7 fatos sobre fidelizar clientes que você precisa saber

Em um mercado cada vez mais concorrido, não existe ação mais valiosa do que fidelizar clientes. Estima-se que seja até cinco vezes mais barato manter um consumidor do que conquistar um novo, e eles podem responder por até 65% das vendas de uma ótica.

Porém, em um mercado em que quase tudo pode ser copiado ou melhorado, devemos ir além da satisfação pessoal. Ou seja, além de fidelizá-los, devemos encantar os clientes. Esse é um trabalho de médio a longo prazo, que tem como objetivo final o máximo de vínculo com o consumidor. Quer saber como conquistar isso para sua ótica? Confira:

Cadastro de clientes para Óticas

1. Realize um bom atendimento

Atenda o cliente como você gostaria de ser atendido. Não insista no produto, capte os sinais que indicam o que ele quer. Esteja atento a qual tipo de abordagem — mais ou menos agressiva — deve ser utilizada. Sinta-se no lugar dele, esteja atento às suas necessidades e gostos.

2. Encontre os clientes certos

Em vez de tentar atingir todos os seus clientes potenciais, mire naqueles que têm o perfil dos produtos da empresa. Muito tempo e energia podem ser perdidos quando se tenta abraçar esse mar gigantesco de consumidores. Portanto, filtrar é essencial.

3. Saiba tudo da clientela

Para fidelizar seus clientes, registre o máximo possível de dados sobre eles. Além de endereço, telefone e e-mail, tenha sempre seu registro de compras. Dessa forma, é possível traçar um perfil do consumidor, e futuras abordagens serão bem mais fáceis quando se sabe o seu tipo de produto ideal.

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

4. Ofereça um tratamento VIP

Mais do que um cliente fiel, ele tem que se sentir VIP. Por isso, um tratamento diferenciado é fundamental. Não tenha receio em investir em cupons de oferta, newsletters promocionais, além de antecipar ofertas e lançamentos. Lembre se de que ele é responsável por boa parte do lucro da empresa!

5. Saiba do poder das redes sociais para fidelizar clientes

Um vínculo enorme pode ser feito entre a empresa e sua clientela por meio da internet. Faça um contato constante, atualizando as novidades e sempre atiçando a curiosidade dos consumidores. Um contato personalizado é outra maneira de fidelizar e até mimar os clientes.

6. Honre os seus compromissos

Nada pior do que não cumprir suas promessas, principalmente com um cliente fiel em potencial. Esteja atento a prazos de entrega, especificações mínimas sobre os produtos, promoções e descontos. A fidelização é um trabalho difícil, e um erro mínimo pode colocar tudo a perder.

7. Monitore seus clientes

Depois de conquistada, a clientela fiel deve ser sempre monitorada. Esteja atento sempre aos seus dados, à frequência de compras, ao último contato realizado. Nesse mercado extremamente competitivo, é necessário cuidado e trabalho para que o cliente não migre para outra empresa.

Conclusão

Faça com que sua equipe tenha a noção da importância de fidelizar clientes, não tenha receio de fazer os treinamentos necessários. Lembre-se de que a fidelização não é um processo instantâneo, mas seus resultados são duradouros. Reforce com seus funcionários os valores e práticas necessários para entender o cliente e saber quais são suas necessidades, para que ele, além de se sentir sempre à vontade com a empresa, não tenha dúvidas na hora de voltar. Essa é a peça fundamental para a fidelização.

Tem mais alguma dica? Não se esqueça de deixar seu comentário! E lembre-se sempre de que é muito importante estar sempre em contato com o cliente. Para aprender a fazer isso de maneira criativa, leia o nosso post sobre o assunto!

Visite nossa sessão de materiais ricos e exclusivos para ópticas

 

ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 6 respostas

  1. Micila Mussalém says:

    Muito boa as dicas…
    essa empresa está de parabéns por sua dedicação a nós clientes.
    estamos vendo que essa é uma empresa onde não só pensa nos seus lucros, e sim no principal que é a satisfação dos clientes de seus clientes…
    Parabéns, vocês não tem noção como já me passaram uma excelente impressão.
    Sem contar a credibilidade.
    Parabéns, Parabéns, Parabéns!!!
    Muito obrigada, Micila Mussalém da Planeta óculos óticas.

    • Oi Micila!

      Ficamos muito felizes em saber que você tem gostado do conteúdo que postamos! Isso é muito importante para nós! 🙂

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>