Veja como a New Vision inovou em suas lojas mesmo tendo mais de 25 anos de experiência no mercado

Case de sucesso - Óticas New Vision

Como as Óticas New Vision começaram nesse mercado

Desde 1989 a família Batista investe no setor de ótica e se consolidaram como as Óticas New Vision em Natal/RN. Anteriormente, os empreendedores chegaram a ter 11 lojas e um ônibus itinerante, que percorria as cidades do interior do Rio Grande do Norte.

Hoje, as Óticas New Vision contam com quatro lojas divididas na comercialização de itens infantil, adulto, lentes de contato e multimarcas que são administradas pelos quatro filhos dos fundadores Joselito Batista de Souza e Eliane Duarte da Costa Batista. 

Taíza Duarte da Costa Batista é a segunda filha do casal e responsável pela área financeira das lojas. Segundo ela, desde o início o pai sempre se preocupou em profissionalizar a Ótica. Por isso, investiu em contratação de pessoas, treinamento de funcionários e apostou em um sistema para fazer a gestão.

Quando surgiu a necessidade de inovar

Com o passar do tempo, segundo Taíza Batista, o sistema que ela usava para administrar ficou obsoleto. “Ele tinha a tela azul, parecia aqueles joguinhos antigos”, revela. Com isso, as consultas ou registros de vendas já não eram eficazes. “O sistema travava  e acabava demorando muito. Foi nesse momento que contratamos um desenvolvedor para criar um sistema exclusivo para nós. Mas, como ele não fazia emissão de notas fiscais eletrônicas eu tinha que usar dois sistemas”, conta.

Com isso, a empresária sentiu que a gestão financeira das quatro lojas ficou mais difícil e lenta. Por isso, procurou um sistema de gestão exclusivo para óticas que fosse compatível com as necessidades dela, totalmente online e que tudo estivesse em uma única plataforma.

"O mercado de Ótica está se recuperando da crise e acredito que nós conseguimos continuar, porque estamos sempre atentos às novidades e preocupados em oferecer o melhor serviço e produto ao nosso cliente."
Taíza Duarte da Costa Batista

O uso de um sistema exclusivo para óticas ajudou a New Vision crescer

“Quando conheci o ssOtica de primeira gostei. Com o tempo fui conversando com a equipe de suporte e tecnologia. Por meio do Fernando Araújo, sócio e diretor de TI, sugeri melhorias para o sistema que hoje me atende perfeitamente”.  

Entre essas inovações propostas por ela estão: histórico de compra do cliente, no campo da receita foi inserida a ceratometria, que identifica o tamanho do olho do cliente. Além disso, também fez a sugestão das informações disponíveis na Ordem de Serviço (OS), o status de cada OS, entre outras. “Hoje eu tenho tudo em um lugar só”, ressalta.

Sem essas implantações, dificilmente a empresária saberia que no mês de junho foram vendidos mais de 3 mil produtos. Também não saberia que os itens vendidos variam entre lentes de contato, óculos de receituário e acessórios como relógios. Ou que no estoque das lojas tem quase 20 mil itens.

"Todas as funções que eu preciso, o sistema me atende. Isso dá mais agilidade na minha vida."

Informações integradas ajudam na gestão

Atualmente as quatro lojas das Óticas New Vision contam com mais de 30 colaboradores. Cada um deles tem um usuário e senha para fazer registro de vendas e consultas necessárias. Por isso, segundo Taíza Batista, é importante que o banco de dados seja online e integrado.

O motivo é que todos os funcionários devem saber o que acontece em todas as lojas. “Os vendedores não ficam fixos em uma loja só. Eles circulam, por isso, eles precisam acessar o sistema independente da loja que ele está”. conta.

"Os vendedores não ficam fixos em uma loja só. Eles circulam, por isso, eles precisam acessar o sistema independente da loja que ele está."

A New Vision pretende inovar ainda mais

Como já falamos aqui, todo empreendedor deve inovar em seu segmento e criar caminhos ou estratégias diferentes. Pois é analisando os dados, que se descobre novas oportunidades para o negócio e pontos que podem ser melhorados.

Olhando o mercado e o futuro dos meios de pagamentos, que Taíza sugeriu mais melhorias nesse sentido ao ssOtica. A sugestão foi o desenvolvimento de uma funcionalidade para a emissão de nota fiscal eletrônica no pagamento com cartão de crédito. “Com essa nova função só precisa ter o POS (máquina de transações eletrônicas)”.

Como isso foi possível com o ssOtica

O ssOtica é um sistema que foi desenvolvido exclusivamente para ajudar você e sua ótica. Com ele você organiza desde o cadastro do clientes, controla os produtos em estoque, registra todas as informações de vendas, emite ordem de serviços e até notas fiscais.

Quase 2 mil óticas usam e recomendam o sistema. Como resultado de toda essa facilidade, o gestor da Ótica tem mais tempo para dedicar primeiramente nas vendas, treinamento de vendedores e novas oportunidades de negócios com fornecedores.

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