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6 erros comuns em gestão de óticas que comprometem o sucesso da sua óptica

6 erros que podem comprometer o sucesso da sua Óptica

3 min de leitura

Se no final do dia as contas não fecham e você não vê o crescimento da ótica, você pode estar cometendo erros que colocam a saúde financeira da loja em risco e comprometem o sucesso da sua óptica.

Muitas vezes na correria do dia a dia, na tentativa de vender mais ou “salvar” o mês, você se esquece de avaliar alguns pontos cruciais e acaba cometendo erros que podem colocar a saúde da sua ótica em risco. Para ajudá-lo a identificar onde estão os equívocos na gestão da sua ótica, separamos em tópicos alguns deles. Confira:

1º Erro: Não registrar dados dos seus clientes

Entre os segredos para se vender mais é estar próximo do seu cliente e cuidar dele. Mas, não existe uma maneira de fazer isso se você não salvar os dados dele, como receita dos óculos, endereço, telefone e e-mail para contato e data de nascimento ou avisar quando a receita do óculos vencer por exemplo.

Esse erro faz com que você se distancie do seu cliente, pois se você não o conhece, não tem em mãos os dados que possam ser usados a seu favor.

2º Erro: Falta de planejamento financeiro

Se você não faz o planejamento financeiro, você tem um grande problema. Isso faz com que seu negócio possa estar com os dias contatos.

O motivo é simples, por não saber quanto tem a receber ou a pagar nos próximos meses, você não organiza a vida financeira da sua ótica. Sem isso, você não sabe quanto pode investir, quanto tem a retirar ou lucrar.

3º Erro: Falta de relacionamento com o cliente

Se relacionar com o seu cliente é um dos segredos para o negócio prosperar. Se você não tem um canal de comunicação com ele, que fale sobre promoções, que o alerte sobre a receita vencida ou o convide para um café na sua ótica, por exemplo, tome cuidado o seu marketing está prejudicado.

4º Erro: Não fazer gestão de estoque

Pare, pense e responda: você sabe quais produtos estão em seu estoque? Quais produtos vendem menos? Quais deles vendem mais? Quais produtos estão devidamente etiquetados?

Se você não tem respostas para essas perguntas, você tem mais um problema. Ter o relatório diário sobre como está o seu estoque é o mesmo que ter um raio-x do seu negócio.

5º Erro: Não emitir notas fiscais

A nota fiscal é um documento que registra toda transação de compra de produtos e serviços. É por meio dela que os órgãos competentes recolhem os impostos devidos.

Se você não tem controle das notas fiscais e não as emite ao seu consumidor final, sua ótica corre risco. A qualquer momento, ela pode ser denunciada e responder na justiça por sonegação fiscal.

6º Erro: Não ter um sistema de gestão específico para óticas

Quando falamos de óticas, é fundamental pensar no fator inovação. Essa é uma das maneiras de agregar valor aos serviços já prestados no ponto de venda, seja com atendimento personalizado ou programa de fidelização ao cliente, por exemplo.

Quando não se aposta em um sistema exclusivo de gestão de óticas, esse problema e os outros cinco citados acima ficam ainda mais difíceis de serem resolvidos.

Conclusão: evite esses erros e tenha sucesso da sua óptica

Por isso, aposte em um sistema para organizar a sua ótica e oferecer informações importantes para a sua tomada de decisão diária. Os problemas citados a cima, são comuns, por isso já os solucionamos em mais de mil óticas por todo Brasil.

Por entender essas e outras dificuldades das óticas, te convidamos para experimentar nosso sistema e conferir na prática como podemos ajudá-lo a não cometer mais esses erros.

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