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Visagismo e colorimetria: como aplicar essa estratégia nas vendas da sua ótica

Visagismo e colorimetria: como aplicar essa estratégia nas vendas da sua ótica

4 min de leitura

O que é visagismo no ramo óptico?

O visagismo é um conjunto de técnicas aplicadas com o objetivo de auxiliar nas mudanças no cabelo e escolha de roupas, acessórios e maquiagens de forma que ajudem a realçar a beleza natural de uma pessoa. Nesse sentido, a ideia é minimizar a aparência de imperfeições e valorizar os traços do rosto. 

Ao mesmo tempo, a abordagem também trabalha com características psicológicas, colaborando para que o indivíduo consiga transmitir a sua personalidade por meio de seu visual. 

No ramo óptico, a prática se concentra em contribuir para a escolha de óculos, armações e lentes que melhor se adaptam ao formato do rosto de um cliente, levando em conta as suas características faciais gerais e estilo pessoal.

Assim, com a aplicação dessas técnicas, o consumidor adquire um óculos que vai além de apenas corrigir os problemas de visão, mas também acentua a sua beleza facial, tornando o item um aliado no complemento de sua aparência.

O que é colorimetria no ramo óptico?

A colorimetria é o processo de utilizar as cores de modo que ajude a melhorar a aparência estética de uma pessoa. Essa prática serve como auxílio para escolha de cor de cabelo, maquiagens, bijuterias e outros acessórios. 

No caso do ramo óptico, a análise da coloração pessoal tem por objetivo identificar quais são as cores de armações, lentes e outros produtos que mais favorecem o indivíduo, considerando a cor dos olhos, cabelo e tom de pele. 

Dessa forma, as cores são usadas de maneira estratégica para disfarçar algumas imperfeições, como manchas de pigmentação na pele, olheiras e marcas de expressão facial. 

Mas como funciona na prática o uso do visagismo e colorimetria em óticas? Descubra como adotar essas técnicas no dia a dia de sua loja e contribuir para o aumento no número de vendas. 

Exemplos de uso de visagismo e colorimetria em óticas

Dentre os principais modos de utilizar essas abordagens em óticas, está incluído o auxílio na escolha da armação ideal para óculos tanto de grau como de sol. 

Nesse caso, é possível analisar qual é formato do rosto do cliente e, com base nisso, sugerir modelos de armações que harmonizem as expressões faciais, por exemplo:

  • Redondo: armações retangulares, em linhas retas, ajudam a alongar a face e diminuir a aparência arredondada;
  • Quadrado: armações redondas ou ovais suavizam o contorno facial, quebrando o aspecto das linhas angulares muito marcadas; 
  • Diamante: armações do tipo ovais contribuem para o realce das maçãs do rosto, tornando o visual mais harmônico; 
  • Oval: considerado o tipo mais democrático, cai bem com qualquer tipo de armação. Porém, é importante ter cautela com as que sejam muito largas para não esconder demais o rosto; 
  • Entre outros. 

Já a colorimetria é de grande ajuda para auxiliar na escolha de tons para armações que realcem a beleza natural do cliente, levando em conta as cores do cabelo, olhos e pele. Dividimos em 3 categorias: 

  • Quente: são aquelas que a tonalidade de fundo é mais amarelada ou esverdeada, normalmente, ao tomar sol a aparência fica bronzeada. Em geral, combinam com armações que mantenham a profundidade quente, como marrom, âmbar e dourado;
  • Fria: o tom de fundo é mais rosado ou avermelhado, geralmente, a pele fica queimada ao se expor ao sol. As armações mais indicadas são as que possuem tonalidades frias, como prata, azul, verde e o preto; 
  • Neutra: são as peles que ficam entre as duas classificações anteriores, apresentando características de ambas. Nesse caso, combinam com uma variedade muito ampla de cores, indo desde tons frios até quentes. 

Esses princípios da análise de coloração pessoal também podem ser úteis para ajudar a pessoa na escolha de lentes de contato coloridas, proporcionando maior naturalidade. 

Além disso, ao trabalhar com visagismo e colorimetria, sempre é importante avaliar o estilo pessoal do cliente. Afinal, a ideia é oferecer opções que mantenham a personalidade do indivíduo e proporcionem um alinhamento adequado entre a sua aparência e o que deseja comunicar para os outros. 

 

Quais os impactos do visagismo e colorimetria nas vendas da ótica?

O visagismo e a colorimetria são técnicas com capacidade de aumentar a probabilidade de fechamento de vendas e contribuir para a satisfação do consumidor. Veja 3 benefícios que a sua ótica pode adquirir por adotar o uso dessas estratégias no dia a dia. 

 

1- Experiência de compras

Em primeiro lugar, treinar os vendedores para aplicarem as abordagens do visagismo e colorimetria durante o atendimento torna a experiência do cliente mais positiva. 

Isso acontece porque o consumidor tem a percepção de que a ótica está demonstrando interesse , buscando oferecer a melhor solução para o seu problema . Assim, a tendência é que amplie o número de vendas finalizadas. 

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 91% dos consumidores afirmaram que a experiência é um fator importante ou muito importante na decisão de compra. Além disso, 81% disseram que “gastam mais em empresas que lhes proporcionam uma boa experiência”. 

 

2- Fidelização de clientes

Outro benefício do visagismo e colorimetria , é o aumento da satisfação do cliente com a venda devido a recomendação de produto ter base técnica. 

Desse modo, quando for efetuar uma nova compra é mais provável que a pessoa primeiro retorne à loja, uma vez que anteriormente um item adquirido na ótica trouxe resultados agradáveis. 

 

3- Aumento do ticket médio

Por último, o uso do visagismo e da colorimetria contribui o aumento do ticket médio das vendas. Como assim? Bem, ao aplicar essas técnicas, você tem a oportunidade de aumentar a percepção de valor do cliente tanto sobre o produto como também sobre os serviços da ótica. 

Como consequência disso, os consumidores ficam dispostos a gastar um valor mais alto com os produtos do comércio. Nesse caso, eles não estão adquirindo apenas um óculos, mas sim uma solução completa e personalizada para as suas necessidades.

Porém, para aproveitar de maneira mais profunda esses e outros benefícios, é interessante investir em um sistema de gestão em óticas,  como o ssOtica, para ajudar na análise e planejamento estratégico, aplicando juntamente com a estratégia de visagismo e colorimetria. 

Só para exemplificar, o programa permite fazer o acompanhamento do histórico de vendas em poucos minutos. Assim, é possível coletar informações sobre as características dos produtos mais vendidos, facilitando a construção do mix de itens ofertados pela loja de acordo com as tendências de saídas. 

Além disso, o sistema também auxilia na manutenção do relacionamento com os clientes antigos. Por exemplo, existe a possibilidade de identificar aqueles que estão com receitas vencidas e enviar mensagens incentivando novas compras e oferecendo artigos que sejam similares aos adquiridos antes. 

 

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