Despesas Pessoais x Despesas da Ótica: uma separação necessária

Um dos maiores e mais comuns erros dos proprietários é misturar as despesas pessoais com as despesas da loja. Talvez você também enfrente esse problema e considere essa uma tarefa difícil, mas temos uma boa notícia: com uma gestão financeira equilibrada, é possível separar suas finanças, descobrindo o real lucro de sua ótica, o retorno de seus investimentos e também criar um planejamento para o futuro.

Para que você entenda um pouco mais sobre o assunto, reunimos algumas dicas que irão lhe ajudar a separar suas despesas pessoais e os gastos de sua Ótica, confira:

Conheça as despesas da sua Ótica

A primeira dica para que você tenha sucesso na hora de realizar sua organização financeira é saber qual o lucro real de sua empresa e quanto você gasta com despesas pessoais. E como fazer isso? Simples: através do Excel. Crie duas tabelas. Numa delas, você irá discriminar seus gastos pessoais e na outra as despesas com sua Ótica.

Parece fácil, não é mesmo? Mas é nessa hora que muitos gestores acabam pecando pela pressa em terminar as planilhas e acabam esquecendo alguns valores, como por exemplo, as horas extras dos funcionários, o lanche dos filhos na escola, entre outros. Portanto, tenha atenção e destaque seus gastos minuciosamente, sem esquecer nada.

Cadastro de Receitas para Óticas

Lucro da empresa x lucro do empresário

Esse é um ponto muito importante entre as nossas dicas. Para que você consiga alcançar uma estabilidade financeira para o sua loja, é preciso saber distinguir o lucro da empresa e o seu lucro, no caso, o lucro do empresário/proprietário. O lucro da empresa deve ser utilizado em investimentos no próprio negócio, na reserva de capital de giro, no pagamento de funcionários, entre outras atribuições.

Já o lucro do empresário, ou seja, o seu salário, este sim pode ser usado em despesas pessoais. Porém, a sua remuneração, enquanto dono da empresa, não pode ser discrepante, para não prejudicar as atividades do empreendimento.

Sabemos que é difícil fixar um salário enquanto dono do negócio, mas acredite, isso pode fazer a diferença no final do mês. Para criar um salário justo para si mesmo, consulte o valor médio pago por óticas do mesmo porte e área de atuação.

Contas bancárias: separar é preciso

Alguns empresários preferem ou conseguem administrar as finanças com apenas uma conta, mas a verdade é que para que você tenha uma organização financeira adequada, o ideal é ter uma conta pessoal e outra empresarial. Assim, você terá mais facilidade na hora de controlar lançamentos de notas, recibos, extratos, pagamentos e gastos.

Não insista! Se você usa a mesma conta para suas despesas pessoais e empresariais, a chance de perder o controle das finanças do seu negócio é grande. Além disso, ter contas separadas é uma vantagem para quando você precisar comprovar o seu faturamento e acertas suas contas com o “Leão”, na hora de fazer a declaração anual do Imposto de Renda.

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

Pessoa jurídica x pessoa física

Outra dica importante é que você procure por planos de serviços corporativos para pessoa jurídica, que podem ser contratados por valores bem menores do que aqueles para pessoa física.

Um relacionamento próximo com seu banco/gerente também é essencial para que você consiga empréstimos com juros reduzidos. Então, busque estar por dentro das opções de crédito da instituição financeira na qual você é cliente, porque um dia você pode precisar.

Reserva financeira

Além de saber separar suas despesas pessoais e empresariais, você não pode se esquecer de criar uma fonte de reserva para possíveis imprevistos. Afinal, não basta separar as contas e acabar gastando todo o seu lucro. O capital reserva serve tanto para investimentos, quanto para emergências, como por exemplo um tratamento médico. Não se esqueça disso.

Mas e você, já está com suas despesas pessoais e da ótica totalmente separadas e organizadas? Deixe seu comentário.

Guia sobre gestão financeira para Ópticas
ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 2 respostas

  1. eleni says:

    bom dia muito bom suas dicas ,eu estou precisando de organiza minha otica.

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Eleni, ficamos felizes que está gostando das nossas dicas. Continue nos acompanhando, pois toda semana temos novidades por aqui. =D

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>