Dicas de pós-venda para óticas

4 dicas para otimizar o pós-venda em óticas

3 min de leitura

Vender é fundamental para uma ótica. Na maioria das vezes, vender muito resulta no crescimento do negócio, expansão e também na rentabilidade. Assim, tão bom quanto vender, é fazer com que o cliente permaneça na sua carteira por um longo tempo. E você sabe o que faz com que ele permaneça? Você precisar otimizar o pós-venda.

Não existe receita pronta, mas o que podemos adiantar é que tudo vai depender do relacionamento que você tem com o cliente. Dessa forma, é importante lembrar que está cada vez mais difícil fidelizar esse consumidor cada vez mais exigente.

Para se ter uma ideia deste cenário, uma pesquisa feita pela Global Bain & Company revelou que 68% dos consumidores brasileiros estão menos fieis às marcas do que em 2012. Ou seja, os brasileiros deixaram de ter uma marca favorita na hora de fazer as compras.

Hoje, ele tem priorizado a qualidade aliada ao bom preço, sem dispensar o atendimento diferenciado e a experiencia. Por isso, tão importante quanto vender é ter o cuidado após a venda. É isso que vai fazer com que indique sua ótica para os outros e assim, você pode aumentar ainda mais o faturamento e ser mais competitivo no mercado.

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Um trabalho difícil, mas possível se você conseguir otimizar o pós-venda e usar as ferramentas corretas. Por isso, separamos 4 dicas importantes para otimizar o seu pós-vendas e torna-lo estratégico e assertivo. Conheça abaixo:

1 – Defina um objetivo

Antes de se planejar o seu pós-vendas, é importante que você defina o principal objetivo para esse relacionamento.

Seja ele para fidelizar, aumentar as vendas ou até mesmo fazer com que o cliente indique a sua loja para outras pessoas. A partir deste ponto, você estará pronto para escolher a forma com que vai se comunicar e atingir a sua meta.

2 – Construa a régua de relacionamento da ótica

Régua de relacionamento é o passo a passo que você terá que seguir para comunicar com o seu cliente começando pelo cadastro e sendo continuado após a venda dos produtos da sua ótica.

Você deve desenhar a forma que você quer se comunicar com quem acabou de se cadastrar, com os clientes antigos e com quem anda sumido da loja.

Exemplo:

Público: Novos clientes
Produto: Óculos de grau

1º passoComunicação via SMS, e-mail ou Whatsapp de boas vindas à loja. Nesta etapa, é importante que você informe os contatos telefônicos ou o site da sua ótica para que ele entre em contato sempre que precisar.
2º passo – Avisá-lo que o óculos de grau encomendado já está pronto e pode ser retirado na loja.
3º passo – Lembrá-lo de visitar o oftalmologista para conferir o grau dos óculos.
4º passo – Comunicá-lo sobre os novos produtos.
5º passo – Automatizar as felicitações em datas comemorativas
6º passo – Informá-lo que a receita do óculos comprado no ano passado já está perto de vencer.

3 – Apresente conteúdo para o seu cliente

Oferecer ao seu cliente conteúdos importantes que possam melhorar o dia a dia dele e até mesmo a saúde dos olhos, é uma boa estratégia de pós-venda. Para isso, você precisará separar os assuntos de acordo com cada perfil de cliente.

Suponhamos que você quer enviar um e-mails ou mensagem para sua clientela que tem entre 12 e 17 anos.

A sua comunicação deve estar relacionada a alguns assuntos de interesse dela como dicas de higienização das lentes de contato, tendências de moda em óculos de sol, dicas de leitura eficiente e também para se sair bem no vestibular.

Outra coisa que você pode fazer é criar uma vitrine online. Dessa maneira ficará muito mais fácil enviar e mostrar para seus clientes as novidades que sua loja tem, pois bastará enviar um link.

4 – Automatize os processos

De nada adianta você construir a régua de relacionamento e estruturar as mensagens que enviará para o seu cliente, se você não tiver uma ferramenta para auxiliá-lo. Uma vez que fazer tudo isso de forma manual é burocrático, ineficiente e tomará muito tempo.

Hoje, há disponível sistemas exclusivos para óticas que auxiliam e fazem esse trabalho automatizado e pré-programado. Assim, você pode colocar a régua em prática sem se preocupar e realmente otimizar seu pós-venda.

Gostou do artigo? Temos mais seis dicas para tornar o seu pós-venda mais eficiente, não deixe de conferir.

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