Blog ssOtica para óticas

lentes Policarbonato ou resina

Policarbonato ou resina: quando oferecer cada uma delas na sua ótica

4 min de leitura

Para garantir a satisfação de um cliente é fundamental cuidar de cada etapa da venda de um óculos de grau. Afinal,  todo esse cuidado vai garantir que o acessório atenda as necessidades específicas de cada pessoa.

Para isso, a escolha da lente, as principais sendo policarbonato ou resina, é parte importante desse processo de personalização. 

Você sabe quando indicar cada uma dessas lentes na sua ótica? Se a resposta for não, você não pode deixar de acompanhar o texto de hoje.

Nele vamos mostrar exatamente as principais vantagens e diferenças que existem entre elas. Acompanhe!

O que são lentes de policarbonato e quais são suas principais vantagens

As lentes de policarbonato são feitas a partir de um termoplástico chamado policarbonato. Usado em janelas de avião, escudos policiais e óculos industriais, esse material é altamente resistente e seguro.

Aliado a essas características, a forma como ele é moldado pelas empresas fabricantes de lentes faz com que o resultado seja um produto fino e robusto. 

E como funciona esse processo de confecção? Basicamente ele é composto por 3 etapas: aquecimento do policarbonato, molde da lente e resfriamento.

A partir da fusão de moléculas plásticas chamadas micropellets, essas pequenas bolhas são aquecidas a altas temperaturas até derreterem por completo.

Depois, já em estado líquido, esse material é  moldado no formato da lente, sendo comprimida e resfriada logo em seguida. 

E graças a esse processo, uma lente de policarbonato pode ser até 30% mais leve que uma lente de acrílico (CR-39) e 10 vezes mais resistente a impactos.

Portanto, ela dificilmente será danificada e com tratamentos adicionais, como antirrisco e antirreflexo, se torna ainda mais resistente e confortável. 

Diante dessas vantagens, esse tipo de lente pode ser uma ótima opção, por exemplo, para os óculos infantis e também para pessoas que praticam esportes no dia a dia. 

O que são lentes de resina e quais são suas principais vantagens 

As lentes em resina são produzidas a partir de uma liga plástica baseada em carbono. Essa liga, inclusive, compõe boa parte dos objetos de plástico que utilizamos no dia a dia.

No entanto, uma lente oftálmica feita de resina não é como um plástico qualquer. Aliás, a base que dá origem ao produto recebe uma série de adições de outros produtos químicos que garantem um resultado de alta qualidade e resistência. 

Em geral, existem dois tipos de lentes de resina: comum e superior. E a principal diferença entre elas está no índice de refração.

A primeira possui um índice menor, por isso é indicado para a correção de graus mais baixos. Isso porque, em graus mais altos, o resultado pode ser uma lente muito grossa e de aparência pouco estética. 

Já as lentes de resina superior possuem um índice de refração maior. Isso garante acessórios com excelente padrão estético mesmo nos casos de correção de graus mais elevados.

Graças a tecnologia envolvida no processo de fabricação, esse tipo de lente pode ser até 40% mais fino quando comparado à resina comum.

Logo, além do aspecto visual, isso também garante óculos mais leves, principalmente quando combinado com a armação correta

Entre as principais vantagens das lentes de resina como um todo, vale destacar a durabilidade e o conforto. E assim como acontece com o policarbonato, esse material também possui alta resistência contra impactos. 

Lentes de policarbonato ou resina: quando indicar cada uma

Uma dúvida muito comum para quem trabalha em óticas é saber qual lente recomendar para o cliente: policarbonato ou resina.

Como ambas possuem boa resistência, são duráveis e confortáveis, não é possível indicar baseando-se somente nas vantagens de cada uma.  

Mas então como indicar o produto ideal para cada consumidor? A resposta é simples: levando em consideração os índices de refração.

Esses valores indicam a capacidade dos materiais de desviar os raios luminosos e constitui a principal diferença entre uma lente e outra. 

Veja a seguir quando indicar policarbonato ou resina para os clientes da sua ótica. 

  1. Resina comum

Com índice de refração 1,5, essa lente é ideal para quem tem problemas visuais com baixo grau de correção.

Isso acontece porque dependendo do grau, o resultado final pode ser acabar comprometendo o lado estético dos óculos, uma vez que as lentes tendem a ser mais grossas nesses casos. 

  1. Policarbonato

Com índice de refração 1,59, as lentes de policarbonato são recomendadas para quem possui até 4 graus de miopia ou hipermetropia e até dois graus de astigmatismo.

Além disso, recomenda-se seu uso para armações que não têm aro embaixo.

  1. Resina superior

Com índices de refração de 1,67 e 1,74, a resina superior é ideal para as pessoas com alto grau de correção.

Portanto, para clientes com mais de quatro graus de miopia ou hipermetropia e mais de dois graus de astigmatismo, essa é uma ótima indicação. 

Saber interpretar receitas oftalmológicas é essencial para vender mais e melhor. Por isso, não deixe de conferir nosso material completo sobre o assunto!

Conclusão

Para atender as necessidades de cada pessoa é fundamental que os óculos de grau sejam confeccionados sob medida.

Mas além disso, considere no seu processo de escolha, o perfil do cliente. Afinal, como vimos ao longo do texto, se alguém tem um baixo grau de astigmatismo, por exemplo, não faz sentido indicar uma lente de resina superior para ele. 

Logo, para fazer uma boa recomendação entre lentes de policarbonato ou resina, é preciso conhecer as características de cada uma.

Afinal, são os índices de refração que essas lentes possuem que vão determinar o tipo ideal para cada problema visual.  

E então, gostou do nosso conteúdo? Já sabe como indicar os melhores tipos de lente em sua ótica? Não se esqueça de nos contar aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>