Como a rede de óticas Bamboo Brasil melhorou suas decisões usando o ssOtica

Fabrício Roberson Sócio/Proprietário 3 Lojas - MT

O início das Óticas Bamboo Brasil

Nem sempre quando começamos a empreender em um novo negócio, ele se torna um sucesso logo de início. É preciso ter bastante conhecimento sobre o segmento, paciência e contar com apoios financeiros e profissionais. Por isso, muitas das vezes, ter um sócio com competências complementares, pode ajudar a ótica progredir já que eles também têm a mentalidade de dono do negócio, assim como você. Mas não foi esse o caso do Fabrício.

Há 8 anos atrás, ele recebeu o convite para ser sócio de uma ótica em sua cidade, Curvelândia (MT). Fabrício, que sempre gostou de vendas, até então tinha ideia de abrir uma loja de roupas. Mas logo quando surgiu a oportunidade de ser sócio da ótica de um de seus familiares, ele aceitou o convite. No entanto, devido a alguns problemas, após um ano de sociedade, ele decidiu sair. Passou-se mais de um ano, e então Fabrício e sua mãe Silvana, conseguiram comprar a outra parte da mesma ótica, se tornando-os assim, donos dela.

A partir desse momento, por ainda ser muito novo no segmento de óticas, ele começou a estudar mais sobre o setor e a entender de fato como era o mercado óptico. Foi quando eles mudaram o nome e a fachada da sua loja, que até então era Ótica Vip e, passou a ser as Óticas Bamboo Brasil, que hoje é uma rede no Mato Grosso. Após 5 anos, a loja expandiu e abriram a segunda loja e a terceira, veio após 1 ano.

Automatização, controle e gerenciamento com o ssOtica

Desde quando Fabrício e Silvana, sua mãe, começaram no segmento, a organização da ótica se dava por meio de planilhas, cadernos de controle e livros de caixa. Porém, como no seu antigo trabalho, ele já utilizava um sistema e, sabia, que ter um programa de gerenciamento facilitaria muito o seu trabalho e de suas consultoras. Foi nesse momento que ele começou a procurar por um programa de gestão, porém, devido a falta de condição financeira, essa implantação foi postergada.

Depois de um tempo procurando, pesquisando qual seria a melhor solução, Fabrício encontrou o ssOtica e ao fazer o teste gratuito, ele encontrou todas as funcionalidades que atendiam os requisitos dele, e ao saber que o sistema era exclusivo para óticas, ele não pensou duas vezes em tomar a decisão.

“Eu comecei pesquisar e encontrei na internet o ssOtica. Eu lembro que eu fiz um teste gratuito e gostei. Achei que as funcionalidades atendiam todos os meus requisitos. Eu não conhecia o sistema, mas depois que eu fui entender que era só para óticas. Então falei “é esse sistema mesmo”. E foi quando eu comecei com o sistema e hoje eu não saio mais do ssOtica.”

O que mudou depois do ssOtica?

Por sempre usar planilhas e cadernos, as Óticas Bamboo Brasil, gerenciada por Fabricio e Silvana, tinham alguns problemas financeiros, como de contas a receber de clientes. Portanto, quando começaram a usar o ssOtica, eles tiveram mais domínio desse problema. Principalmente, pelo fato de o sistema ser online, e permitir que o Fabrício, consiga controlar as três lojas de qualquer lugar.

Ele conta que no início, teve um pouco de resistência pelo fato do sistema ser online e por medo de travar, mas quando viu na prática que isso não seria um problema, ele não pensou duas vezes.

Fabrício sempre fez o controle das suas óticas e tinha tudo organizado em mãos, e com um sistema ajudando na rotina, tomar as decisões sobre seu negócio ficou muito mais fácil. Agora, ele consegue fazer o levantamento dos produtos que foram vendidos e dos que ainda estão no estoque, da porcentagem de vendas em cartão, se os pagamentos foram feitos em boleto ou dinheiro, o faturamento médio de cada loja, entre outros relatórios.

Dessa forma, ter em mãos todas essas informações auxiliam para que ele possa traçar suas metas e objetivos sendo algo mensurável e tangível. Além de apresentar para seus funcionários os resultados e mostrar em números, o que foi muito bom e o que pode ser melhorado.

“O sistema conseguiu me dar tudo o que eu precisava para apresentar para a minha equipe. Então eu consigo tomar uma decisão e mostrar para eles detalhadamente em números, aquilo que eu espero para o futuro e para o presente.”

Porque usar o ssOtica?

Com três redes distribuídas pelo estado do Mato Grosso, Fabrício não conseguiria fazer a gestão de suas óticas com tanta facilidade, sem o ssOtica. Para o proprietário, que pretende expandir o negócio e abrir outras três lojas nos próximos 5 anos, seria inviável ter o controle de tudo sem contar com um sistema online.

O principal objetivo nesses primeiros anos são treinar a sua equipe e encontrar uma maneira para que tudo funcione do mesmo jeito. Pois assim, quando chegar a hora de crescer, ele já terá uma linha traçada para onde seguir.

“A tomada de decisão é o primeiro ponto onde o ssOtica me ajuda, além dele fazer o que uma ótica precisa de fato. Então desde o cliente até o financeiro, o departamento de vendas e o departamento de marketing. Então tem um pouquinho de tudo aquilo que a gente precisa. Principalmente na hora de eu tomar a minha decisão, eu consigo ver em números aquilo que eu preciso ver que está funcionando.”

Faça como as Óticas Bamboo Brasil e tenha em mãos tudo o que você precisa para tomar as melhores decisões para o seu negócio. Saiba os motivos das vendas perdidas, tenha relatórios de estoque, vendas e financeiro, faça a emissão de notas fiscais com alguns cliques e muito mais.

Para ver como o sistema facilita o dia a dia da sua ótica e te ajuda a traçar as metas e objetivos, faça o teste grátis por 7 dias agora mesmo. Veja na prática, como o ssOtica irá te ajudar a construir a história de sucesso da sua ótica.

Acompanhe também a Óticas Bamboo Brasil nas redes socias!