Como indicar os melhores tipos de lente para cada cliente em sua ótica

Saiba como indicar os melhores tipos de lente para cada cliente da sua ótica!

Uma das principais características de um bom vendedor é entender, de fato, quais são as necessidades dos consumidores. E com o vendedor que trabalha em ótica não é diferente. Afinal, cada pessoa exerce uma atividade diferente em sua rotina. Por isso, é fundamental entender essas razões para indicar os tipos de lente ideais para cada perfil de cliente.

Normalmente, os óculos de grau são itens essenciais as pessoas que os usam. Por essa razão, é tão importante que o time de vendas da sua óptica conheçam as características, vantagens e benefícios de cada produto. Só assim é possível orientar o cliente da melhor maneira na escolha de uma lente que esteja de acordo com as suas  necessidades.

Por isso, separamos algumas informações sobre os 8 principais tipos de lente que você precisa conhecer para orientar o seu time de vendas. Confira a seguir!

1 – Lentes cristais

Elas são indicadas para aquelas pessoas que possuem queixas de lentes que embaçam com frequência. Além disso, para pessoas que não se exponham a situações de riscos, radiações ultravioleta ou que trabalham com produtos. São também ideais para quem não deseja as lentes antirreflexos. Elas possuem maior durabilidade, no entanto marcam mais o nariz, oferecem menor proteção aos olhos e combinam com um número menor de armações.

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

2 – Lentes orgânicas CR-39 e Orma 15

Esses 2 tipos de lente são indicadas para os clientes que buscam ótimo custo benefício quando o assunto é conforto e preço. Isso porque elas são leves, possuem boa resistência a impactos e um preço menor.  

Entre os principais benefícios estão o fato de prevenirem contra a catarata precoce. Além disso, elas são mais resistentes à quebra, marcam menos o nariz e proporcionam maior segurança aos olhos. Do ponto de vista estético, combinam com mais tipos de armação, aumentando o número de opções do cliente.

3 – Lentes antirrisco

As lentes antirrisco são indicadas para os clientes que buscam opções mais resistentes e com preço mais baixo. Isso se deve porque elas oferecem maior proteção contra arranhões, principalmente nas lentes orgânicas. Em relação aos benefícios, o fato de se manterem novas por mais tempo e oferecerem proteção contra catarata precoce e degeneração da retina são os principais atrativos que os vendedores podem usar no momento de apresentação dos principais tipos de lente.

4 – Lentes de policarbonato

As lentes de policarbonato são uma ótima opção para os óculos das crianças e profissionais que trabalham na área industrial. Com alta resistência a impactos, mais finas que as lentes CR-39 e mais leves que as lentes orgânicas, elas aumentam o conforto estético e físico do usuário. Além disso, elas também contribuem para a prevenção da catarata e degeneração precoce da retina.

5 – Trivex

Por possuir uma maior diversidade de cores, as lentes Trivex é uma boa opção para os clientes que estão em busca de armações solares. São leves, resistentes à quebra e podem receber tratamento UV e antirrisco. Portanto, possuem maior durabilidade, contribuem para a estética e leveza dos óculos e oferecem maior segurança e proteção aos olhos.

6 – Lentes transitions

Indicado para as pessoas que precisam de lentes fotossensíveis mais leves e também para os usuários que passam muitas horas na frente do computador. As lentes transitions escurecem ou clareiam de acordo com a luminosidade do ambiente em menos de 30 segundos. Essa ação oferece maior proteção à claridade e proporciona maior comodidade ao cliente. Afinal, ele não precisa tirar ou colocar os óculos ao entrar em ambientes com muita ou pouca luz.

7 – Lentes antirreflexo

Por oferecerem mais transparência e menos reflexos na superfície das lentes, as lentes antirreflexo aumentam a nitidez das imagens que chegam aos olhos e proporcionam menor cansaço visual. Além disso, elas diminuem os reflexos ao dirigir à noite, exclui os focos avermelhados quando expostos a luminosidade e elimina as imagens fantasmas.

8 – Lentes polarizadas

As lentes polarizadas são indicadas para pessoas que buscam uma lente que ofereça proteção contra a claridade e elimine os reflexos  incômodos de superfícies que reduzem a visibilidade. Elas possuem filtro solar e retiram por completo os relexos de superfícies, como água, areia, neve, estradas e vidros de prédios. Portanto, são ótimas escolhas para atividades esportivas realizadas ao ar livre e também para os tenistas, aviadores e motoristas.

Agora que você já sabe o que é essencial para indicar os melhores tipos de lente para cada cliente, com certeza será mais fácil ajudar quem compra na sua ótica. Aproveite essas informações para que as vendas sejam também uma ferramenta para a fidelização de clientes. Afinal, conseguir atender as expectativas do seu cliente é um grande e importante diferencial.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Você já sabe como indicar os melhores tipos de lente em sua ótica? Não se esqueça de nos contar aqui nos comentários!

Roberto

COO e Co-fundador do ssOtica.O ssOtica é um sistema de gestão exclusivo para Ópticas, que auxilia na organização e gestão da sua loja.

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>