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como calcular o preço dos produtos

Como calcular o preço dos produtos na sua ótica

4 min de leitura

Não há como negar que preço é um dos principais fatores de decisão pra cliente. Mas apenas decidir vender barato não é a solução. É preciso levar em consideração diversos fatores antes de bater o martelo quanto ao preço de venda, como o custo que sua loja arcou para colocar aquele item na vitrine.

Alguns desses fatores determinam a qualidade de seus produtos, como optar por bons fornecedores. Já outros definem a lucratividade e produtividade da sua loja, como o cálculo de custo levando em consideração sua margem de lucro.

Para ajudar na tarefa da precificação na sua ótica, listamos os principais conceitos que permeiam esse assunto. Assim, você formará um preço justo, garantindo seu lucro e eliminando dor de cabeça com perdas nesse processo.

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Que fatores considerar ao definir o preço dos produtos?

Antes de tudo, preste atenção nos detalhes da sua operação antes de começar a calcular o preço de um produto. Primeiro, avalie de todos os custos envolvidos ao oferecer seus itens: fornecedores, matérias-primas, aquisição e a mão de obra.

O segundo é colocar na ponta do lápis todas as despesas da loja, ou seja, todo o valor gasto para colocar as mercadorias a vendas. As despesas podem ser fixas, como energia, internet e salário dos funcionários, ou variáveis, como taxas de cartões e gastos com ações promocionais. Aqui vale ressaltar que a tributação deve ser considerada ao definir o preço de venda dos seus produtos.

Por isso, se você ainda não fez um levantamento minucioso dos custos e despesas da sua ótica, você pode estar perdendo dinheiro!

Outro aspecto a ser levado em consideração é o mercadológico. O equilíbrio entre preço de mercado e o valor calculado é imprescindível para que sua ótica atenda aos critérios de competitividade.  Então, não deixe de estar atento aos preços praticados por concorrentes para evitar oferecer produtos com preços destoantes do mercado.

O que é preço de venda e qual a melhor forma de chegar a ele?

Depois de considerar os itens fundamentais, você precisa entender o que é o preço de venda e como ele é constituído.

Preço de venda é o valor que sua ótica vai cobrar dos seus clientes. Ou seja, ele deve ser suficiente para arcar com custos, despesas e ainda gerar lucro em cima de seus produtos.

Por isso, ao definir o preço dos produtos, você precisa fazer uma conta básica. E é ela que vai te ajudar a chegar no valor competitivo certo, atraindo clientes e concretizando vendas.

Assim, a formação do preço de venda dos produtos da sua ótica deve obedecer a fórmula:

como calcular o preço dos produtos

 

Com esse cálculo, você chegará a um valor que será o suficiente para bancar todas as suas despesas, custos e ainda garantir retorno, por meio do lucro sobre cada produto. Faça sempre uma comparação com o preço de venda ao qual você chegou com os valores do mercado e da concorrência. Isso é fundamental para garantir a sua competitividade e conquistar novos clientes.

Além disso, leve em consideração a qualidade do serviço que está sendo oferecido na sua ótica. Pense em todas as vantagens que sua loja consegue oferecer, por exemplo: atendimento diferenciado dos demais, investimento em bons equipamentos e decoração, brindes e cortesias, pós-venda organizado, entre outros. Afinal, todos esses fatores agregam valor para sua loja, e por consequência, seus produtos.

Juntando todos esses fatores, é possível enxergar duas bases para a definição do preço de venda do produto da sua ótica: a análise dos componentes internos como o ponto principal da definição de valor, como despesas e custos, e a pesquisa com base no que é praticado no mercado, levando em conta aspectos maiores, como concorrência e público. O ideal é que haja equilíbrio entre os dois estágios.

Conclusão: use um sistema de gestão como parceiro

Enfim, vimos como a definição do preço dos produtos é um fator chave para o sucesso da sua ótica. Na fórmula apresentada, vemos como cada item fundamental se encaixa no processo de precificação dos produtos. Quando há confusão ou negligência ao levantar dados de custos e despesas, toda a lucratividade do seu negócio fica comprometida.

E, como sabemos, manter uma boa margem de lucro é que vai definir a prosperidade e a sua saúde financeira do seu negócio. Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre como precificar seus produtos da maneira certa para garantir lucro, leia nosso guia completo sobre o assunto.

Além do guia, um sistema de gestão especializado para óticas pode ser seu parceiro na definição dos próximos passos. Com as informações que ele apresenta sobre vendas e lucratividade, você poderá sempre avaliar novamente o preço de venda e redefini-lo quando necessário.

Com o ssOtica, você controla e organiza todas as informações que são imprescindíveis para a lucratividade da sua ótica. Nele você pode registrar os dados das vendas da sua ótica e tem acesso a relatórios que vão te ajudar a determinar um preço competitivo e justo para os produtos da sua loja. Experimente organizar sua ótica com um sistema.

Gostou da nossa dica? Nos conte como você determina o preço dos produtos da sua ótica nos comentários.

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