Como ter uma ótica de sucesso

5 dicas infalíveis para uma Ótica de sucesso

3 min de leitura

Assim como qualquer negócio, para abrir uma Ótica de sucesso é necessário um estudo de mercado, além de adequações às diversas normas e requisitos. Entretanto, nos dias de hoje, para manter uma ótica de sucesso, é preciso mais do que um bom planejamento. É importante que o gerente da ótica esteja sempre antenado ao gosto e estilo dos seus clientes. Da mesma forma, ele deve atender as necessidades do cliente em relação à saúde dos olhos.

Pensando nessas novas exigências, selecionamos 5 dicas para você montar uma ótica de sucesso! Confira agora mesmo no vídeo ou nos tópicos! 😉

 

Analise toda a legislação envolvida

Para quem deseja abrir uma ótica, a primeira coisa a se fazer é verificar toda legislação envolvida no segmento.  E se possível, ainda contar com a ajuda de um contador para ajudar no registro e no processo de legalização da nova empresa.

Procure o quanto antes registrar sua ótica nos órgãos cabíveis, como a Junta Comercial do seu estado e as secretarias da Receita Federal, da Fazenda e do Município. Além disso, é importante verificar se as especificações do produto que sua loja vai oferecer estão de acordo com Código de Defesa do Consumidor.

Planeje para investir

Avaliar o mercado local é o planejamento inicial para quem quer montar uma ótica. A melhor maneira de fazer isso é observar na sua região se a procura é grande. Verifique como os estabelecimentos que já existem trabalham e que tipo de produto oferecem. Isso irá permitir para que você tenha a oportunidade de trazer para sua ótica alguns diferenciais que ainda não existem em sua localidade.

Quanto ao investimento inicial, é preciso ter bastante organização financeira para dispor de uma boa quantia na entrada. Tudo vai depender do tamanho da sua loja e onde ela estará localizada. Para se ter uma ideia, dispondo de uma quantia entre 40 e 50 mil reais já é possível abrir uma ótica de pequeno porte.

Invista em uma boa localização e foque na divulgação

É fundamental que uma ótica tenha uma boa localização, para que possa ficar bem visível para quem está passando e, assim, atrair mais clientes. Dessa forma, procure um local que tenha sempre grande fluxo de pessoas e movimento constante de automóveis. Ter proximidade com estabelecimentos de saúde também é uma boa opção.

Além disso, divulgue sua ótica na internet e pense em maneiras de usar o mundo digital para aumentar suas vendas. Afinal, no mundo online as fronteiras não existem.

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

Tenha bons fornecedores e uma equipe antenada

Jamais se contente com o primeiro produto que encontrar. Procure sempre avaliar fornecedores para escolher aqueles que contam com produtos de maior qualidade. Afinal de contas, um bom produto faz toda a diferença.

Quanto à sua equipe, você deve sempre contar com um profissional para interpretar corretamente as receitas de óculos elaboradas pelos oftalmologistas/optometristas e repassar todas as informações corretas aos clientes. Os demais atendentes devem ser atenciosos, e devem prezar pelo bom relacionamento com os clientes. Além disso, nos dias atuais, têm maior vantagem as óticas que contam com uma equipe antenada no mundo da moda.

Tenha bons equipamentos e um ambiente diferencial

Uma ótica de sucesso deve ter alguns equipamentos básicos para adequarem os óculos ao formato do rosto do cliente. Alguns desses equipamentos são: as lixadeiras para lentes, facetadeiras, lensômetro, dentre outros. Além disso, hoje em dia existem softwares que ajudam no gestão da ótica, diminuindo retrabalho, perdas de estoque e acelerando rotinas diárias.

Além desses equipamentos, um mobiliário moderno pode se tornar diferencial em seu novo negócio. Dessa forma, é interessante investir em vitrines bonitas e chamativas, um balcão de atendimento amplo, balcões de exposição para óculos com armações e estojos e um espaço com espelhos para que os clientes possam se sentar e provar os modelos com mais comodidade. É importante lembrar também que a iluminação e a decoração devem estar de acordo com o estilo de sua ótica, e que luzes e cores chamativas próximas aos produtos fazem toda a diferença.

