Blog ssOtica para óticas

Como usar o ssOtica para impulsionar suas vendas na Black Friday

4 min de leitura

Já faltando pouco tempo para a data, muitas empresas do varejo já começaram a se preparar para a Black Friday. Afinal, para colher bons resultados no futuro, é fundamental começar a colocar as estratégias de vendas em prática o quanto antes. Porém, nem sempre os gestores conseguem se organizar da melhor forma para aproveitar essa data. 

Mas você sabia que um sistema de gestão específico para óticas pode ser a chave para resolver esse problema? A seguir vamos mostrar como você pode usar o ssOtica para impulsionar suas vendas durante a Black Friday. Confira!

Baixe nosso checklist exclusivo e não erre na Black Friday da sua ótica

A importância da Black Friday para as vendas

Desde 2010, ano em que a Black Friday foi inserida no calendário brasileiro, todas as edições apresentaram resultados surpreendentes. Tanto em número de vendas quanto em relação à conquista de novos clientes, a data acabou se tornando uma das mais importantes para o comércio brasileiro. 

Em 2020, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o fim de semana do evento movimentou cerca de R$5 bilhões no país. O valor, que é 31% maior quando comparado ao mesmo período de 2019, mostra que mesmo em períodos adversos, a Black Friday continua despertando a atenção e o desejo dos consumidores no país.

E para 2021 a expectativa é que esses números cresçam ainda mais. Isso porque uma pesquisa realizada pela Méliuz mostrou que 71% das pessoas consultadas disseram que pretendem realizar alguma compra no evento deste ano. Portanto, para quem deseja aumentar as vendas da ótica e conquistar novos clientes, essa data será a oportunidade perfeita. 

E fica aqui uma dica valiosa: segundo o mesmo estudo divulgado pela Méliuz, economia deve ser a palavra de ordem da Black Friday. Cerca de 60% dos entrevistados responderam que o melhor preço será considerado o decisivo na hora de escolher onde comprar. Logo, se preparar para oferecer produtos com preços atrativos para o consumidor pode ser uma estratégia interessante para essa data.

Como o ssOtica te ajuda a vender mais

Ao adotar o ssOtica como sistema de gestão da sua loja, você tem a chance de se preparar melhor e, consequentemente, vender mais durante a Black Friday. Quer entender como isso é possível? Então confira a seguir como a plataforma pode dar uma ajuda especial nesse período. 

Melhor controle sobre estoque

Ter controle sobre o estoque é importante em qualquer época do ano, mas na Black Friday isso pode determinar o sucesso ou o fracasso na sua loja. Já pensou em colocar em promoção uma linha de produtos que você tem poucas peças de reposição? Ou não perceber peças que estão paradas e deixar de aproveitar a data para fazer um giro dessas mercadorias? 

Com o ssOtica as chances de situações como essas acontecerem são mínimas. Afinal, o sistema permite fazer um controle rigoroso de tudo que entra e sai da loja. Logo, você vai conseguir saber se será preciso reforçar o estoque de um determinado tipo de armação, por exemplo. Ou ainda definir estrategicamente a porcentagem de desconto baseado no que tem saído mais ou menos nos últimos tempos.

Mais liberdade para planejar descontos

Por ser um evento com alta demanda, muitas empresas acabam oferecendo descontos e promoções sem qualquer tipo de planejamento. Com isso, ao invés de impulsionar os resultados durante a Black Friday, essas lojas acabam comprometendo suas margens de lucro e aumentando as chances de prejuízo. 

Mas com o fluxo de caixa e relatórios gerenciais do ssOtica, você reduz o risco disso acontecer na sua ótica. Isso porque ele facilita o trabalho de planejamento, que é tão importante para ter sucesso nessa data. 

Você vai conseguir definir, por exemplo, promoções atrativas que não prejudicam o caixa. Também é possível criar planos de comissionamento para os vendedores específicos para o momento e determinar de forma estratégica a verba destinada para as ações de marketing e divulgação do evento. Dessa forma, você prepara a estrutura da sua loja para atender a demanda, mas sem comprometer o lucro do negócio. 

Ações de marketing

Manter os dados dos consumidores atualizados é fundamental para qualquer ação de marketing bem sucedida. Afinal, como você vai conseguir falar com o seu público se não tiver essas informações em mãos? Nesse sentido, o ssOtica é considerada uma ferramenta completa. Isso porque ele conta com funcionalidades destinadas tanto para o cadastro quanto para a comunicação com os clientes. 

Já pensou em mandar mensagens de texto ou WhatsApp para o seu público informando sobre as promoções especiais da Black Friday? Pois bem, graças a funcionalidade de envio de SMS e envio de mensagens por WhatsApp no sistema, você conseguirá se comunicar com os consumidores de forma mais próxima e direta.  

Para te ajudar nessa missão, baixe nossas peças exclusivas pra divulgar a Black Friday na sua ótica.

Vender mais com segurança

Vender com segurança é uma grande dificuldade para os donos de ótica. E na Black Friday essa dor pode ser ainda maior, visto que a tendência é ter mais pessoas comprando na loja. Mas com o ssOtica na sua loja, você pode contar com soluções que ajudam a amenizar esse tipo de problema. 

A plataforma permite fazer análises inteligentes de crédito para novos clientes, ajudando a reduzir o risco de inadimplência. Além disso, para quem deseja oferecer novas formas de pagamento, também é possível criar um sistema de crediário próprio da loja. Por fim, você também pode emitir suas notas fiscais sem precisar de programas adicionais, o que facilita e muito a realização dessa tarefa. 

E então, viu só como o ssOtica pode ajudar a sua ótica a vender mais na Black Friday? Você conseguirá se preparar de maneira muito melhor para fechar o ano com chave de ouro. Por isso, conheça o nosso sistema e faça um teste gratuito para ver todas essas funcionalidades na prática!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>