4 dicas para treinar os vendedores e turbinar suas vendas

 Treinar os vendedores é uma das etapas mais cruciais para os lucros: se os vendedores não estiverem preparados, o resultado será uma perda constante de oportunidades de venda. Por causa disso, se você quer que sua ótica passe a lucrar mais é indispensável seguir algumas dicas para treinar os vendedores com qualidade em busca de resultados.

Veja, a seguir, quatro dessas dicas e descubra como colocá-las em prática!

Repasse técnicas de bom atendimento

A venda não acontece apenas quando o cliente decide que vai levar e faz o pagamento: ela começa no instante em que o cliente entra na ótica e tem a primeira abordagem do vendedor. Por causa disso, é indispensável repassar técnicas de bom atendimento para os vendedores, como demonstrar a necessidade de ser gentil e educado ou de permitir que os clientes experimentem os óculos antes de tomarem qualquer decisão. Com essas técnicas, os vendedores ficam muito mais preparados para atender às necessidades específicas dos clientes e aumentam as chances de converter em vendas.

Invista no conhecimento dos produtos

Imagine a seguinte situação: um cliente entra em sua ótica e se interessa por dois óculos que possuem uma armação inicialmente parecida, mas preços muito distintos. O cliente está disposto a pagar um pouco mais se entender o que há de tão diferente na outra opção e, por isso, pergunta ao vendedor.

A resposta, entretanto, é confusa e o vendedor não consegue explicar que o mais caro se trata de uma opção exclusiva e mais durável. O resultado? O cliente acaba comprando o mais barato ou, ainda pior, não compra nenhum dos dois.

Para evitar situações como essa, em que são perdidas oportunidades consolidadas de negócio, é indispensável investir em treinar os vendedores para que eles conheçam a fundo os produtos. Quanto mais entendimento eles tiverem sobre os óculos, lentes e demais produtos, mais fácil fica convencer os clientes e fechar as vendas.

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

Garanta que os vendedores tenham uma boa comunicação

Falando nisso, é indispensável que os vendedores tenham uma boa comunicação — tanto a falada quanto a escrita. Isso é importante para que os clientes enxerguem o profissionalismo da ótica e saibam que estão sendo atendidos por pessoas capacitadas.

Se o seu vendedor faz um orçamento confuso para o cliente ou não consegue explicar as vantagens de contar com uma lente de contato, ou uma armação mais sofisticada, por exemplo, o cliente vai se sentir pouco assistido e provavelmente não vai querer realizar a compra.

Demonstre a importância do relacionamento com o cliente

Outra dica para treinar os vendedores e turbinar suas vendas é demonstrar a necessidade de criar e manter um relacionamento com o cliente. Muitas vezes, o que faz um cliente comprar e se tornar fiel não é o preço ou a qualidade dos produtos em si, mas o relacionamento que ele cria com a sua ótica.

Como os vendedores são o ponto de contato entre a loja o e cliente, é necessário estimular a criação e manutenção desse relacionamento. Demonstre a importância de ser sempre simpático, de chamar o cliente pelo nome e de conhecer e entender suas reais necessidades. Assim, haverá mais chances de seus clientes se encantarem pela sua ótica, levando a lucros maiores.

Conclusão

Para treinar vendedores e lucrar mais tudo começa com o repasse de técnicas de atendimento para o primeiro contato. Também é preciso estimular que eles conheçam os produtos e que tenham boa comunicação. Não menos importante, está a necessidade de demonstrar a importância do relacionamento com o cliente de modo a garantir mais vendas.

Você já coloca alguma dessas dicas em prática? Na sua experiência, o que é mais difícil na hora de treinar vendedores? Não deixe de comentar!

Ebook: 5 dicas de gestão para ópticas
ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 8 respostas

  1. Pabblo says:

    Ótimo post! Parabéns pelas dicas, sucesso sempre!

  2. Samia says:

    O poor de treinar vendedores e faze-los entendre que estamos em constante aprendizado

  3. Luana says:

    Gosto de vendas mas sou tímida não tenho argumentos na hora da venda , lendo alguns posts estou aprendendo mais

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Luana! Fico feliz que o nosso conteúdo tem contribuído para o seu aprendizado e crescimento. Continue nos acompanhando, pois sempre temos novidades por aqui. 😉

  4. Byanca says:

    Eu comecei A dois dias trabalhar em uma otica e nao sei como fazer a venda do oculos ,queria uma ajuda de como vendef

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Byanca, aqui no Blog temos algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada de aprendizado. Também temos uma galeria de materiais educativos para óticas. Você pode acessá-los clicando aqui.

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>