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Como organizar sua ótica para vender na Black Friday? 

5 min de leitura

Será que a sua ótica está preparada para a Black Friday? A data já se tornou essencial para o comércio brasileiro, sendo uma ótima chance de tentar fechar mais vendas e ampliar o lucro do negócio. 

Porém, não adianta começar a pensar nisso apenas na última semana de novembro. Para ter sucesso nas vendas, é preciso preparar a sua loja para ter condições atrativas aos compradores, mas sem comprometer seu financeiro.

Em vista disso, veja neste post, 8 dicas para deixar a sua ótica pronta para esse período. Mas, primeiro, saiba quais são as tendências de consumo para a Black Friday de 2023.

O que esperar da Black Friday em 2023? 

De acordo com a “Pesquisa de intenção de compra da MField”, 32,2% na população pretende comprar na Black Friday 2023.

Além disso, a pesquisa ainda aponta que 71% gostam quando tem atendimento multicanais, ou seja, tanto loja física quanto virtual.

No ano passado, 43,4% compraram durante a data. Já neste ano, 75,6% pretendem fazer compras. Quando questionados sobre o canal escolhido para isso, 56,7% citaram lojas online; 18,6% lojas online e físicas e 3,9% exclusivamente em lojas físicas.

Ainda segundo a pesquisa, segue alguns dados relevantes:

  • 53,6% acreditam que os descontos da Black Friday não são verdadeiros e significativos
  • 91,6% acreditam que preços e promoções são também o fator principal na hora de decidir onde efetuar a compra
  • 25% pretendem gastar entre R$ 151 e R$ 300
  • A principal forma de pagamento deve ser o cartão de crédito (76,9%), seguida pelo Pix (49,1%).

 

Sendo assim, esses dados revelam que há um excelente potencial de aumento de vendas para a sua ótica nesse período que não pode ser desperdiçado. Porém, é importante que o seu negócio esteja pronto para atrair os clientes. 

Como preparar a sua ótica para vender na Black Friday?

Para que a sua ótica consiga colher os  benefícios proporcionados pela Black Friday, é necessário se preparar adequadamente para as vendas nessa data. Como fazer isso na prática? Confira 8 dicas! 

1- Prepare a estrutura da loja

É provável que a loja receba um maior número de clientes do que o habitual durante o mês de novembro, em especial, no dia da Black Friday. Porém, é essencial preparar a estrutura do comércio para oferecer um certo conforto aos clientes, por exemplo:

  • Ampliar o número de cadeiras;
  • Melhorar a ventilação; 
  • Disponibilizar um bebedouro; 
  • E assim por diante. 

Lembre-se de que o conforto influencia o humor das pessoas e alguém mal-humorado tem a tendência de ver defeitos em tudo. Assim, é menos provável que a compra seja concretizada.  

2- Faça um levantamento do seu estoque

Um aspecto que merece destaque é o controle do estoque, sendo fundamental fazer um bom levantamento para decidir o que colocar em promoção na Black Friday e garantir que o item tenha quantidades suficientes armazenadas

Por exemplo, analise quais foram os produtos mais vendidos nos últimos meses, isso vai ajudar a calcular o número que precisa ter na loja. Além disso, verifique alguns produtos que já estão há muito tempo parados em estoque na loja e tente fazer uma promoção atrativa. 

É claro que gerenciar o estoque e as vendas pode consumir muito tempo se for feito manualmente. Por isso, a dica é que você invista em um sistema de gestão, como o ssOtica. Dessa forma, todos os dados podem ser consultados com apenas alguns cliques. 

3- Decida qual tipo de promoção oferecer

Outro ponto de atenção é estipular quais vão ser os tipos de promoção ofertados na Black Friday em sua ótica. 

Nesse sentido, é preciso levar em consideração aquilo que você acredita que poderia atrair os clientes para sua loja. Porém, também é necessário avaliar o que a ótica realmente tem condições de fazer, já que a ideia não é ter prejuízo, mas sim aproveitar a ocasião para dar um up nas finanças. 

Aprenda mais no e-book: “Como saber o lucro das promoções?”.

Veja alguns exemplos de promoções que você pode aplicar: 

  • Descontos agressivos: oferecer um percentual de abatimento bem mais alto em alguns produtos específicos; 
  • Descontos progressivos: aumentar o percentual de desconto se a pessoa levar a partir de 2 ou 3 itens, ou estipular um valor mínimo de compra para receber descontos mais altos;
  • Combos: montar alguns kits de produtos e oferecer o conjunto a um preço mais barato do que se cada artigo fosse comprado individualmente;
  • Serviço adicional agregado: proporcionar que o cliente receba algum serviço extra ao efetuar a compra, por exemplo, manutenção e limpeza grátis.