Conclusão

Pratique essas dicas e transforme o seu negócio em uma realidade lucrativa! Ainda ficou alguma questão? Pois compartilhe conosco suas dúvidas e ideias e enriqueça o post!

Ebook como montar uma ótica de sucesso

[ratemypost]

  • sergio ney brasileiro disse:

    Alem de seguir todos conselho so vai sobreviver se for socio de medico ou faz optometria no Mercado optico so vai ficar as rede de fraquia ou a Ótica professional que faz tudo de optica inclusive a refracao

    • Welington disse:

      Sim hoje ter um oftalmologista ou optometrista é importante mas tem que tomar cuidado pois pela legislação vigente é proibido ter um deles na loja, pois um oftalmologista próximo pode denunciar a sua loja e vc já viu.

  • Simone Teodosio disse:

    Olá,vcs tem idéia de qual é o investimento inicial para este ramo? Um pequeno negócio sem laboratório de montagem.

    • Evellyn Emidia disse:

      Oi Marcos, ficamos felizes que tenha gostado. Continue nos acompanhando, pois toda semana tem novidade no Blog! =D

  • MAURO SOARES disse:

    Pretendo posteriormente abrir uma ótica, por isso aproveito as dicas bem interessantes, quanto à abertura. Gostaria também de receber sempre informações a respeito desse negócio.

    • Evellyn Emidia disse:

      Oi Mauro, que bom que o nosso conteúdo têm contribuído para você entender melhor o mercado. Continue nos acompanhando pois toda semana tem conteúdo novo. Recomendo também que acesse também a nossa biblioteca de materiais exclusivos para gestão de óticas. Clique aqui para conferir! =D

  • estou fazendo uma plano de planejamento para um ótica e gostaria de obter informações sobre o mercado e sobre sistemas de gestão …obrigado

    • Evellyn Emidia disse:

      Oi Marta, ficamos felizes que têm acompanhado o nosso Blog! Separei um material que pode te apoiar na gestão da sua ótica: E-book Como Montar uma Ótica de Sucesso

      Além desse material, sugiro também que procure o SEBRAE da sua região. Eles poderão instruí-la sobre os cursos de capacitação da área.
      Também continue nos acompanhando, pois sempre tem novidade por aqui. Abraço!

  • Meu pai possui 40 anos em experiências no ramo de óculos, lentes e armações. Entende tudo, portanto. Aproveitando esse vasto conhecimento e experiência no ramo, ele está pensando em abrir uma ótica simples. Será que dá pra começar algo em torno de 5 à 10 mil?

    • Evellyn Emidia disse:

      Oi Renan, o valor de investimento inicial irá variar de região para região. Por isso, sugerimos que você faça um plano de negócios para estimar se esse valor será suficiente no início de acordo com a sua localidade. 😉

  • ANDRE BARBOSA disse:

    Muito boa as dicas, estou inaugurando meu 1º negócio após as excelentes dicas da SSotica que me motivou a dar o primeiro passo. Como amo muito o que faço escolhi com facilidade o nome de minha loja, trabalho no ramo a um bom tempo e agora chegou a hora de abrir a minha própria ótica que se chama ÓTICA LOVE. Obrigado a SSOTICA que foi fundamental em minha decisão e tenho certeza que terei muito sucesso !

    • Evellyn Emidia disse:

      Oi André, ficamos felizes que o nosso conteúdo tem sido útil para a formação do seu negócio. Continue contando conosco para montar e levar a Ótica Love para outro patamar. 🙂

    • Thaís Fernandes disse:

      Oi, Miqueas! Recomendamos que você procure o sindicato da sua região para que eles te auxiliem quanto as normas específicas para sua cidade. 🙂

  • Tiago Cesar disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de informações a respeito de custos iniciais para ótica. estou ja em fase de reforma da loja e ela tem apenas 30 metros quadrados. Mas sei que quero ter a ótica e inclusive trabalhar com o SSotica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>