Raios UVA e UVB: Entenda a importância de se proteger

3 min de leitura

Nada como um dia de sol para aquele descanso, não é mesmo? 

Além de deixar os dias mais alegres, o sol tem vitamina D, que regula a quantidade de cálcio e fosfato no corpo e mantém os ossos saudáveis, dentes e também os músculos.

Mas, como tudo em excesso faz mal, ele também pode ser maléfico para os olhos e a saúde da pele se a exposição for nos horários inadequados.

Isso porque o sol emite vários tipos de radiação ultravioleta (UV) e os bloqueadores solares usados na pele ou nos óculos para proteger os olhos, atuam na incidência de raios ultravioleta A e B, os conhecidos UVA e UVB.

Para entender melhor a diferença entre elas, é bem simples:

Raio UVA: é intenso e constante o ano todo, além de ser a principal responsável pelo fotoenvelhecimento. 

Raio UVB: é intenso durante o verão entre as 10h e 16h. Ele é o responsável pelas queimaduras solares e alterações celulares facilitando a incidência de câncer de pele. 

Neste post te contaremos como você pode usar essas informações para argumentar melhor as vendas de óculos de sol na sua ótica. Vamos lá?

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

Importância da proteção dos olhos

Além da pele, os olhos também merecem proteção. Por isso, a sua ótica é uma importante aliada na saúde dos seus clientes.

Isso porque a radiação ultravioleta (UV), que já citamos acima, pode causar danos no tecido do olho, seja ela superficial ou profunda, atingindo a retina.

A exposição sem proteção pode gerar doenças de córnea e superfície ocular, além de formação mais precoce de catarata e alguns tipos de degeneração de retina estão associadas a maior exposição a esse tipo de radiação.

Venda qualidade e saúde

Os óculos solares têm como principal objetivo a proteção contra a radiação ultravioleta. Sem contar que eles também bloqueiam parte da luminosidade e garantem menor agressão aos olhos.

Isso faz com que doenças sejam prevenidas e o usuários tenham mais conforto e nitidez ao se expor na claridade.  

Portanto, você deve oferecer produtos de qualidade, marcas reconhecidas nacional e mundialmente, e que contam com a proteção UVA e UVB.

Além disso,  você também precisa alertar seus clientes sobre a importância de cuidar dos olhos com óculos de origem verdadeira e que tenham selo de qualidade.

Por isso, use essas informações como argumento de venda, quando o cliente entrar na sua loja e procurar por óculos de sol.

Com a saúde dos olhos não se pode brincar e dizer a ele sobre os riscos que ele corre ao não cuidar dos olhos, pode dar a você mais confiança e credibilidade. Além também de encantar o seu cliente.

Ofereça óculos com padrão de qualidade

Como falamos acima, é importante oferecer produtos de qualidade. Mas, existem alguns padrões de qualidade que poucas pessoas conhecem.

Abaixo listamos alguns que são importantes para que você apresente aos seus clientes:

  • Austrália e Nova Zelândia (AS/NZS 1067:2003)
  • Europeu (EN 1836:2005)
  • Britânico (BS EN 1836:2005)
  • Americano (ANSI Z87.1-2003).

Se você tem na sua ótica produtos com essas siglas, exponha com mais facilidade e explique sobre ela para seus clientes. Já que elas, respeitam padrões internacionais de qualidade e protegem de verdade os olhos.

Informe seus clientes sobre a prevenção contra os raios UVA e UVB

Proteger desses raios é extremamente importante. Por isso não deixe de informar seus clientes da importância de usarem óculos de sol ao saírem para curtir em dia ensolarado.

E agora que você já sabe os efeitos dos raios UVA e UVB, alem de alertar seus clientes, use essas informações como argumento e aumentar suas vendas de óculos de sol.

Gostou do artigo? Continue conosco, dê uma olhada em nosso artigo sobre organização da ótica e descubra como isso pode afetar suas vendas.

Confira os modelos de óculos de grau que não podem faltar na sua ótica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>