Programas para vendas e controle de estoque

Conheça a ferramenta de automação que ajuda sua ótica a vender e controlar o estoque

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Introdução

Ter processos organizados e eficientes é o primeiro passo para trabalhar a otimização de vendas e controle de estoque na sua ótica. Afinal, sem isso dificilmente será possível ter uma visão ampla e completa de tudo o que acontece dentro da loja. Nesse sentido, um programa para vendas e controle de estoque entra em cena como um grande aliado para quem precisa estruturar e melhorar as atividades dos mais diferentes setores da empresa.

Como gestor, você tem aquele desejo de entrar no estoque e encontrar o que procura em poucos minutos? Sempre que um cliente procura por um modelo de armação, você sabe onde está e quantos ainda estão disponíveis? Você consegue saber quais modelos vendem mais e quais precisam de uma divulgação maior?

Para momentos como esse, ter o controle de estoque da sua ótica é fundamental.

E não basta ser metódico com prateleiras e gavetas: a visão do estoque precisa da ajuda de um programa para Óticas. Com ele, é possível saber a quantidade de produtos à venda, controlar novas compras e planejar os próximos passos. Além de ser integrado com todos os outros processos da ótica, como compras e vendas e o fluxo de caixa. Isso ajuda a eliminar erros e torna o dia a dia mais produtivo.

A seguir você vai entender como o ssOtica, uma solução completa e pensada exclusivamente para óticas, pode beneficiar as estratégias de vendas e controle de estoque da sua loja.

 

Registro de Vendas

Registrar as vendas que são realizadas na ótica é o primeiro passo para conseguir ter um controle de estoque eficiente. E não é só isso: essa ação também ajuda a garantir que todas as ordens de serviço sejam organizadas a fim de que nada se perca. Assim, todas as entregas podem ser feitas dentro do prazo combinado, contribuindo para a boa experiência do cliente.

Você sabe com precisão quantos e quais modelos de armações foram vendidos ontem na sua loja? Ou ainda quais foram as marcas de lentes corretivas mais vendidas na última semana? Sabe cada pedido de produção de óculos de grau que foi enviado para o laboratório recentemente? Ou então, sabe quanto sua ótica vendeu por dia ou mensalmente?

Bem, se a resposta para essas perguntas for não, esse é um sinal de que você pode estar perdendo dinheiro. E a melhor forma de resolver esse problema é adotando um sistema pensado exclusivamente para a realidade do segmento óptico.

Ao usar o ssOtica, é possível ter acesso a um histórico completo de tudo que foi vendido na loja, com nomes dos produtos, códigos e os dados dos consumidores que efetuaram a compra de cada um desses itens.

Além disso, a plataforma permite ter total controle sobre datas e prazos das ordens de serviço. Ou seja, você consegue acompanhar o que está sendo produzido pelo laboratório, a previsão de entrega de cada item e imprimir a O.S. direto na sua impressora, eliminando gastos com gráficas.

Veja como é fácil:

Como cadastrar uma venda no ssOtica sem vínculo com Ordem de Serviço:

Sem vinculo OSPrimeiro passo: Preencha todas as informações da nova venda

Segundo passo: Coloque as informações dos produtos vendidos. Nesse campo você pode inserir descontos ou acréscimos oferecidos ao cliente.

Terceiro passo: Escolha o nome do cliente ao qual está sendo realizada a venda. Caso esse campo não seja preenchido, o sistema preencherá automaticamente como “consumidor”.

Quarto passo: Insira as informações sobre a forma de pagamento e salve a venda

Quinto passo: Feito isso, o sistema irá emitir o comprovante de venda, onde você poderá salvar em seu computador ou imprimir.

Como cadastrar uma venda no ssOtica com vínculo na Ordem de Serviço:

Primeiro passo: Preencha todas as informações da nova venda e no campo “importar ordem de serviço”, clique em “importar”. Aqui, você poderá fazer a busca da O.S. através do nome do cliente ou pelo número da O.S.

Ao selecionar a O.S., o sistema irá gerar automaticamente todas as informações já cadastradas na mesma, como produto vendido, dados do clientes, etc.

