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Como fazer orçamento online na sua ótica

4 min de leitura

Como sua ótica faz orçamentos para clientes? Fazer cotações com caneta e papel é a maneira mais comum, mas também é a mais ineficiente. Visto isso, vale a pena digitalizar o processo e migrar para orçamentos online.

Adotar os orçamentos digitais é uma escolha inteligente para sua óptica. Esta forma facilita a gestão das cotações em aberto, contribuindo para aumentar a conversão de vendas e aumentar o faturamento. Além disso, é mais prática e segura para ambas as partes, pois há menos chances do orçamento se perder ou ser esquecido.

Neste artigo, vamos explorar as vantagens de adotar o orçamento online na sua óptica, como ele pode economizar tempo, aumentar a eficiência e melhorar a satisfação do cliente. Boa leitura!

O que é um orçamento online?

O orçamento online serve os mesmos princípios da cotação feita no papel. Ou seja, é um documento formal que detalha o preço, quantidade, prazos, formas de pagamento de um determinado produto ou serviço.

Muitos clientes preferem fazer cotações em pelo menos duas lojas antes de fechar negócio. Essa prática garante que o consumidor pesquise os melhores preços e condições e, assim, feche com a ótica que ofereça o melhor custo-benefício para ele.

As principais diferenças entre o orçamento manual para sua versão digital reside na sua praticidade, acompanhamento e segurança do documento.

O orçamento online é feito a partir de um software, seja específico para este fim ou integrado ao sistema de gestão da loja. Com todas as informações em um só lugar, fica fácil buscar pelos itens orçados e atribuir a um cliente cadastrado. Ou seja, todas as informações ficam centralizadas em um só lugar.

Além disso, como o orçamento é feito diretamente no sistema, é possível estabelecer lembretes para que o vendedor faça o acompanhamento da proposta. Por fim, o orçamento online também contribui para a segurança de dados sensíveis. Afinal, o documento apresenta informações de contato (telefone e endereço do cliente, por exemplo) e de saúde (receita de óculos) é preciso prezar pela proteção destes dados.

Por que trabalhar com orçamentos online na sua ótica?

Aderir ao orçamento online na sua ótica oferece vários benefícios como construção de histórico de cliente, fácil acesso e personalização, integração com inventário, entre outros. Entenda melhor cada ponto abaixo:

Acessibilidade Remota:

Os orçamentos podem ser criados, acessados e atualizados de qualquer lugar com conexão à internet, proporcionando flexibilidade para vendedores.

Acompanhamento:

Fazer a gestão de orçamentos em aberto e a vencer fica muito mais simples com o uso de um sistema. Assim, o vendedor consegue se organizar melhor e construir uma rotina para entrar em contato com clientes e converter as cotações em vendas.

Automatização:

Todos os cálculos de preço e aplicação de descontos são feitos de forma automática. Assim, o vendedor otimiza seu tempo e reduz chances de erros. 

Integração com estoque:

Muitos softwares tem acesso também aos dados de estoque da loja. Desta forma, é possível verificar a disponibilidade de produtos em tempo real, evitando a inclusão de itens fora de estoque nos orçamentos.

Fácil compartilhamento:

Orçamentos online podem ser compartilhados com clientes por meio de links, e-mails e Whatsapp. Desta forma, elimina a necessidade de impressão ou uso de blocos de papel. 

Histórico do cliente:

Quando o orçamento digital é vinculado ao sistema de gestão da loja, o documento atua como uma forma de histórico das atividades do cliente. Essas informações contribuem para um atendimento mais personalizado no futuro.

Segurança e Privacidade:

Sistemas que fazem orçamento online oferecem medidas de segurança mais robustas para proteger informações sensíveis dos clientes, como criptografia de dados e controle de acesso.

Facilidade de Atualização:

Os orçamentos digitais podem ser atualizados de forma simples para refletir mudanças nos preços, produtos ou condições, garantindo que os clientes sempre recebam informações precisas e atualizadas.

Armazenamento Digital:

Ao invés de apenas ter a cópia física, os orçamentos são armazenados digitalmente. Isso economiza espaço, facilita a pesquisa de cotações e elimina o risco de um orçamento se perder.

Fazer orçamentos no papel é, de fato, a opção mais simples e de baixo custo para óticas que estão começando. No entanto, à medida que a ótica cresce, o gestor precisa prezar por práticas mais eficientes e seguras. Os orçamentos online oferecem a estrutura certa para gerir um volume maior de cotações, com as opções de automação e acesso remoto. 

Como montar um orçamento online e vender mais na sua ótica

O primeiro passo para fazer um orçamento online que vende é oferecer um atendimento personalizado. Mas o que isso quer dizer para o mundo das óticas? Significa adaptar o processo de compra às necessidades e preferências individuais de cada cliente. 

Para isso, o vendedor deve fazer perguntas para entender a fundo os desejos e demandas do consumidor e suas expectativas quanto a aquela compra. Um bom consultor também deve considerar quanto o cliente espera gastar, quais as formas de pagamento preferidas, entre outros. Desta forma, ele vai conseguir oferecer uma seleção de produtos personalizada e condições de pagamento específicas para cada cliente.

Proporcionar um atendimento individualizado faz com o que cliente se sinta mais confortável em sua ótica, constrói confiança entre as partes e o deixa mais suscetível a escolher sua loja para essa e futuras compras.

A partir disso, o vendedor pode usar os benefícios do orçamento online a seu favor. Em geral, um sistema que faz orçamentos permite organizar as cotações em aberto de diversas formas que facilitam a visualização e acompanhamento dos documentos. Por exemplo, organizar a partir do status do orçamento (aberto e expirado), vendedor responsável, entre outros.

Essa possibilidade de filtros ajuda o consultor a se organizar melhor e montar uma rotina eficiente de acompanhamento dos orçamentos em aberto. Diferente dos orçamentos em papel, em que é preciso buscar dentre todos os papeis quais são de sua responsabilidade, verificar se os itens ainda estão disponíveis e lembrar de outros atendimentos daquele cliente.

O orçamento online permite ter todas as informações com apenas alguns cliques, otimizando o tempo do vendedor e melhorando a qualidade do acompanhamento. O resultado não pode ser outro: aumento da satisfação dos clientes e aumento das vendas.

 

Conheça nossa solução

Enfim, trabalhar com orçamentos online não só simplifica o processo de compra, mas também oferece diversas oportunidades para impulsionar as vendas. E quando o orçamento online está atrelado ao sistema de gestão da sua ótica, as chances de sucesso são ainda maiores!

Foi pensando nisso que o ssOtica desenvolveu mais uma funcionalidade: orçamento online. Agora, os assinantes dos planos Fiscal e Venda Mais possuem esse recursos em seu sistema, otimizando as vendas da sua ótica.

Quer conhecer e testar essa e todas as vantagens do ssOtica em primeira mão? Então fale com nossos consultores e teste gratuitamente!

Pedro Medeiros

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