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Dicas para definir o mix de produtos da sua ótica

4 min de leitura

Ter um bom mix de produtos da sua ótica pode impactar no resultado das vendas e é por isso que é tão importante descobrir e ter os produtos certos para o seu público no seu catálogo

Sim, existem muitos produtos e marcas, o que torna a escolha um desafio. No entanto, a diversificação de itens contribui com o aumento do faturamento e pode ser uma medida estratégica em tempos de crise, o que traz mais competitividade para o seu negócio. 

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre o conceito de mix de produtos e conferir algumas dicas para definir o mix que vai trazer mais valor para os seus clientes e potencializar as suas vendas. Boa leitura!

 

Afinal, o que é mix de produtos?

Mix de produtos é uma estratégia de marketing cujo objetivo é selecionar as melhores opções de produtos que uma empresa coloca à venda de acordo com o seu público e as oportunidades de negócios. 

Na explicação dos renomados autores Philip Kotler e Gary Armstrong, no livro “Princípios de Marketing”, o mix de produtos tem quatro atributos, sobre os quais vamos falar a seguir.

  • Abrangência: 

Refere-se às diferentes linhas de produtos que uma empresa ou marca produz. Exemplo: a marca de acessórios e roupas de luxo do premiado designer Michael Kors – que dá nome à grife – possui em seu portfólio linha de roupas, calçados, bolsas, relógios, perfumes e óculos. 

  • Extensão

É o número total de itens que compõem o mix de produtos. 

  • Profundidade

Trata da diversificação de itens dentro do mesmo produto, ou seja, da linha de produto ofertada. A linha de óculos da modelo brasileira Ana Hickmann, por exemplo, tem armações em diversos formatos e modelos para sol e grau. 

  • Consistência

É a relação entre as diversas linhas de produtos em termos de uso final pelo consumidor, canais de distribuição e outros critérios. 

Como a definição do mix de produtos impacta as vendas?

A definição correta do mix de produtos possibilitará à ótica atender mais clientes e também alcançar uma parcela de mercado maior, expandindo assim os negócios

Primeiro, com mais opções disponíveis para vender na loja, mais clientes poderão ter suas necessidades e desejos atendidos. Logo, aumentam as chances de fechar mais vendas, além de refletir na  fidelização dos clientes.

Da mesma forma que a ampliação da oferta de produtos é um atrativo para a loja, ela pode gerar aumento da demanda por despertar o interesse de novos consumidores. Uma vantagem competitiva para se manter à frente da concorrência.

 

Entenda os sinais para saber se o mix de produtos está bom ou ruim

Planejar a revisão do mix de produtos de tempos em tempos também faz parte da estratégia. Ao fazer isso, o gerente pode avaliar se há necessidade de mudanças no portfólio. 

Para isso, é fundamental analisar os números da loja e levantar informações de venda, estoque e compras para identificar se o mix está bom ou ruim. Contar com um software de gestão, como o ssOtica, pode otimizar esse processo e eliminar o trabalho manual. 

Veja alguns pontos que você pode avaliar:  

  • Quais produtos e modelos estão vendendo mais?
  • Quais itens estão em baixa e com estoque parado? 
  • Os clientes estão comprando mais de um produto?
  • Os itens oferecidos têm relação entre si e garantem uma identidade à ótica? 
  • Quais são as novidades do mercado? 

 

5 dicas para definir melhor o mix de produtos da sua ótica

Para montar o mix de produtos mais adequado para a sua ótica, é importante considerar alguns fatores, como o público-alvo, a região da loja, períodos sazonais, entre outros.

Confira a seguir 5 dicas que preparamos para te ajudar nessa definição.

1. Conheça a fundo o perfil do consumidor

Compreender os desejos e as dores dos seus clientes atuais e do público-alvo é fundamental para entender a motivação e os interesses por trás de uma compra. Dessa forma, é mais fácil escolher os itens que farão mais sucesso no portfólio da ótica.

 

2. Considere a localização da loja

O local onde o estabelecimento está situado pode impactar no tipo de produto mais adequado para o negócio. Em regiões mais quentes, pode ser interessante ter mais modelos de óculos de sol, buscando variar em designs, marcas e tendências para atrair o público. Assim como em locais com uma maior população idosa, que costuma fazer uso de óculos de grau, é interessante ter mais opções desse tipo de produto.

 

3. Organize o espaço para apresentação dos produtos

A vitrine deve apresentar a variedade que a loja possui e dar destaque aos produtos mais procurados pelos consumidores. A organização e a limpeza do ponto de venda também impactam na visibilidade do produto.

 

4. Preste atenção na sazonalidade

É fundamental acompanhar os acontecimentos e estar preparado para as datas comemorativas ou importantes do calendário do varejo. Para cada período, é importante avaliar se será feita uma mudança temporária ou mais prolongada, para então investir na troca do estoque e buscar inovações.

Natal, Dias das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia do Consumidor e Black Friday são alguns exemplos de datas que geram mais oportunidades de vendas. 

Para fugir da crise e observando uma oportunidade em decorrência da pandemia, algumas óticas passaram a investir em soluções inovadoras de acordo com a demanda, mostrando a importância de saber o momento de ampliar o mix. Um exemplo são flanelas especiais para desembaçar as lentes dos óculos que ficam embaçadas por causa do uso das máscaras. 

 

5. Observe a concorrência

Um caminho para conhecer mais sobre o comportamento dos consumidores e identificar tendências é estudar os seus concorrentes. Aqui a ideia não é copiar o que outra ótica está fazendo, mas avaliar o que está dando certo, bem como o que pode estar dando errado e, dessa forma, encontrar lacunas no mercado

A variedade de itens e a venda de produtos pensados para atender o perfil do seu público mostram a vontade de servir o cliente com o que há de melhor. Por outro lado, um mix de produtos inadequado pode impactar negativamente na imagem da loja e afetar sua posição no mercado. 

Portanto, apostar na estratégia de mix de produtos é buscar se destacar em um mercado competitivo e encantar os clientes

Para mais estratégias de marketing e vendas, confira este conteúdo:

Guia prático de promoções e ações de marketing para óticas

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