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Entenda por que o pós-venda é essencial para a fidelização de clientes da sua ótica!

Por que o pós-venda é essencial para o crescimento da sua ótica?

3 min de leitura

Um erro comum entre a maioria dos vendedores, é acreditar que a cordialidade e atenção com o cliente terminam com a conclusão da venda. E assim, se esquecem de como o pós-venda é essencial para a fidelização de clientes.

Imagine a seguinte situação: você recebe um novo cliente na sua ótica. Sua equipe oferece o melhor atendimento, soluciona as dúvidas e entrega o produto em perfeito estado.

Pronto! Cliente e loja satisfeitos. Uma semana depois, ele volta, pedindo um ajuste na armação. Você o deixa esperando, não atende com cordialidade e ainda trata o produto de qualquer jeito. Qual você acha que será a impressão que ele vai guardar da sua ótica?

Por essa situação hipotética, dá para entender como o pós-venda é essencial para qualquer negócio. A relação de confiança, a segurança e a parceria são itens fundamentais para destacar o seu negócio no mercado.

Somente com esse conjunto sua loja se tornará uma referência no segmento óptico. Por isso, para te ajudar, listamos as três principais razões para ter um pós-venda eficiente. Veja abaixo:

#1 Relacionamento com os clientes

Assim como no exemplo dado no começo do texto, estabelecer uma relação com seus clientes é indispensável para que sua ótica seja uma referência. E isso começa na primeira visita da pessoa à sua loja, pois pode ser o fator determinante para a decisão de compra. Ou seja, um bom atendimento não serve apenas para a cordialidade, ele também é necessário para as novas vendas.

Por isso que o pós-venda é essencial: ele mantém essa relação para além da primeira compra do cliente. Por meio de mensagens em datas comemorativas, lembretes de vencimento de receita e da sua marca na memória do cliente como uma boa experiência.

Não deixe de conferir nosso kit com materiais essenciais para construir um bom relacionamento com seus clientes.

#2 Referência de mercado

O pós-venda é um fator que pode diferenciar sua ótica frente aos concorrentes. E nesse sentido, com a ajuda do bom relacionamento com os clientes, ela se torna uma referência de mercado. Um empreendimento que se preocupa em saber como está a adaptação do cliente com os óculos, que avisa quando a receita está para vencer e que está sempre em contato, com certeza será lembrado.

Além disso, como já dissemos, quando ele precisa novamente de óculos ou dos seus serviços, ele voltará e ainda fará questão de indicar quando perguntarem. É aí que o pós-venda é essencial: mais vendas, mais clientes, mais necessidade de dedicação e preocupação antes e depois da venda feita. Isso deve se tornar uma cultura para toda a sua equipe.

#3 Envolvimento duradouro

Uma pessoa que faz tratamento corretivo da visão, tem uma relação de longa data com seus óculos. Dessa forma, por ser uma compra de alto envolvimento, já que a pessoa ficará com o acessório boa parte do tempo, ela precisa gostar e ter certeza da decisão antes de comprar.

Por isso, é fundamental que você e sua equipe a ajudem nesse momento, entendendo suas peculiaridades e oferecendo um bom atendimento. Isso demonstra a parceria e o profissionalismo que o cliente procura em uma ótica. Aqui no Blog, nós temos um post com todas as dicas para sugerir o melhor produto para cada cliente.

Outro fato importante que deve ser citado é que quando o cliente fica satisfeito com a sua aquisição e tratamento recebido na loja, as chances dele indicá-la para amigos, familiares e pessoas conhecidas aumentam consideravelmente.

Assim ele se torna um embaixador  da sua marca e um propagador do negócio. Isso com certeza, gerará novas vendas e os benefícios serão colhidos a longo prazo.

Conclusão: o pós-venda é essencial para alavancar os negócios

Essas são apenas razões que fazem o pós-venda ser tão essencial para sua loja. Agora, para que suas ações funcionem e gerem retorno mensurável, você precisa de controle e organização.

Para isso, você deve registrar todas as informações de clientes e receitas da sua loja. Seja em uma planilha (teste o nosso modelo gratuito) ou com um sistema de gestão, o melhor caminho é sempre documentar as informações.

Anote os dados dos seus clientes, tenha o histórico de compras e faça controle de receitas. Assim você terá informações suficientes para elaborar as melhores campanhas e ações de pós-venda de acordo com seu público.

Para deixar o dia a dia da sua ótica muito mais prático, nós elaboramos uma planilha em que você pode realizar o cadastro de clientes e receitas. Então não perca tempo e faça o download dela preenchendo o formulário ou através deste link.

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