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como atender bem o cliente na sua ótica

9 dicas valiosas para atender bem o cliente na sua ótica

3 min de leitura

Não importa a idade, o idioma, o gênero ou classe social, todo mundo deseja ser bem tratado, ainda mais quando falamos na relação entre cliente e empresa. Por isso, atender bem o cliente com o bom trato e a cortesia tornam-se ainda mais importantes.

Como anda o atendimento na sua ótica? Aprenda com as nossas dicas a ter um atendimento campeão e assim ser surpreendido com muito mais vendas ao final do mês. Acompanhe com a gente:

Trate bem o seu cliente, oferecendo um bom atendimento

Tratar bem o cliente diz respeito ao modo cordial de lidar com o outro. Atender bem o cliente, por sua vez, além de exigir o trato com cordialidade, está relacionado também em corresponder ao desejo do cliente.

É possível ser educado, mas não atender ao pedido do cliente. Por isso, procure sempre sanar as suas necessidades e quem sabe até mesmo surpreendê-los! Por exemplo, ao invés de simplesmente avisar que não possui o óculos desejado em estoque, mostre outras opções que se assemelham ao item faltante e que possam agradar o pedido do cliente.

E lembre-se, a cordialidade e jogo de cintura são essenciais tanto no atendimento presencial quanto nas redes sociais.

Seja simpático e sorria sempre

O sorriso diminui a tensão, melhora o humor e embeleza a face. Quem é que gosta de ser atendido por um vendedor de cara fechada? Isso espanta qualquer pessoa.

Então, manter o bom-humor é imprescindível para atender bem o cliente da sua ótica.

Ajude na escolha do produto

Às vezes o cliente já chega com o pedido pronto, mas também existem aqueles que estão em dúvida. No geral, seja qual for o tipo de cliente, você pode influenciar positivamente na sua decisão, pois o vendedor é o intermédio entre o cliente e o produto. Ele é quem deve saber o que pode se adequar ao estilo e orçamento de cada consumidor.

Sendo assim, saiba sempre ouvir o seu cliente para poder mostrar as opções que atendam as suas necessidades e anseios. Influencie-o dando dicas, compartilhando seu conhecimento sobre o produto e a sua experiência no ramo, verá que rapidamente conquistará a sua confiança.

Melhore a sua comunicação

A comunicação em vendas é acertada quando falamos exatamente o que o outro busca ouvir. Afinal, para isso é preciso entender bem o interlocutor, sabendo ouvir pacientemente as suas dúvidas.

Por isso ouça com atenção o que o consumidor está falando, este relato servirá de argumento para você convencê-lo a levar determinado produto.

Também é importante ter bastante atenção ao vocabulário. Evite palavrões e pronunciar palavras de maneira errada. Se tiver dúvidas, consulte o seu gerente.

Tenha equilíbrio emocional

Um vendedor equilibrado consegue conter as suas emoções mediante situações críticas. Há momentos em que o profissional de atendimento precisa lidar com clientes insatisfeitos, por isso se a pessoa não souber manter uma compostura para resolver o caso, uma relação de atrito poderá ser criada, e isso é péssimo ao negócio.

Dê atenção às queixas e se for necessário entre em contato com outras áreas para solucionar o problema, mas sempre mantendo a calma.

Conheça o que está vendendo

Atender bem o cliente requer domínio pleno sobre o que está sendo ofertado. Conheça todas as características do produto e como elas podem se reverter em benefício aos usuários.

Fique antenado aos lançamentos e converse com clientes que já tiveram experiência com determinada marca ou produto. Isso serve para você ter uma ideia do nível de satisfação do consumidor.

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Mantenha a palavra

Se foi prometido que entregaria o produto em determinada data ou que entraria em contato em algum momento, cumpra. Caso isso não ocorra, em hipótese alguma minta para o seu cliente.

Se tiver que falar com outras pessoas para fazer valer a sua palavra, não hesite. Faça o que for necessário para que o cliente receba aquilo que foi prometido, garantindo a sua confiança e fidelização.

Não faça o cliente esperar

Os clientes não gostam de esperar, eles procuram uma solução rápida e prática para os seus problemas.

Se o atendimento ou a resolução do caso for um processo demorado, deixe o cliente ciente disso. Deixe-o sempre a par da situação, pois caso contrário, ele não hesitará em procurar a concorrência.

Faça pesquisa de satisfação

Para saber o que os clientes pensam a respeito do seu atendimento, nada melhor do que criar uma pesquisa de satisfação.

Elabore um formulário simples e personalizado, com questões de múltipla escolha, junto com uma urna e caneta, em um local de boa visibilidade. Assim que fechar uma venda, convide o cliente a preencher o formulário, se ele não tiver interesse, não force-o!

Você pode checar os formulários preenchidos diariamente e ver o que os seus clientes apontam como oportunidade para melhorar constantemente.

E aí, pronto para colocar nossas dicas em prática e fazer o atendimento da sua ótica um grande diferencial? Continue acompanhando nossas dicas aqui no blog e até a próxima!

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