4- Defina formas de pagamento

Depois de escolher as promoções da Black Friday, é hora de definir as formas de pagamento. Nesse caso, se possível, o ideal é facilitar para o cliente, oferecendo diferentes meios e condições, como:

  • Parcelamento em mais vezes sem juros no cartão; 
  • Oferta de crédito por meio de carnê;
  • Redução do valor mínimo de entrada; 
  • Desconto adicional para PIX ou à vista; 
  • Entre outros.

Nesse caso, o ssOtica também pode ajudar sua loja, já que o programa permite que você configure promoções de acordo com o meio de pagamento. Além disso, é mais fácil conferir quando um determinado valor realmente entrar em caixa. 

5- Prepare sua equipe de vendas

Com o objetivo de aumentar as vendas durante a Black Friday, é essencial ir além dos descontos, garantindo a oferta de um bom atendimento ao cliente.

É importante ter em mente que a sua ótica não vai ser a única a trabalhar com promoções nesta data. Então, o que talvez faça a grande diferença é treinar os vendedores para atenderem de forma eficaz, reforçando as boas práticas e técnicas de negociação. 

Além disso, é válido destacar que o ideal é que a conclusão do atendimento seja ágil e rápida. Hoje em dia, muitas pessoas têm pressa e não querem mais passar horas esperando em uma fila para conseguir comprar algo, a demora pode fazer o cliente desistir e ir embora. 

Nesse sentido, usar um sistema de gestão próprio para óticas, como o ssOtica, pode agilizar o atendimento, já que os dados dos clientes, formas de pagamentos e promoções fica tudo unificado em um só local, sendo atualizado em tempo real. 

6- Planeje suas campanhas

O planejamento de campanhas é um fator fundamental para determinar o sucesso da sua promoção de Black Friday, uma vez que isso permite estabelecer um alvo e o melhor caminho para alcançá-lo. Portanto, crie um plano que ajude a definir: 

  • Produtos participantes; 
  • Perfil de cliente;
  • Canais de comunicação; 
  • Disponibilidade de investimento; 
  • Meta de retorno financeiro.

Além disso, não se esqueça de aproveitar o mês de novembro para fidelizar os clientes antigos por criar ofertas específicas voltadas para esse público. 

Se quiser simplificar todo esse processo e automatizar suas campanhas, o ideal é investir em um software de gestão para óticas. Com o auxílio do ssOtica na Black Friday, você consegue gerenciar várias campanhas ao mesmo tempo dentro do programa. 

Também, pode integrar o sistema com os meios de comunicação com o cliente, criando campanhas automáticas por meio do WhatsApp ou SMS

 7- Invista na sua vitrine 

Em boa parte dos casos, o primeiro contato do consumidor com a promoção de Black Friday vai acontecer por meio da vitrine. Assim, pode ser que a pessoa passe em frente ao comércio, visualize os preços e os produtos expostos com o intuito de decidir se vale a pena entrar na loja ou não. 

Por isso, invista em uma vitrine bem apresentável, que seja limpa e organizada. Coloque enfeites que destaquem que a ótica está em promoção de Black Friday e deixe os descontos bem sinalizados. Além disso, pense no tipo de cliente que você quer atrair e exponha produtos que vão chamar a atenção desse público. 

Saiba mais sobre isso no livro digital: “8 segredos infalíveis para a decoração da sua ótica”.

 8- Não tente enganar seu cliente

Por último, não tente enganar o seu cliente. Hoje, o consumidor é atento e tem o costume de pesquisar preços antes da Black Friday. Por isso, ele provavelmente vai perceber se você maquiar o valor dos produtos, ou oferecer o preço pela “Metade do dobro”, praticando a popular “Black Fraude”

Os reflexos desse comportamento podem se estender para os meses à frente e causar danos irreversíveis, visto que o cliente pode perder a confiança na marca e não fazer compras no negócio em outros períodos. 

Mesmo que você tenha que receber um lucro um pouco menor, prefira a honestidade, isso pode trazer resultados positivos que vão proporcionar rendimentos além desta data. 

Então, agora é só seguir essas 8 dicas para conseguir planejar e executar uma promoção de Black Friday de sucesso. Para ajudar nesse processo, você pode contar com o auxílio do ssOtica. Veja algumas das funções do sistema

  • Emissão de nota fiscal;
  • Análise de risco de crédito;
  • Emissão de carnê para crediário; 
  • Gestão de estoque; 
  • Controle de entradas e saídas do caixa;
  • Integração com WhatsApp; 
  • E muito mais!

Que tal saber mais detalhes sobre as vantagens desse software? Faça um teste gratuito com o ssOtica!

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