Blog ssOtica para óticas

Veja como vender mais com o ssOtica

4 min de leitura

Implementar um bom sistema para óticas, desenvolvido especialmente para esse segmento, é a decisão mais eficiente que um gestor pode tomar para vender mais. Somado a uma estratégia completa, um software de gestão impacta positivamente nas vendas da loja. Isso porque facilita tarefas como:

  • gerenciar estoque;
  • saber o que está vendendo e o que está parado;
  • emitir notas fiscais;
  • se relacionar com os clientes;
  • fazer controle de contas a pagar e a receber;
  • vender online;
  • entre outras.

Com a automação de processos repetitivos, é possível evitar erros, além centralizar dados importantes e gerar informações relevantes para decisões mais assertivas para a loja. Tudo isso considerando o envolvimento de uma equipe bem treinada, atendimento humanizado, além de produtos e serviços selecionados para que realmente atendam ao público da loja.

Por exemplo, um sistema para óticas como o ssOtica é uma ferramenta importante para a loja levantar os motivos pelos quais os clientes entram na loja, mas não compram. Com ele, ao fechar um atendimento, o vendedor pode indicar qual o motivo de o cliente não comprar. 

Assim, a loja vai construindo registros essenciais para a gestão implementar melhorias em pontos negativos que podem estar afastando os clientes, além de ter uma visão geral da porcentagem de vendas feitas e não feitas. O sistema de gestão ajuda o gestor a criar metas e planejar a melhor forma de agir em cada um dos motivos que levam a loja a não vender mais.

No entanto, esse é apenas um dos benefícios que a loja tem ao contar com um software desenvolvido especificamente para óticas. Neste artigo, trouxemos os principais ganhos que a sua loja pode ter com um sistema, ajudando o seu negócio a conquistar um público fiel e vender mais e melhor.

 

 

Como um sistema ajuda a sua ótica a vender mais? Confira 7 maneiras:

 

1. Garante uma gestão de estoque eficiente

Primeiro, precisamos entender que fazer uma boa gestão de estoque vai muito além de acompanhar entradas e saídas de produtos. Isso porque ela tem impacto no capital de giro, nos investimentos do negócio e pode contribuir também para otimizar todos os processos por meio de informações sempre atualizadas e de fácil acesso.

Com um sistema de gestão que registra todos os processos e produtos, é possível saber exatamente o que existe no estoque da ótica, o que está parado e o que tem mais saída. Além disso, você é avisado quando o estoque de produtos está baixo.

Encontrar as informações de estoque de forma rápida sempre que necessário é fundamental para planejar estratégias e entender como está o lucro da empresa. Por isso, gerenciar o estoque da ótica é uma ótima medida para vender mais e ter melhores resultados.

 

2. Melhora o relacionamento com o cliente

Para vender mais, a sua ótica precisa ter um bom relacionamento com o cliente. Sendo assim, é fundamental contar com determinados recursos oferecidos por um sistema de gestão.

Por exemplo, o ssOtica possibilita que a loja tenha cadastro de clientes, integração com WhatsApp, pós-venda automatizado e envio de SMS.

Todas essas funcionalidades contribuem para que a ótica tenha um relacionamento próximo com os clientes, se mostrando uma empresa com atendimento diferenciado e construindo a fidelização do público.

Não deixe de conferir nosso Manual de Pós Vendas Automatizado!

3. Permite uma gestão efetiva de vendas

Para a sua ótica vender mais, é preciso realizar uma gestão de vendas realmente eficiente. Isso quer dizer que é indispensável um sistema que ofereça relatórios de vendas, para que o gestor tenha acesso a informações de maneira rápida. Desse modo, fica mais fácil tomar decisões, uma vez que o relatório já traz tudo o que o gestor precisa saber sobre as vendas.

Como dissemos anteriormente, um recurso bastante eficiente disponibilizado pelo ssOtica é o de motivos de vendas perdidas. Tendo a possibilidade de analisar esses motivos, o gestor pode implementar melhorias específicas, com base no que os clientes consideram pontos negativos na ótica.

 

4. Reduz a inadimplência

É importante lembrar que não adianta vender mais se a ótica tem um alto índice de inadimplência.

Sendo assim, é essencial contar com um sistema de gestão que permita gerar relatórios financeiros, emitir boletos e ter um cadastro de clientes completo.

Ter os pagamentos em dia é tão importante quanto ter bons resultados em vendas. Do contrário, a ótica pode até mesmo ter problemas com fornecedores e prejudicar o planejamento.

 

5. Possibilita mais qualidade no atendimento

Quanto mais qualidade tem o atendimento da ótica, maiores as chances de a loja vender mais. Para isso, um sistema de gestão pode ser muito útil, por exemplo, com a gestão de ordem de serviço e a integração com laboratório, que possibilitam saber cada passo da demanda e informar o cliente.

Dessa forma, fica mais fácil cobrar prazos e conferir o pedido antes da entrega, garantindo que a solicitação do cliente seja entregue com precisão.

6. Permite vender a distância

Atualmente, vender online é praticamente obrigatório para se manter no mercado. Nesse sentido, um sistema de gestão como o ssOtica é fundamental porque oferece o recurso de vitrine online.

Com essa funcionalidade, a ótica pode expor seus produtos na internet sem a necessidade de desenvolver um site do zero. O cliente seleciona o que deseja comprar e as informações do pedido são enviadas para o WhatsApp da loja de forma rápida e simples, apenas para realizar a entrega.

 

7. Reduz multas e penalidades fiscais

Por fim, outros recursos de um sistema de gestão também importantes para a ótica vender mais são a emissão de notas fiscais e os relatórios financeiros, que contribuem para a  redução de multas e penalidades fiscais.

Dessa maneira, a ótica consegue manter sua saúde financeira em dia e focar nas estratégias de vendas.

Enfim, sistemas de gestão completos, como o ssOtica, são ferramentas essenciais para apoiar o crescimento da sua ótica.

Quer saber mais sobre as diversas ferramentas que o ssOtica oferece para ajudar a sua ótica a vender mais? Então faça como mais de 5 mil óticas pelo Brasil e experimente de forma gratuita o sistema na sua loja e confira na prática os benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>