Aprenda a definir metas de vendas em óticas

4 passos para alcançar metas de vendas em óticas

4 min de leitura

Para que uma ótica possa ter sucesso, as suas vendas precisam estar gerando bons resultados. É por isso que, traçar metas de vendas em óticas é uma ação muito importante. E mais que isso, definir metas pode determinar o sucesso ou não de uma loja.

As metas são importantes para fazer com que os funcionários se sintam envolvidos e sejam mais produtivos. Além disso, elas também contribuem para que eles tenham foco no crescimento e na rentabilidade da óptica a partir do aumento do volume de vendas. Porém, para criar metas que gerem os resultados esperados, é preciso analisar e projetar um crescimento que esteja de acordo com o mercado e com a realidade da sua loja. Também é importante estar atento aos prazos e estratégias utilizadas para que esses objetivos sejam conquistados.

Pensando nisso, separamos 4 dicas essenciais para que você consiga estabelecer e alcançar as metas de vendas em óticas de forma mais eficiente. Confira:

1 – Trace metas de vendas desafiadoras, mas reais

Para atingir metas é necessário primeiro criá-las. Afinal, não há meta a ser batida se você não conhece quais são elas. No entanto, apenas definir as metas de vendas em óticas não é suficiente. É de extrema importância conseguir avaliar se elas são realmente possíveis de serem alcançadas.

Metas inatingíveis só servem para criar um clima de desmotivação na sua equipe. Portanto é essencial que o responsável pelo planejamento de vendas tenha conhecimento do que realmente pode ser conquistado com um trabalho integrado dentro da loja.

Nesse sentido, uma dica interessante é que o dono da ótica desafie o seu time de vendas e, juntamente com ele, trace quais serão os objetivos para o próximo mês, por exemplo. Esse tipo de ação pode gerar nos profissionais um sentimento de pertencimento. E mais que isso, fazem com que o comprometimento e o empenho de todos sejam maiores. Isso contribui para que a loja consiga atingir os objetivos traçados de forma mais eficiente.

E nunca se esqueça: as metas precisam estar sempre de acordo com a realidade da ótica. Nada de estabelecer metas que não correspondem ao tamanho e ao lucro geralmente obtido pelo negócio. 

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2 – Defina prazos para as metas de vendas em óticas

Uma das dificuldades de alcançar metas de vendas em óticas está em conseguir se programar em relação aos prazos. Isso normalmente acontece porque quando os objetivos são estabelecidos, não há uma definição dos prazos para que essas metas sejam alcançadas. Isso acaba prejudicando tanto a consulta quanto a avaliação dos resultados.

Por esse motivo, é recomendado que ao criar as metas com a sua equipe, você crie também os marcos de tempo para que elas sejam alcançadas. Você pode estabelecer, por exemplo, além de uma grande meta para o ano, metas semanais e mensais.

Dessa forma, é possível acompanhar de perto o desempenho e se os objetivos estão sendo atingidos ou não nesses períodos. Com isso, você consegue criar um plano de ação específico para as metas de cada período. E assim, a equipe da sua ótica consegue ter clareza de quais quais são os prazos de cada uma delas.

3 – Crie estratégias de acordo com o seu público-alvo

De nada adianta criar metas de vendas e estabelecer prazos se as estratégias de trabalho para alcançá-las são muito genérias e em nada tem a ver com o público-alvo que a sua loja atende. Agindo dessa forma você estará desperdiçando alguns dos bens mais valiosos do seu negócio: tempo e dinheiro.

Com certeza você já deve ter em mente para quem a sua ótica normalmente vende, certo? Portanto, crie estratégias de vendas que se adequem ao poder de compra, comportamento e preferências dos seus clientes. Lembre-se de que hoje em dia os consumidores não buscam apenas por produtos e serviços, mas sim por soluções que atendam suas necessidades e desejos.

Por isso, quando for criar essas estratégias, deixe claro quais são os benefícios que a sua ótica oferece através dos seus produtos e serviços, ofereça diferenciais em relação à concorrência e crie um padrão de comunicação e atendimento que sejam humanizados.

4 – Faça o monitoramento constante dos resultados

Com metas, prazos e estratégias de vendas devidamente estabelecidas, controlar seu desempenho é essencial para conseguir identificar erros e acertos. Com o monitoramento constante dos resultados se torna possível mensurar como anda o desempenho das atividades na sua loja. Monitore se o que está sendo feito é suficiente para alcançar os resultados estabelecidos e as metas estão longe ou não de serem batidas.  

Com todas essas informações em mãos, ficará mais fácil traçar planos de ação para melhorar ou potencializar os resultados da sua ótica. Além disso, toda a sua equipe poderá ter uma ideia mais clara de como estão todas as etapas do processo de venda. Assim, cria-se um senso de responsabilidade e participação para todos que trabalham na loja.

Para essa tarefa de monitoramento constante dos resultados, o ideal é contar com um bom sistema de gestão que ajude na organização e acesso às informações. Desse modo, atingir as metas de vendas em óticas se torna uma tarefa menos complicada e mais fácil de ser conquistada.

Seguindo esses passos, você tem ótimas chances de fazer com que as vendas da sua óptica cresçam. Mas elas são apenas uma parte de um todo que compõem o caminho de sucesso de uma loja. Por isso, a capacitação do time também é essencial nesse processo. Baixe o material abaixo e compartilhe com sua equipe as melhores técnicas de vendas em Óticas hoje mesmo: 

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