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Gerente de Óticas: Como ser um excelente gestor!

Mateus Alberone Gestão Publicado 08/08/2019 Tempo de leitura: 3 min

Ser gerente de óticas e estar à frente de uma equipe é um desafio e tanto, não é? Cuidar de tarefas como definição de metas, motivação do time e gestão financeira dá um bom trabalho. Mas se você se tornou gerente, é porque o seu chefe e a sua equipe confiam em sua capacidade. E porque você conhece o negócio como poucos e tem o espírito necessário para leva-lo adiante. Para te ajudar a lidar com essa pressão básica, listamos alguns itens que você deve se atentar para ser um bom gerente.

Com essas dicas, esperamos contribuir com a execução das suas missões, para que você contribua com as missões de seu time. O primeiro passo é vestir a camisa de um gerente de ótica e se colocar à disposição como tal. Isso significa compartilhar dores e alegrias do dia a dia com todo mundo da loja. Assim, você vai conquistar a simpatia e companheirismo da sua equipe, fazendo a execução das tarefas bem mais simples para todos.

Além de pensar no bom relacionamento com seus funcionários, você também é responsável pelo desenvolvimento da ótica. Isso quer dizer que você precisa motivar a equipe, garantir a satisfação dos clientes e acompanha o fluxo financeiro da loja. E sabe como fazer isso? Nos tópicos a seguir, você tem alguns caminhos a seguir. Coloque em prática e se torne um gerente de óticas exemplar.

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1 – Definição de metas para a equipe da ótica

O bom desempenho de um negócio depende de todas as pessoas envolvidas nele. Mas cabe ao gerente ou gestor a tarefa de definir o caminho usado para alcançar esse sucesso. Por isso, é importante que você converse com sua equipe e acompanhe os indicadores da loja para definir metas e avaliar o trabalho. Esses índices vão desde volume de vendas e fluxo de caixa, até a satisfação dos clientes e a análise de resultados.

Para que os números se mantenham dentro do esperado é importante que toda a sua equipe participe ativamente. Por isso, pense em formas de envolve-la nas decisões e motivá-la na execução das tarefas com excelência. Com todos envolvidos e entendendo a importância da boa performance dos negócios, fica muito mais fácil atingir bons resultados.

2 – Unificação da administração e vendas

Para fazer uma boa gestão e definir os parâmetros de avaliação do trabalho da sua ótica, você precisa de informações. Com o registro de todas as atividades e um sistema que cruza esses dados, seu trabalho ganha mais agilidade. Por isso é tão importante adotar uma forma de registrar e acompanhar o que acontece no dia a dia da ótica. Seja por meio de uma planilha ou um sistema para óticas, o que importa é que você saiba exatamente onde tudo está e de que forma está acontecendo. Esse é um dos passos mais importantes para ser um bom gerente de óticas. Afinal, todo fim de mês, você precisa fechar os números de faturamento e vendas. E isso fica bem difícil sem um registro de todas as atividades.

3 – Preocupação com a imagem da ótica

Como já dissemos, saber a opinião dos clientes e trabalhar pela sua satisfação também é tarefa do gerente. É claro que você, sozinho, não consegue fazer isso. Mas é importante incluir nas suas metas as formas de promover uma melhor experiência para o seu cliente. Quando uma pessoa entra na sua ótica e fica satisfeita com o serviço, a tendência é se tornar um cliente fiel, que inclusive indica para outras pessoas. E é dessa forma que a imagem da sua ótica se forma no mercado: por meio de ações que impactam na vida dos clientes. Por isso, estimule sua equipe a fazer um bom atendimento, manter um bom relacionamento com os já clientes e a saber do que está falando.

Conclusão: conte com todos para ser um bom gerente de óticas

Todas as ações listadas aqui não dependem apenas de você para serem um sucesso. É preciso motivar sua equipe, conquistar seus clientes e saber a forma certa de encontrar informações sobre o negócio. Quando tudo isso estiver sob controle, a consequência é sua ótica funcionando a todo vapor. Você verá aumento nas vendas, uma boa troca com seus clientes e funcionários empenhados em dar o seu melhor. É aí que você vai ver que já é um excelente gerente de óticas.

E então, gostou das nossas dicas? Não deixe de nos contar aqui nos comentários!

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Mateus Alberone

Especialista em marketing digital no ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão exclusivo para Ópticas, que auxilia na organização e gestão da sua loja.

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