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Conheça 07 dados do mercado óptico em 2018

7 dados sobre o mercado óptico em 2018 que você precisa saber

3 min de leitura

Fique por dentro do que está acontecendo no mercado óptico em 2018 e elabore as melhores estratégias para sua ótica se destacar no segmento.

Conhecer bem os seus clientes e concorrentes é um dos primeiros passos para planejar o crescimento da sua ótica. É observando esse comportamento, que você descobrirá oportunidades de negócio que sua ótica poderá oferecer e que serão o diferencial da loja.

Para auxiliá-lo nesse processo, separamos 07 dados reveladores sobre a gestão das óticas brasileiras que você precisa saber para começar o seu planejamento. Todas essas informações, foram baseadas na pesquisa sobre o Mercado Óptico, realizada pelo ssOtica em 2018. Preparados para conhecer a fundo a gestão do mercado óptico em 2018? É só continuar lendo esse conteúdo:

#1 – Produtos mais vendidos

Os itens mais vendidos foram as armações de receituário, seguido das lentes oftalmológicas. Esse dado reforça uma das grandes tendências do mercado, que é o aumento das vendas de lentes de contato para incrementar o faturamento das óticas.

 

produtos mais vendidos no mercado óptico em 2018

#2 – Formas de Pagamento mais usadas

O meio de pagamento mais adotado pelas óticas é o cartão de crédito, que além de ser um meio bastante seguro, ele também muito vantajoso para as ambas as partes: sua ótica e o cliente.

O segundo meio mais usado são os crediários, carnês e promissórias. Esses porém, exigem atenção financeira por parte da ótica, pois quando não é bem acompanhado, há um grande risco de inadimplência por parte dos clientes.

#3 – Valor Médio por venda

A grande maioria das óticas, aproximadamente 70%, afirmam que o valor médio de venda varia entre R$201,00 e R$600,00.  Menos de 4%, afirmam que esse valor está abaixo de R$200,00 por cliente.

Aqui nos blog, tem um vídeo com mais dicas para vender a segunda peça a um mesmo cliente. Assista e aproveite para explorar o potencial da equipe e aumentar o valor médio da venda por cliente.

#4 – Gerência das Óticas

62% das óticas, afirmam ter uma pessoa responsável pela gerência de suas lojas. Destas, 36,8% ainda dizem que o gestor têm formação acadêmica na área de gestão (Administração de empresas). Esse é fator está diretamente no crescimento do negócio, uma vez que, as chances de sucesso são exponencialmente maiores, quando o gestor tem formação acadêmica.

#5 – Divulgação das promoções

A internet é o canal mais utilizado pelas óticas para promover a marca e divulgar suas promoções. Aproximadamente 70% das óticas, afirmam usar as redes sociais como canal de comunicação. Se você ainda não usa a internet para esse fim, clique aqui e entenda por que você deve investir nas redes sociais da sua loja.

#6 – Investimento em Treinamento de Equipe

A grande maioria dos gestores, cerca de 60%, afirmam não investir treinamento em sua óticas. Em suas óticas só oferecem cursos gratuitos para treinamento e desenvolvimento das competências da sua equipe.

Esse pode ser um ponto de atenção, pois ficou constatado na mesma pesquisa, que as óticas que investem mais de R$2.000,00 em treinamentos, tendem a ter um valor médio de venda superior a R$1.000,00 por cliente.

#7 – Perspectiva de Crescimento

Mesmo com tantos altos e baixos no mercado, a maioria das óticas, 36,7%, pretendem crescer mais de 25% em faturamento mensal no ano de 2018. Esse é um dos grandes desafios de quem faz a gestão das lojas. É preciso ter controle e organização para obter um crescimento sólido ao longo do ano.

 

Conclusão: use esses dados do mercado óptico em 2018 a seu favor

Esses são apenas 07 dados que compilamos e trouxemos até você, da pesquisa do mercado óptico em 2018. No relatório completo você poderá conhecer mais sobre o perfil da gestão das óticas brasileiras e como os seus gestores tem buscado alcançar grandes resultados de negócio no segmento.

E não deixe de conferir dados atualizados sobre o mercado! Baixe a 2ª edição da Pesquisa do Mercado Óptico Brasileiro 2022 e veja dados mais recentes do setor! Esperamos que esse material auxilie nas decisões da sua ótica para que ela cresça e seja cada vez mais lucrativa.

 

  • Ricardo Almeida disse:

    Boa pesquisa, mas infelizmente a resolução do PDF está muito baixa, tornando-se impossível de ler alguns gráficos. Teria como me enviar por email ou link um PDF em alta resolução para que eu possa ler? Obrigado.

  • cleftone disse:

    Informações importantes para um segmento que cresce a cada dia, e a concorrência cada dia está melhor fixada no mercado.

    • Thaís Fernandes disse:

      Oi, Cleftone! Que bom que você gostou do nosso conteúdo, nosso objetivo é sempre levar mais informação e conhecimento para o mercado. Continue nos acompanhando, pois sempre temos novidades por aqui ?

  • Luiz Carlos disse:

    Ola, me chamo Luiz e sou consultor optico, e tenho uma origem rara de consultor, pois trabalhei 16 anos dentro de laboratorios opticos e a 2 anos e meio em consultoria externa.Estou desenvolvendo um treinamento para consultores ópticos para que entendam que alem de estrategias de vendas, o mercado precisa começar a entender o que realmente esta fazendo, confiando na sua venda e resolver possíveis transtornos que possam ocorrer no pós venda. Um abraço e gostei muito da matéria sobre pesquisa. luizjudu@gmail.com

    • Thaís Fernandes disse:

      Oi, Luiz! Parece ser bastante interessante o seu treinamento, desejamos todo sucesso para você. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. Fique de olho, pois sempre temos novidades por aqui 🙂

  • Olá! Tem algum post de como fazer uma pesquisa de mercado no ramo óptico? Tipo, valores de armações, lentes e etc; para eu me basear, para fazer uma e ficar por dentro dos preços dos meus concorrentes.

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