Curiosidades sobre o mercado óptico que você precisa saber

Você sabia que mercado óptico é um dos maiores do Brasil e apesar da crise econômica ter prejudicado o crescimento nos últimos 2 anos, é um dos que mais investem em inovação e tecnologia? Pois é, essa é uma característica positiva do mercado, que está sempre apresentando novidades seja para o consumidor final ou para o empreendedor.

Mas, o interessante é que poucos empreendedores sabem desse perfil e acabam investindo nos mesmos produtos de sempre.

E como diz aquela velha frase “Insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”. Por isso, você deve estar atento sempre às mudanças e para ajudá-lo separamos as principais curiosidades do setor, seja no comportamento do consumidor ou nas mudanças dos rumos que o mercado vem tomando, que você precisa saber. Para que você não fique para trás separamos as principais curiosidades do setor para você se inteirar e sair na frente:

Setor conta com linha específica de investimento no BNDES

O BNDES tem uma linha de crédito específica para o segmento, com taxas subsidiadas, para indústria e varejo. Isso pode facilitar financiamento para ampliação da loja ou investimentos nos projetos que estão engavetados e precisam de suporte financeiro na sua ótica.

Receba dicas de gestão para óticas diretamente no seu email!

Conforto é a bola da vez no mercado óptico

A indústria tem investido muito em novidades que garantam maior conforto para o consumidor. Por isso, na ExpoAbiótica do ano passado, foram apresentados os óculos mais ergonômicos,  hastes mais flexíveis – que podem dar giros de até 360 graus, plaquetas de porcelana, armações mais resistentes para as práticas esportivas, efeito perolado no acetato, uso de fibra de coco, entre outros.

Tudo isso, para deixar óculos mais acessíveis e também fáceis de usar. Para se ter uma ideia até lentes que filtram luminosidades distintas, principalmente para pessoas que trabalham mais de 10 horas por dia em frente ao computador ou estão sempre com os olhos grudados na tela do celular, são as grandes novidades do mercado.

Lentes cada vez mais finas

A fabricante de lentes Essilor, que é francesa e tem fábrica no Brasil, investiu na ampliação da planta de Manaus no último ano para adotar novas tecnologias à base de policarbonato. Trata-se de lentes mais finas, mais fortes e mais leves que a de resina.

Embora pareça bom, esse material tem o preço o dobro mais caro que a resina, no mercado. Mas, a Essilor quer torná-la mais acessível para a população brasileira, bem como é em outros países.

Flanelinhas são suficientes para limpar os óculos

Aquela história de não vender as flanelinhas de limpeza por não acreditar nelas, pode ser deixada de lado. Segundo pesquisas, elas são suficientes para fazer uma limpeza superficial das lentes, principalmente de marcas de dedos, maquiagem ou poeira. Oriente sempre o seu cliente a comprá-la, pois limpar os óculos nas roupas não é uma boa escolha.

Óculos de sol não são mais apenas acessórios

Sabe a crença de que os óculos de sol são apenas embelezadores de visual? Pois bem. Eles têm sim essa função, mas esse pensamento vem mudando ao longo do tempo.

Hoje os consumidores estão cada vez mais preocupados com a saúde, além também de evitar o envelhecimento precoce. Portanto, não é apenas o modelo ou as cores das lentes que vendem esse produto, mas também o conceito de proteção dos olhos e do rosto. Ofereça esse produto sempre.

Lentes de contato atraem mais clientes

A margem de lucro das lentes de contato é baixa, se comparado com os óculos de grau. Mas, as lentes são excelentes chamarizes para a sua ótica. Isso porque o consumidor só compra de quem confia e pode voltar mais vezes no ano na sua loja.

Conclusão

Fique ligado nas novidades do mercado óptico, pois esse pode ser o grande diferencial que irá te colocar a frente dos seus concorrentes. saiba também como construir uma ótica de sucesso com o nosso material exclusivo com todas as dicas para construir uma loja de sucesso:

ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 2 respostas

  1. ORLANDO SILVIO PECANHA says:

    Achei Interessante entender um pouco deste mercado de ótica,pretendo me aprofundar mais, visando fazer investimento nesta areá, se possivel como logista ou como atacado na areá de armações,acessórios, lentes, etc…

    • Evellyn Emidia says:

      Olá Orlando! Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo. Continue nos acompanhando, pois sempre tem novidades sobre o mercado por aqui. =D

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>