Para pensar no negócio de forma estratégica, não é necessário perder tempo ou gastar muito dinheiro. É preciso conduzir sua ótica de forma mais objetiva e centrada nos seus reais objetivos e necessidades, de acordo com o mercado.
Ampliar os conhecimentos em gestão para óticas é essencial para se ter um olhar mais amplo as diversas oportunidades do seu negócio.
Por isso, conheça 5 dicas simples e incríveis de gestão para óticas que irão fazer sua loja crescer.
Pare de pensar de forma imediatista sobre o seu produto. Uma ótica não vende apenas óculos, lentes de contato e acessórios. Uma ótica vende segurança, saúde, estabilidade emocional, autoestima e amplia possibilidades.
É importante definir bem o seu produto, mas de uma forma ampliada e abrangente. Quando você sabe o lugar que seu produto ocupa no mercado, consegue pensar melhor seu público-alvo e assim, os negócios da empresa ficam mais claros.
Seu planejamento estratégico deve ter um tópico dedicado à inovação na sua área de atuação. Por isso, veja em que os países de ponta estão inovando nessa área, busque as grandes soluções, dê mais ouvido ao cliente e esteja sempre disposto a se reinventar, levando o consumidor a ter cada vez experiências melhores.
No mercado, você nunca está sozinho. Existe uma série de empresas e profissionais que está próxima a você que influenciam diretamente o seu produto final.
Portanto, qualifique a sua rede. Exija que o seu fornecedor entregue o melhor serviço, mas o ajude a fazer isso, mostre o que é qualidade para você e para o seu cliente. Eles são a sua razão de existir, por isso, esteja atento ao que eles dizem e pensam.
Ninguém melhora sozinho e quando todos se comunicam tudo fica mais fácil e prático.
Se a sua ótica não pode pagar por uma grande divulgação ou então se essa não é a sua estratégia, explore o grande potencial da internet e das redes sociais.
Esteja onde o seu cliente estiver e assim, mostre seus produtos e convide os próprios clientes a falarem da experiência deles com a sua empresa. Os relatos espontâneos e mais documentais são muito usados e têm credibilidade na rede.
Avalie se a presença digital da sua ótica está agradando e invista em melhorar e aperfeiçoar essa presença.
A gestão da sua ótica precisa ser baseada nas pessoas. Sua loja deve focar em treinamento constante dos colaboradores.
As óticas precisam de um atendimento muito focado e direcionado. Por isso, incentive seus profissionais a buscarem cursos de formação e atualização e faça com que eles próprios valorizem essa demanda. Mesmo que você tenha recursos tecnológicos de ponta, precisará de alguém qualificado para mostrar os diferenciais de seu produto. As pessoas fazem a diferença em qualquer empresa.
Aqui, no blog do ssOtica, temos quase 100 materiais gratuitos que podem ajudar a treinar seus funcionários.
E como anda a gestão estratégica da sua ótica? O que você tem feito para atuar de forma mais assertiva? Compartilhe aqui suas ideias e dúvidas e confira mais dicas de como ter uma ótica de sucesso clicando no banner abaixo.
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