Após isso, basta inserir a forma de pagamento, como visto anteriormente, e salvar a venda.

Cadastrar vendas

Controle de estoque

Manter um controle de estoque eficiente é fundamental para alcançar a otimização de vendas. Apesar de parecerem assuntos distintos, eles estão diretamente relacionados e o sucesso de um depende bastante da organização do outro. Logo, para fortalecer o setor de vendas da sua ótica, saiba que será preciso melhorar também os registros de entradas e saídas de produtos da loja. 

Muitas óticas ainda fazem a gestão de seus estoques manualmente, ou ainda usam programas genéricos, que não foram pensados para solucionar dificuldades específicas do setor óptico. Nesses casos, as chances de que problemas referentes a falta de controle de mercadorias aconteçam são grandes. 

Por isso, ter um programa de vendas e controle de estoque é o mais importante para facilitar o seu trabalho e tornar sua loja mais rentável. Quer ver como? Acompanhe:

1. Automatize o controle de estoque

Toda vez que você fizer uma nova compra, registre no seu sistema de gestão. Toda vez que fizer uma venda, ela será registrada na sua ferramenta. Sempre que houver promoções ou renovações de estoque, atualize os dados no programa. Com isso, o controle de estoque da sua ótica se torna automatizado.

Você não precisará perder tempo procurando no estoque: basta consultar os dados do sistema. Você não terá mais dúvidas sobre a quantidade de armações daquele modelo da moda: basta procurar. E mais: a própria ferramenta tem alertas e uma forma de organização que vão facilitar sua vida. Chega de passar apuros por não saber como está seu estoque ou se vai atender às expectativas de seus clientes. Você terá isso a apenas alguns cliques.

Veja abaixo na prática como é fácil verificar a posição atual do estoque da sua Ótica com o ssOtica: 

Posição atual

2. Promova os produtos parados

Além de ver os produtos que vendem mais, o controle de estoque te mostra os que estão encalhados. E por que é importante ter essa informação? Para fazer promoções, criar descontos e trazê-los para a vitrine para serem vistos e comprados. Não deixe os produtos parados ou guardados por muito tempo, pois eles podem perder a atratividade.

Tenha sempre em mente que óculos e armações seguem tendências de cores, estilos e comportamentos. Ter o estoque da sua ótica organizado e com essa visão, ajuda a circular seus produtos e evitar prejuízos. E isso não é possível sem acompanhar os dados registrados.

3. Calcule os custos de estoque

Imagine ter dados de quanto custou uma armação, quanto tempo ela ficou no estoque e por quanto vendeu. Com o controle do estoque da sua ótica e uso do sistema de gestão, isso fica mais fácil. E, com essa visão, você terá noção de quanto custa manter o seu estoque atualizado e seguindo as tendências.

Isso ajuda, ainda, a identificar quais produtos vendem mais, para investir no lugar certo. Ou mesmo estimar o lucro que você terá ao esvaziar suas prateleiras. Dessa forma, você pode avaliar seu espaço, seus gastos e o que te traz mais retorno. E isso é ótimo para a saúde financeira e para a produtividade da sua ótica.

Veja como no ssOtica é fácil você ter acesso a todos os dados do seu estoque e fazer uma gestão mais assertiva e eficiente:

Conclusão: não dá para esperar um milagre, é preciso agir

Deu para perceber como os dados de um sistema de gestão são aliados para o sucesso da sua ótica? Imagine uma ferramenta que foi feita exclusivamente para óticas, com funcionalidades que resolvem as dores do segmento.

Tela 01

Esse é o ssOtica, um sistema  desenvolvido para as suas necessidades exclusivas e que te ajuda a gerenciar seu estoque, integrado a todas as informações importantes. Fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, planejamento financeiro, perfis de clientes, alertas de pagamento e muito mais.

Com o ssOtica, você coloca em prática todos os pontos que citamos aqui, de forma fácil e prática. E nem precisa saber muito de computadores para conseguir entender todo o potencial do sistema.

Faça um teste gratuito e dê um passo para o controle de estoque da sua ótica e muito mais.