Blog ssOtica para óticas

4 vantagens da análise de crédito automatizada em óticas

3 min de leitura

A tecnologia trouxe muita evolução para a gestão profissional das empresas. Mas muitas óticas ainda realizam a análise de crédito de forma manual e subjetiva, ao invés de contar com uma análise de crédito automatizada.

Nesses casos, os limites de crédito concedidos para os clientes não seguem critérios tão objetivos. Isso faz com que a saúde financeira da loja fique exposta à sérios problemas. Um exemplo disso, é o alto índice de inadimplência. Por isso, é fundamental investir em novas ferramentas para que a sua loja fique mais segura.

Sendo assim, uma das formas de reduzir os erros na sua ótica, é investir na análise de crédito automatizada. Dessa forma, você irá evitar com que a estabilidade e o crescimento da sua loja sejam prejudicados.

Então, conheça a seguir 4 vantagens de usar a automação para conceder crédito aos clientes que solicitam compras à prazo!

1 – Agilidade no processo de análise de crédito

A agilidade é com certeza uma das maiores vantagens que os sistemas entregam. Uma vez que todas as informações necessárias para o processo de análise de crédito estão centralizadas em um único lugar.

Com isso, a realização da análise deixa de ser algo complexo e se torna muito mais rápido e preciso.

É importante ressaltar que a lentidão desse processo não favorece a ótica. Uma vez que ele exige paciência do cliente. Porém, nem sempre o dono da loja pode contar com isso. O mercado está cheio de concorrentes e o seu cliente pode encontrar em outra ótica um processo mais rápido. 

Portanto, não se pode negar a importância da agilidade que a análise de crédito automatizada traz para as óticas. Isso porque ela não realiza apenas diagnósticos e resultados relacionados à liberação de crédito. Esses sistemas também contribuem com sugestões de limites e classificações de perfis de clientes.

Assim, é possível realizar a análise de várias solicitações de compra no crediário em um único dia de forma confiável.  

2 – Gestão integrada

Outro benefício da análise de crédito automatizada é a integração com diversas fontes de informações de uma única vez. Ter esse tipo de gestão integrada, faz com que os sistemas entreguem análises seguras e que te ajudarão a manter a saúde financeira da sua loja.

Informação de cadastro, situação do cliente no mercado, entre outros, são alguns critérios que você pode consultar em tempo real.

Com isso, a análise além de mostrar um amplo cenário sobre o cliente, também entrega dados confiáveis e que são capazes de reduzir o risco de não recebimento das vendas realizadas no crediário.  

3 – Redução do risco de inadimplência

A inadimplência é um dos maiores desafios que uma ótica pode enfrentar. De acordo com a Serasa Experian, em junho de 2018, mais de 61 milhões de consumidores estavam inadimplentes no Brasil. Esse é o maior índice já registrado desde que o órgão começou a fazer esse tipo de levantamento.

Além de causar desequilíbrio no fluxo de caixa, a inadimplência interfere de maneira negativa na manutenção e expansão dos negócios. Nesse sentido, a análise de crédito automatizada se torna um item fundamental. Justamente para fazer com que esse cenário de risco esteja bem longe da sua loja.

Na automação, o sistema seleciona e cruza uma série de informações do cliente. Ao final do processo, ele gera um resultado confiável e baseado em estatísticas.

Dessa forma, o dono da ótica se sente mais seguro. Além disso, as chances desse consumidor se tornar inadimplente são reduzidas. Pois o sistema apresenta sugestões de limites de crédito que podem ser liberados para cada cliente que solicita uma compra à prazo.

4 – Aumento da produtividade e redução de custos

Ao deixar de fazer uso da análise de crédito manual, a sua ótica pode conseguir reduzir custos. E ainda ganhar em produtividade e agilidade.

Isso acontece porque as etapas desse tipo de trabalho são longas e exigem muito de quem as executa. Além disso, em um processo manual, é impossível fazer mais de uma análise ao mesmo tempo.

Por isso, ao adotar a automação, é possível conseguir otimizar o método e o tempo de análise de crédito. Outro ponto positivo dos sistemas de automação é o fato de permitirem a realização de muitas análises no mesmo dia. Dessa forma, você consegue aumentar o número de vendas da loja.

Conclusão

E então, gostou de conhecer as vantagens que a automação da análise de crédito podem trazer para a ótica? Com o ssOtica você tem acesso à ferramenta de análise inteligente e muitos outros recursos que irão facilitar a gestão da sua loja.

[Banner_Trial_Demonstracao_Gratuita]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>