5 pequenas coisas que você precisa saber sobre gestão para óticas

Conheça pequenos detalhes na gestão para óticas

Para pensar no negócio de forma estratégica, não é necessário perder tempo ou gastar muito dinheiro. É preciso conduzir sua ótica de forma mais objetiva e centrada nos seus reais objetivos e necessidades, de acordo com o mercado. Ampliar os conhecimentos em gestão para óticas é essencial para se ter um olhar mais amplo as diversas oportunidades do seu negócio. Conheça 5 dicas simples e incríveis de gestão para óticas que irão fazer sua loja crescer.

Defina bem o seu produto

Pare de pensar de forma imediatista sobre o seu produto. Uma ótica não vende apenas óculos, lentes de contato e acessórios. Uma ótica vende segurança, saúde, estabilidade emocional, autoestima e amplia possibilidades.

É importante definir bem o seu produto, mas de uma forma ampliada e abrangente. Quando você sabe o lugar que seu produto ocupa no mercado, consegue pensar melhor seu público-alvo e os negócios da empresa ficam mais claros.

Invista em inovação

Seu planejamento estratégico deve ter um tópico dedicado à inovação na sua área de atuação. Veja em que os países de ponta estão inovando nessa área, busque as grandes soluções, dê mais ouvido ao cliente e esteja sempre disposto a se reinventar, levando o consumidor a ter cada vez experiências melhores.

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Mantenha uma rede forte

No mercado, você nunca está sozinho. Existe uma série de empresas e profissionais que está próxima a você que influenciam diretamente o seu produto final, portanto, qualifique a sua rede. Exija que o seu fornecedor entregue o melhor serviço, mas o ajude a fazer isso, mostre o que é qualidade para você e para o seu cliente. Eles são a sua razão de existir, por isso, esteja atento ao que eles dizem e pensam. Ninguém melhora sozinho e quando todos se comunicam tudo fica mais fácil e prático.

Use a internet a favor da sua loja

Se a sua ótica não pode pagar por uma grande divulgação ou se essa não é a sua estratégia, explore o grande potencial da internet e das redes sociais. Esteja onde o seu cliente estiver, mostre seus produtos e convide os próprios clientes a falarem da experiência deles com a sua empresa. Os relatos espontâneos e mais documentais são muito usados e têm credibilidade na rede. Avalie se a presença digital da sua ótica está agradando e invista em melhorar e aperfeiçoar essa presença.

Treine pessoas constantemente

A gestão da sua ótica precisa ser baseada nas pessoas. Sua loja deve focar em treinamento constante dos colaboradores. As óticas precisam de um atendimento muito focado e direcionado, por isso, incentive seus profissionais a buscarem cursos de formação e atualização e faça com que eles próprios valorizem essa demanda. Mesmo que você tenha recursos tecnológicos de ponta, precisará de alguém qualificado para mostrar os diferenciais de seu produto. As pessoas fazem a diferença em qualquer empresa.

E como anda a gestão estratégica da sua ótica? O que você tem feito para atuar de forma mais assertiva? Compartilhe aqui suas ideias e dúvidas e confira mais informações sobre o panorama de gestão das óticas brasileiras, clicando no banner: 

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ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

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