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Como treinar os funcionários da minha ótica?

3 min de leitura

Contar com profissionais experientes e bem treinados é fundamental para o sucesso de vendas de qualquer negócio. Mas qual é a realidade na sua ótica?

Você consegue identificar falhas e acertos da sua equipe? Sabe que está na hora de investir em treinar os funcionários da ótica?

Fique tranquilo: você chegou ao lugar certo. Neste artigo, nossa intenção é destacar os pontos mais importantes da qualificação dos profissionais que atuam em óticas.

Vale ressaltar que não basta oferecer treinamentos no começo das atividades e nunca mais se preocupar com isso. Assim como o mundo está em constante mudança, o mercado de óticas também evolui.

Com isso, treinar funcionários da ótica é primordial para que a sua loja não fique desatualizada em comparação com os concorrentes. Por isso, é necessário se informar e entender o que é preciso aprender e ensinar à sua equipe.

Depois, é preciso lembrar que não basta encontrar qualquer treinamento. Ele precisa ter qualidade e realmente motivar seus funcionários a adotarem as novas práticas.

Para que o treinamento dê certo, o primeiro passo você já deu: identificou a necessidade de treinar funcionários da sua ótica.

Agora, é hora de encontrar a melhor solução para o momento que a sua loja está vivendo. Por isso, listamos alguns pontos que você deve observar quando estabelecer um modelo de treinamento.

Se a sua ótica já tem um modelo de treinamento, aproveite os pontos para analisar se ele continua eficiente. Prontos?

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1 – Alinhe expectativas de aprendizagem e resultados

Quando você contrata alguém, precisa saber quais qualificações ela já possui e como pode agregar ao negócio.

Ao treinar funcionários da ótica, pense na mesma coisa: quais habilidades a pessoa já possui e quais pode melhorar?

Assim, você motiva o profissional a se empenhar mais e alinha as expectativas entre o que espera dele e o que ele pode esperar do treinamento.

Além disso, analise as facilidades e dificuldades de cada um para propor avanços de acordo com o que cada um é capaz e não frustrar ninguém.

2 – Estimule o domínio do universo de óticas

Não basta ter conhecimento técnico de armações, óculos e ferramentas das óticas. Um bom funcionário é atualizado das tendências desse mercado e domina tudo sobre o assunto.

Isso gera uma boa imagem para sua ótica, já que a confiança dos clientes é conquistada com a segurança no que a sua equipe fala.

Por isso, invista em cursos, workshops e treinamentos de atualização. Afinal, o conhecimento técnico é adquirido no dia a dia, mas precisa se oxigenar de acordo com o que tem de novo para ser atual e atraente ao público.

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3 – Ofereça feedbacks constantes

Uma boa forma de motivar seus funcionários é dizer no que eles são bons e reforçar no que podem melhorar.

Como já dissemos, na hora de contratar, você geralmente faz uma avaliação das capacidades de um profissional. É importante que isso não se perca: antes de treinar os funcionários da ótica, faça avaliações de performance e dê feedbacks.

Assim, o próprio membro da sua equipe vai sentir a necessidade de treinar suas habilidades e se sentir parte da sua ótica.

4 – Defina bem os seus processos

Com processos definidos para seguir, fica mais fácil avaliar a performance de venda e atividades dos funcionários da ótica. Afinal, se os processos são bem claros, as pessoas sabem como agir para executarem bem seu trabalho.

Assim, você, como gestor, consegue medir resultados e encontrar os pontos fortes e fracos de cada um.

Entendeu como isso pode te ajudar a treinar os funcionários da sua ótica?

5 – Passe o conhecimento para frente

Com avaliação de performance e análises constantes de resultados, sua ótica terá uma base de conhecimento de mercado bem consistente.

É imprescindível que você registre as boas práticas e garanta que elas serão passadas aos novos funcionários.

Isso cria uma rotina de confiança entre sua equipe e seu público, já que todos estarão alinhados na forma de agir e atender. E, sempre que treinar os funcionários da ótica, estimule-os a compartilharem dúvidas e teorias para tornar a prática melhor para todos.

É assim que sua ótica se tornará uma empresa querida por todos: funcionários e clientes.

Um sistema de gestão pode te ajudar treinar os funcionários

Com um sistema de gestão você consegue ter acesso a dados que te ajudam a entender o desempenho dos seus funcionários.

Dados como numero de vendas realizadas pelo funcionário, numero de vendas perdidas, desempenho em relação a meta proposta, podem te indicar que realizar um treinamento é preciso.

Além disso, esses dados mostram como andam cada funcionário em relação os objetos da sua ótica e assim te direcionar para as melhores decisões.

Com o ssOtica, um sistema exclusivo para óticas, todos essas informações e varias outras estão disponíveis de forma rápida e simples. Permitindo que você esteja no controle da loja e foque seus esforços no que é realmente necessário.

Investir em pessoas é essencial e muito importante, mas não deixe de contar com um sistema para te auxiliar.

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