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veja um exemplo de como escolher o melhor ponto comercial para sua ótica

Como escolher o melhor ponto comercial para sua ótica

3 min de leitura

Parte do sucesso do seu negócio se dá na escolha do melhor ponto comercial para sua ótica. Por isso, é tão importante prestar atenção em alguns detalhes ao escolher o local onde será instalada a sua loja. Se você está pensando em abrir uma ótica pela primeira vez ou já vai partir para a segunda unidade da loja, sabe que uma das principais dúvidas que pairam no ar é sobre o local em que ela será instalada.

Antes de tomar uma decisão para escolher o melhor ponto comercial para sua ótica, é preciso analisar uma série de fatores, como por exemplo: o tipo de produto que você irá oferecer, se a sua ótica é básica ou plena, além também da escolha do público para o qual você quer vender e como irá atendê-lo.

Não é tão simples chegar a uma resposta sem antes definir o conceito do negócio e desenhar um plano para sua estratégia de se posicionar em um mercado tão concorrido quanto o de óticas.

A explicação para essa complexidade toda é bem simples: se a sua ideia é atender pessoas requintadas e com gostos específicos para determinadas marcas, não adianta abrir a ótica em um bairro da periferia. Bem como abrir uma ótica em um bairro requintado para o público C, será incompatível.

Conheça as 4 dicas abaixo para acertar na escolha do melhor ponto comercial para sua ótica:

1 – Identifique as oportunidades

Antes de sair procurando um imóvel, identifique se a cidade que você quer investir tem uma boa aceitação e alta procura por óculos de sol, de grau e acessórios ao longo do ano. Não se esqueça de ver se existem muitas óticas na vertente que você escolheu atuar e um jeito de se diferenciar de todas elas.

2 – Observe se há muito movimento

As óticas precisam estar em locais de fácil acesso e também de grande visibilidade como avenidas, shoppings, galerias com muita gente passando, próximos a centros comerciais, regiões movimentadas, central ou bairros com número considerável de habitantes.

Ao observar isso, você já terá uma noção da localização que combina com sua estratégia ao escolher o melhor ponto comercial para sua ótica. Abaixo alguns pontos a serem considerados para fortalecer sua decisão:

  • Qual a  renda da população.
  • Quais são os consumidores em potencial.
  • Hábitos e comportamento de compra.
  • Onde as pessoas compram.
  • A frequência com que as pessoas vão nesse local.
  • A principal motivação delas irem a esse lugar.
  • Os pontos fortes e fracos destes locais.

3 – Planeje-se e tenha o melhor ponto comercial para sua ótica

Neste passo é importante que você faça pelo menos uma projeção de vendas, para checar se a receita prevista será capaz de cobrir os custos e qual será a margem de lucro. Vale também fazer um levantamento do fluxo de clientes, ou melhor, respeitar o item acima.

Temos uma planilha de projeção de vendas gratuita que pode te ajudar nesta etapa.

4 – Considere as características do imóvel

Como parte do planejamento, é preciso que você identifique qual o tamanho ideal para a sua loja. Outras características e dicas importantes são:

  • Opte pelo térreo: Em caso de sobrados ou prédios, estar no primeiro andar facilita o acesso do cliente.
  • Fachada livre: Uma fachada livre, sem postes, fios, lixeiras gigantes ou árvores permite que você explore o local visualmente.
  • Imóvel arejado: É importante que ele tenha boa circulação de ar, seja limpo e tenha pintura nova. Isso da uma sensação de frescor e cuidado.
  • Iluminação: Uma ótica deve ter uma iluminação impecável. Isso facilita a escolha do cliente.
  • Segurança: Opte por um local com alto fluxo de pessoas em frente a loja, para que você possa funcionar no período noturno sem se preocupar com a segurança.

Conclusão: esteja no caminho do cliente

Para manter a sua loja, você precisará vender e muito. Por isso, depois de fazer a análise do seu público e os caminhos citados acima, você terá uma noção de onde está o seu cliente. Portanto, esteja no caminho dele. Lembre-se: grandes avenidas com retornos distantes e estacionamentos proibidos em determinados pontos, afastam o comprador pois não tem onde parar ou não é fácil de chegar.

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