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Vender mais na ótica

Como fazer minha ótica vender mais?

3 min de leitura

Muitas são as obrigações dos empresários que desejam manter uma ótica ativa e sólida em meio a um mercado tão competitivo. Para que seja possível ganhar mais tempo, vender mais e focar no crescimento da loja, é de extrema importância investir em um processo de automatização da parte burocrática da empresa.

Atualmente, o ramo de óticas está se reinventando e buscando melhores oportunidades para vender mais em suas lojas físicas. Assim, uma alternativa bem viável, que auxilia nos processos corporativos e em uma estratégia de vendas mais sólida, é contar com um software de gestão.

No post de hoje vamos citar algumas dicas para o seu negócio obter mais vendas e como um sistema de gestão focado no seu segmento pode te ajudar nesta empreitada! Confira:

Invista no treinamento de seus vendedores

Procure incentivar e induzir a sua equipe de vendedores a participar de treinamentos e palestras em suas determinadas áreas de atuação.

O gestor pode apostar em formas caseiras de treinamento do seu pessoal, capacitando diretamente cada um deles para as funções básicas como: abordagem, atendimento, cobrança e áreas em que geralmente existe algum contato com os clientes.

Aqui no blog do ssOtica temos materiais gratuitos que auxiliam no treinamento de seus funcionários. Não deixe de conferir.

Crie um ótimo clima na sua loja

Um bom líder sabe como deve adotar as melhores iniciativas e instrumentos para instigar seus colaboradores a se sentirem verdadeiros parceiros do ambiente interno da loja. E é dessa maneira, partilhando a vitória por todos, que a motivação crescerá. Assim, trazendo consigo novas conquistas e muito retorno positivo à empresa, principalmente com relação às vendas.

Se a sua loja possui funcionários que alcançam metas e trabalham da melhor forma possível para a geração de lucros, reconheça essas vitórias. Faça confraternizações onde você possa premiá-los e incentivar ainda mais o restante da equipe a fazer o mesmo.

A única coisa que você não deve fazer é impor metas inatingíveis a seus colaboradores. Isso poderá trazer um clima de competição e frustração entre todo o time de vendedores.

Outra forma de incentivar bons funcionários é criando um plano de comissão que o motive a bater metas sempre.

Planeje suas estratégias de marketing e metas de vendas

Planejar as ações de marketing e vendas da sua ótica é um dos pontos fortes do seu negócio. Esse planejamento guia o proprietário a entender como o público-alvo chega até seu produto ou serviço. E além disso, mostra quais são as ações e medidas necessárias que deverão ser tomadas no futuro.

É importante que você trace metas para a sua equipe de vendas (focadas nas estratégias de promoção do negócio) e meça quais são os retornos que você está conseguindo ter com as campanhas de divulgação da ótica.

Conte com um software especializado em ótica

Ter um software de gestão vai permitir que você seja capaz de gerenciar de maneira clara, simples e efetiva todas as rotinas internas da sua loja, independente do seu nível de conhecimento em sistemas e computadores.

Com o ssÓtica, por exemplo, você consegue organizar ainda mais o processo de vendas da sua ótica, pois ele registra de forma eficiente e rápida qualquer tipo de venda ou transação que aconteça no interior da loja, transformando ordens de serviço em vendas efetivas, com apenas poucos cliques.

O programa permite que o gestor acompanhe o mapeamento completo do lucro que a empresa gera e dos produtos mais e menos vendidos. Além disso, ele poderá ver relatórios de desempenho das vendas mensais separados por forma de pagamento, por vendedores, etc.

Nele você consegue ainda fazer carnês pra crediários, enviar sms e mensagem de Whatsapp para aniversariantes e cobrança. Também poderá fazer a gestão das vendas com cartão de crédito/débito e muitos outros detalhes que ajudarão você a alavancar ainda mais o negócio.

Conclusão

E aí, preparado para aumentar as vendas da sua ótica? Compartilhe com a gente suas dúvidas e continue acompanhando nosso blog, ficando por dentro de dicas e novidades sobre administração de óticas!

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