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Como aproveitar melhor os clientes que entram na sua ótica

3 min de leitura

Uma oportunidade de negócio precisa ser aproveitada sempre que um cliente entra em sua ótica. Ou, no mínimo, explorada do jeito certo. E muitas óticas acabam perdendo chances reais de fechar novos negócios por não percebem o potencial do cliente.

Isso faz com que a ótica perca competitividade por não consiga aproveitar melhor os clientes.

Descubra a seguir como aproveitar melhor os clientes que entram na sua óptica!

Ofereça um bom atendimento

O atendimento é crucial para o seu cliente escolher se ele vai ou não fechar negócio. E até mesmo se ele vai ou não voltar à sua ótica. Muitas vezes o cliente pode não querer comprar nada em um primeiro momento. Mas com um atendimento surpreendente, ele acaba mudando de opinião e decide realizar uma compra.

Por isso, é fundamental ter uma equipe treinada para fornecer um atendimento de qualidade. É muito importante que os clientes se sintam amparados pelo atendimento para que sejam estimulados a comprar produtos da ótica.

Conheça as necessidades dos clientes

Mesmo quem entra em uma ótica com o argumento de “dar só uma olhadinha”, provavelmente possui alguma necessidade específica. Para aproveitar melhor esse cliente, é fundamental conhecer quais são essas necessidades.

Por isso, a equipe deve ser instruída a conhecer quais são as necessidades do cliente. Somente assim poderão oferecer condições e ofertas personalizadas. Embora isso faça parte do atendimento, muitas óticas não estão preparadas para realmente ouvir o que o cliente deseja.

Por isso, alie o atendimento cordial e simpático ao conhecimento do que o cliente deseja para melhores resultados.

Proporcione um ambiente agradável

O ambiente da ótica em geral também pode ser um fator decisivo para o cliente na hora da compra. É o caso, por exemplo, de garantir que a ótica seja bem ventilada ou uma tenha uma música ambiente. Um ambiente limpo, organizado, com boa iluminação e com vitrines e expositores atraentes também é altamente benéfico para as vendas.

O objetivo de proporcionar um ambiente agradável é fazer com que o cliente se sinta interessado em passar o máximo de tempo possível no ambiente. Com mais tempo dentro da ótica, as chances de converter em vendas aumentam. Por isso, esse investimento é bastante necessário.

Aproveite melhor o cliente, mas não o deixe esperar

Se o cliente já está decidido a fazer uma compra ou então quer informações sobre determinados óculos, é muito importante que ele não fique esperando. É essencial ter disponibilidade de equipe para atender o cliente e garantir que as suas necessidades sejam supridas.

Isso se deve ao fato de que muitas pessoas entram na ótica em um momento de pausa em sua rotina e não podem ficar esperando por longos períodos. Além disso, os clientes tendem a ter uma insatisfação tão maior quanto for a espera e é importante evitar tal situação.

Ofereça um desconto

Oferecer um desconto para a primeira compra pode ser crucial para fechar uma venda. Por menor que seja, o fato de saber que irá pagar menos estimula o cliente a realizar a compra. Para isso, é importante que durante a abordagem o vendedor saiba se o cliente vai realizar a compra pela primeira vez ou não.

Outra opção é oferecer um desconto geral para uma determinada forma de pagamento, como é o caso do pagamento à vista. Com isso, todos os clientes, novos ou recorrentes, terão um estímulo a mais para adquirir produtos de sua ótica.

Para aproveitar melhor os clientes em sua ótica, é preciso chamar a atenção dele e conquistá-lo de maneira definitiva. Para isso, também são importantes as promoções e os descontos, pois isso ajuda a fazer com que o cliente feche negócio e ainda melhora as vendas.

E aí, você tem aproveitado corretamente os clientes que passam por seu estabelecimento? Comente e troque experiências com outros leitores do blog!

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