Com uma gestão à vista, a Visótica ampliou seu faturamento e se programa para abrir sua 3ª loja

Conheça a história de sucesso das Óticas Visótica

Como o Eduardo assumiu as Óticas Visótica

Um dos segredos para tornar um negócio duradouro é fazer uma gestão próxima, com as informações financeiras, do estoque de produtos e de vendas ao alcance dos olhos.  Foi justamente isso que o Eduardo Guimarães, dono das óticas, Visótica, que fica em Anápolis/GO, fez.

As Óticas Visótica, têm mais de 10 anos de história, mas está sob o controle dele há dois anos e meio. “Eu trabalho no setor há 12 anos e era funcionário da ótica quando a comprei. Foi a realização de um sonho”, disse.

Desde que assumiu a gestão da loja, Eduardo conta que sempre se preocupou com os números diários, como as vendas, comissão dos vendedores, controle da quantidade de produtos comprados versos os vendidos, entre outros. Mas, mesmo preocupado com esse controle, a gestão era feita de maneira desordenada.

“Era tudo no papel e algumas planilhas no computador. Então, eu não tinha um controle exato de tudo e isso me incomodava muito”, conta.

Apostar em sistema para óticas mudou a gestão da Visótica

O empreendedor estudou bastante sobre uma gestão automatizada e após algumas pesquisas encontrou o ssOtica, sistema exclusivo para óticas. Ele ainda conta que fez o teste antes de comprar e que nesse período já sentiu que seria diferente.

“Nós usamos uma versão desktop, primeiro e depois migramos para a online. Foi uma das minhas melhores aquisições, porque o ssOtica mudou a minha gestão”, conta.

Eduardo, ainda conta que o fato de ter relatórios completos com percentual de estoque, clientes em renegociação, número de ordens de serviços abertas, contas a pagar, fluxo de caixa e ainda o comissionamento dos 15 funcionários, garantiu a saúde do negócio dele.

Sem o sistema, Eduardo não conseguiria identificar que os óculos de sol está entre os produtos mais vendidos na Visótica, que o estoque conta hoje com quase 2 mil itens ou que o faturamento dele nos últimos três meses superou os R$ 100 mil reais.

“Eu não tinha gestão, porque não conseguia visualizar o todo da ótica. Agora conseguimos, porque está tudo à vista. Hoje, as informações que eu preciso já aparecem na tela do meu computador”, disse.

"Antes o controle era todo no papel e algumas planilhas no computador. Por isso, eu não tinha um controle exato de tudo e isso me incomodava muito."
Eduardo Guimarães

A mudança contribuiu para abertura de uma terceira loja

Com o ssOtica, Eduardo conseguiu identificar onde estava errando quando o assunto era compra de novos produtos ou cobrança de clientes e o que podia ser feito para melhorar.

“E assim vou fazendo os ajustes diários. Neste mês, por exemplo, tive um resultado abaixo do esperado e o sistema me mostrou o que puxou meu resultado pra baixo. Consigo ver se foi a folha de pagamento, se foi a compra de novos produtos ou qualquer outro detalhe”, disse.

Por isso, o empresário conseguiu analisar o comportamento da ótica, fazer as mudanças necessárias e consequentemente viu as vendas subirem, o faturamento triplicar, abriu a segunda loja e agora planeja abrir a terceira. “Acredito que sem o sistema, meu crescimento seria mais lento”, revela.

Dedicação é o segredo para essa ampliação

Eduardo revela que para alcançar esses resultados, foi preciso muita dedicação e estudo dos dados. Ainda de acordo com ele, foi preciso também conscientizar os colaboradores da importância de manter as informações atualizadas no sistema.

“Se você não o abastece diariamente, você não colhe os resultados. Aqui na ótica, nada é feito no papel e se faz no papel tem que passar pro sistema no mesmo dia. Só o sistema não basta, é preciso alimentá-lo”, conclui.

"Eu não tinha gestão, porque não conseguia visualizar o todo da ótica. Agora conseguimos, porque está tudo à vista. Hoje, as informações que eu preciso já aparecem na tela do meu computador."

Como isso foi possível com o ssOtica

O ssOtica, é um sistema exclusivo para óticas que conta com mais de de 2 mil clientes em todo o Brasil. Com ele, gestores de Óticas ganham mais controle e eficiência , uma vez que podem fazer a organização de gestão de todas as informações da Ótica em lugar só.

Com o sistema para óticas, é possível gerenciar o cadastro de clientes, promover o relacionamento pós-vendas com o envio automático de SMS ou e-mail, realizar cobrança e emissão de notas fiscais, fazer controle financeiro e muito mais. Tudo isso, torna possível que o se gestor dedique as vendas, treinamento de vendedores e novas oportunidades de negócios.

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