Veja como a Óticas Débora profissionalizou e aumentou em 100% a quantidade de clientes atendidos no mês

conheça a história de sucesso das óticas debora

Como foi o início das Óticas Débora

Ao abrir uma ótica, o empreendedor precisa conhecer profundamente o mercado, os produtos e os melhores fornecedores. Mas, também deve se atentar à importância de ter em mãos uma estratégia para se diferenciar das demais lojas. Por isso, é preciso ter a tecnologia como aliada para ter no próprio negócio duas características que a maioria das lojas não tem: profissionalismo e organização.

A organização é importante para garantir que os produtos sejam entregues de acordo com o pedido e no prazo previsto. Já o profissionalismo é indispensável para tratar com cuidado cada cliente que entra na loja.

Foi pensando assim, que a ex-vendedora de carros Débora Araújo, decidiu abrir a ótica e de imediato já contratar o programa de gestão ssOtica. Ela conta que viu na plataforma uma maneira para cadastrar base de clientes, ter todas as informações necessárias sobre vendas, fluxo de caixa, estoque de produtos e ordem de serviço.

"Minha ótica é pequena, não sou uma grande franquia, mas tive o cuidado de deixar minha loja profissional. Porque o ssOtica deixa tudo formal. Faço o cadastro do cliente, digito a OS, o cliente assina, entrego o protocolo e não preciso usar o recibo feito a mão. O cliente recebe tudo digitalizado. É mais confiável."
Débora Regina Dantas de Araújo

Organização e controle em um lugar só

Outro ponto que foi decisivo para a escolha do ssOtica, segundo Débora Araújo, é o fato de conseguir organizar todos os produtos disponíveis na loja em diferentes categorias, sendo por grife, gênero, infantil ou adulto.

“Minha ótica é pequena, não sou uma grande franquia, mas tive o cuidado de deixar minha ótica profissional. Porque o ssOtica deixa tudo formal. Digito a OS, faço o cadastro do cliente, o cliente assina, já entrego o protocolo e não preciso usar o recibo feito a mão. O cliente recebe tudo digitalizado. É mais confiável”, disse.

Facilidade para administrar

Organização é palavra de ordem para administrar as contas de uma ótica. O motivo é bem simples, se você não tem as contas organizadas, registro de vendas diário e os produtos cadastrados, dificilmente saberá se você vendeu o suficiente para pagar as contas da loja, comprar novos itens e ter o tão sonhado lucro.

E é por isso também,  que a Débora Araújo usa o ssOtica todos os dias. “Tenho mais de 400 produtos na loja. Acredito que por meio de uma planilha ou no caderninho não conseguiria fazer o que faço hoje, que é o controle e conferência de tudo que entra e sai.”

Ótica está no interior do RN e cresce

A Óticas Débora fica na cidade de Caicó no Rio Grande do Norte, a 282 km de distância de Natal. A loja acaba de completar um ano de existência e Débora só tem motivos para comemorar.

A quantidade de clientes tem aumentado. Hoje já são mais de 100 novos por mês e a quantia de produtos oferecidos também cresceu de 100 no início da ótica para 400 em dezembro de 2017. Segundo Débora, passam uma média de 4 a 6 clientes por dia na loja. O que representa mais de 160 clientes por mês.

O mais interessante, é que a maior parte dos seus consumidores retornam à loja. “A nossa cidade é pequena e tem um comportamento diferente das demais. Nossa localização, que fica em frente a feira livre dos sábados, também ajuda muito”, disse.

Mesmo com esses números, ela não deixa de olhar para trás, avaliar o que deu certo e errado para planejar o futuro. A intenção de Débora é crescer ainda mais em 2018, por isso, ela vê no ssOtica um aliado para esse crescimento.

"Tenho mais de 400 produtos na loja. Acredito que por meio de uma planilha ou no caderninho não conseguiria fazer o que faço hoje, que é o controle e conferência de tudo que entra e sai."

Como isso foi possível com o ssOtica

O ssOtica, é um sistema para óticas desenvolvido exclusivamente para ajudar seus clientes a controlar melhor cada processo da sua loja. Desde o cadastro do clientes e suas receitas até a gestão financeira, com a emissão de nota fiscal. Ele pode ser um grande parceiro na redução da inadimplência, uma vez que facilita o pós-vendas com o envio automático de SMS ou e-mail de cobrança, emissão de boletos e carnês.

Tudo isso contribui para que o gestor se dedique primeiramente às vendas, treinamento de vendedores e negociações com seus fornecedores.

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