com a pontualidade dos pagamentos, formas de parcelamento e outras informações relevantes. Com isso, você conseguirá optar pelas melhores estratégias no momento da venda e da cobrança. Uma opção interessante é oferecer condições especiais para os clientes com melhor histórico.

Tome a responsabilidade da cobrança para você

Muitas ópticas acreditam que é função do cliente honrar com os pagamentos. E elas estão certas! Porém, a loja também tem o interesse de receber e sabemos que muitas pessoas (muitas mesmo) não organizam suas finanças pessoais e acabam deixando dívidas de lado. Por isso, não tenha medo de cobrar. A relação entre quem vende e quem compra é simples: a empresa precisa oferecer um serviço de qualidade e o cliente deve pagar o que foi acordado.

Mas cuidado! De forma alguma exponha ou constranja seu cliente. Além de causar uma impressão negativa da sua óptica, que vai ser passada para outros, ele pode recorrer ao código de defesa do consumidor, que o protege nessas situações.

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Mantenha a comunicação com os clientes inadimplentes

Envie lembretes constantes para os clientes inadimplentes, relembrando sobre o débito e colocando-se à disposição para ajudá-lo a resolver a situação. Sempre ofereça ajuda em vez de fazer uma cobrança mais agressiva.

Dessa forma, ele sentirá que você entende a situação na qual ele se encontra e pode ajudá-lo a encontrar a melhor forma de liquidar a dívida. Você pode fazer isso por meio do envio de SMS, telefonemas ou e-mails.

Pense em diversas opções

Facilite a vida do cliente para que a dívida seja paga o mais rápido possível. Para isso, pense em formas diferenciadas de pagamento, de acordo com a situação e os motivos da inadimplência. Crie um ambiente favorável para que ele te conte o real motivo de não ter pago e, assim, você poderá oferecer uma alternativa que se encaixe no orçamento dele. Sempre pense que quanto mais você entender e ajudar seu cliente, mais empatia e boa vontade no pagamento ele terá.

Oriente sua equipe

Uma questão importante no momento de cobrar o cliente é que a equipe esteja treinada e pronta para atender com qualidade e empatia. Deixe claro para os colaboradores que o cliente pode estar passando por uma fase difícil, mas ele pode superar essa fase e, no futuro, realizar novas compras.

Utilize um sistema de gestão para ópticas

A implantação de um software específico para óticas facilitará no controle da inadimplência. Com o software você poderá se relacionar os clientes devedores, fazer cálculo de juros e multa e ainda enviar SMS informando sobre débitos existentes. Contar com um sistema para óticas pode ser a peça chave para diminuir a inadimplência na sua loja.

Coloque as dicas em prática

Mesmo sendo um problema, com organização é possível diminuir o impacto dos clientes inadimplentes em sua óptica. Otimize seu tempo e reserve um período para cuidar dessa questão. Tenha calma e profissionalismo nesse momento para que a situação se reverta em fidelização e novas vendas.

E, para ter mais dicas de gestão para a sua ótica, faça o download do nosso e-book!

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ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 4 respostas

  1. Rejane says:

    Gostei destas dicas!

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Rejane!
      Ficamos felizes que tenha gostado. Continue nos acompanhando, pois toda semana tem dicas novas! =D

  2. Sandra says:

    Me foi muito ulti, essas informações..,

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Sandra! Ficamos felizes que o conteúdo tenha contribuído. Continue nos acompanhando, pois sempre tem novidade por aqui! 😉

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