Gestão financeira: 5 atitudes que podem levar sua ótica à falência

5 atitudes na gestão financeira que podem levar sua ótica à falência

A gestão financeira é uma das ações mais importantes dentro de qualquer Ótica. Afinal, a organização das finanças incluem: gestão de despesas, planejamento tributário e controle de fluxo de caixa. Esses processos essenciais para garantir a rentabilidade do negócio e mantê-lo sustentável. Porém, quando essa prática não é realizada de forma efetiva, graves problemas financeiros podem surgir e levar uma loja à falência.

De acordo com informações do Serasa Experian, em 2017 quase 60% dos negócios em operação no país estão inadimplentes ou com CNPJs negativados. Além disso, segundo o IBGE, por dois anos consecutivos o Brasil fechou mais empresas do que abriu. No último ano, 708 mil novos negócios entraram no mercado enquanto 713 mil foram encerrados.

Esses dados reforçam o fato de que muitos empreendedores quando decidem abrir a sua loja contam com bons conhecimentos de operação e vendas. No entanto, essas pessoasnão possuem completo domínio sobre gestão financeira. Pensando nisso, listamos 5 ações relacionadas à gestão financeiro que podem levar a sua ótica à falência. Confira:

Não separar as despesas pessoais das despesas da Ótica

 Um erro muito comum entre os donos de óticas, é não separar as finanças pessoais das finanças do negócio. Misturar recebimentos e pagamentos próprios com aqueles que devem ser realizados pela sua ótica é uma atitude que resulta em desorganização e pode fazer com que a sua loja enfrente graves problemas financeiros. Além disso, essa falta de separação pode comprometer ainda o crescimento do seu negócio, porque o investimento em novidades pode ficar prejudicado com a falta de recursos.

Por isso, fique atento e não deixe que essa prática sabote o seu negócio. Cuidar do próprio dinheiro é essencial para uma gestão financeira saudável da sua Ótica. Afinal, não é possível que um negócio seja bem sucedido se o seu gestor não consegue ser organizado e manter suas finanças pessoais em dia.

A falta de um bom fluxo de caixa pode levar à falência

O fluxo de caixa é uma ação fundamental para a gestão financeira eficiente. Dessa forma, não se preocupar com o controle de todas as entradas e saída do caixa pode comprometer a capacidade de manter o bom funcionamento da sua ótica, levando a mesma à falência.

Portanto, é importante registrar diariamente todas as vendas realizadas e as despesas pagas para garantir o acompanhamento da saúde financeira do negócio. Por menores que sejam essas entradas e saídas, elas são capazes de mostrar quanto você tem disponível em caixa e quanto você precisa alcançar para cumprir com todos os compromissos a curto, médio e longo prazo.

Se você gasta mais do que ganha e não consegue ter a real noção disso, o controle financeiro da sua ótica não é eficaz e o seu negócio pode estar em risco. Por isso, é preciso ter atenção redobrada com o com o fluxo de caixa para garantir a previsibilidade das finanças.

Registre as entradas e saídas de dinheiro da sua loja com o ssOtica

Não manter a inadimplência e as contas a receber sob controle

Não controlar o recebimento de contas por parte dos clientes que efetuaram parcelamentos de compras na ótica faz com que o gestor fique desatualizado em relação a gestão financeira da sua loja.

A inadimplência é um dos principais problemas enfrentados por quem tem uma Ótica. De cordo com indicadores do SPC e CNDL, cerca de 63 milhões de pessoas estão inadimplentes no Brasil. Por isso, é de extrema importância acompanhar de perto o pagamento das parcelas. Observando esses dados você conseguirá prever os recebimentos, uma vez que essa informação é essencial para o equilíbrio do fluxo de caixa.

Ser penalizado pelo não cumprimento de obrigações fiscais e tributárias

O não cumprimento de obrigações fiscais e tributárias é um dos principais fatores que levam Óticas à falência. A irregularidade faz que os empreendedores sejam penalizados com o pagamento de altos juros e multas à Receita Federal. Em ocasiões extremas, as atividades do negócio podem ser até inviabilizadas levando-o à falência devido a pendências desta natureza.

As obrigações fiscais variam de acordo com o regime de tributação que a ótica é optante. Por isso é preciso que a sua ótica conte com uma boa assessoria contábil que a auxilie na emissão de documentação e pagamento de tributos junto aos órgãos do governo. Assim, é possível evitar que surpresas desagradáveis impeçam o bom funcionamento da sua loja.

Não ter poder de negociação com fornecedores

Em um mercado onde a concorrência é cada vez mais acirrada, manter boas relações com fornecedores e parceiros é crucial. O bom contato com eles, te apoiará na conquista de poder de negociação e sustentação da saúde financeira da ótica. Consequentemente, quando a capacidade de barganha fica toda com o fornecedor e não com o lojista. Isso acaba se tornando o gestor de aquisições que nem sempre beneficiam o negócio.

Processos de compras bem conduzidos, podem impactar diretamente na redução de custos. Quando pautados por uma gestão financeira eficiente é possível barganhar preços menores em aquisições maiores de mercadorias. Além disso, contar com uma gestão de estoques organizada e estratégica é outra prática que ajuda  a manter a falência muito longe da sua ótica. Afinal, estoques bem trabalhados permitem entender a previsão de demanda, evitam compras desnecessárias e colabora para a viabilidade dos negócios.

Evite riscos com um sistema que auxilia na gestão financeira

Com um sistema para óticas, você consegue evitar que sua Ótica corra o risco de fechar as portas. Ele contribuiu para que todos os controles financeiros da sua loja sejam centralizados em um único lugar. Além disso, você ainda consegue avaliar quais processos estão prejudicando sua loja e fazendo que as contas não fechem.

O ssOtica foi elaborado para auxiliar que sua Ótica mantenha seus pagamentos e recebimentos em dia!

Você pratica algumas dessas ações que podem levar a sua ótica à falência? Então esse é o momento de começar a mudar essa realidade! Um sistema para Óticas pode ajudá-lo a colocar as finanças da sua Ótica para no caminho do sucesso. Teste o ssOtica e mantenha o financeiro e todas as demais áreas da sua ótica sempre organizadas.

Faça o controle financeiro da sua ótica com alguns cliques.
Evellyn

Especialista em marketing digital no ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão exclusivo para Ópticas, que auxilia na organização e gestão da sua loja.

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>