Blog ssOtica para óticas

Vitrine Online - Coloque sua ótica no mundo digital

Vitrine Online: Coloque sua ótica no mundo digital

4 min de leitura

Você já ouviu falar que o mundo se tornaria digital e que você faria praticamente tudo pela internet? Provavelmente sim. E alguns anos atrás diríamos que isso era ficção, mas hoje sabemos que é realidade.

O mundo digital já fazia parte do dia a dia das pessoas e, com a pandemia, ele se tornou ainda mais presente. Por isso é importante que sua ótica também esteja nele. Afinal, se as pessoas estão online, por que não colocar sua vitrine online também?

Pode ser que você já tenha pensado em fazer algo do tipo, mas acabou desanimando por imaginar ser caro ou que não traria tantos resultados. Mas saiba que ter uma vitrine da ótica na internet pode aumentar suas vendas, facilitar seu pós-vendas e te fazer sobreviver a crises.

Por isso, nesse post falaremos sobre como os brasileiros têm lidado com a internet. Os benefícios em ter uma vitrine online. E como colocar sua ótica nesse mundo virtual de forma simples. Preparado?

O brasileiro e a internet

Como já falamos, as pessoas estão cada vez mais conectadas e os brasileiros não perdem quando o assunto é se conectar.

Segundo estudos realizados em 2019, o Brasil é o segundo país do mundo a passar mais tempo na internet. E em 2018, mais de 70% da população fez uso dessa ferramenta.

Além disso, uma pesquisa feita pelo SPC Brasil mostrou que 86% dos internautas realizaram alguma compra online nos últimos 12 meses. Sendo a maioria das compras em produtos da categoria “vestuário, calçados, acessórios”, onde os óculos estão inclusos.

Principais compras feitas pela internet
Principais compras feitas pela internet | Fonte: Pesquisa SPC Brasil CONSUMO ONLINE 2019

Seja por smartphones ou computadores, os brasileiros estão inclusos no mundo digital e usam esse canal para criar e manter relacionamentos, buscar por informações e entretenimento, comprar e vender produtos e serviços e muito mais.

Sabendo quão conectados somos, fica clara a importância de incluir sua ótica no mundo digital. Existem várias formas para se fazer isso, e ter uma vitrine online é uma delas.

Mas o que é uma vitrine online?

Assim como uma vitrine convencional que você tem sua ótica, a vitrine online é um lugar onde você exibe seus produtos com o objetivo de chamar a atenção dos clientes e gerar vendas. A diferença é que na vitrine online esse lugar não é físico, mas sim virtual.

Dessa forma, é possível que os clientes vejam seus produtos sem que precisem visitar sua loja, permitindo levar sua ótica onde quer que eles estejam. Além disso, com essa ferramenta fica mais fácil divulgar aqueles itens parados no estoque.

Uma vitrine virtual não é necessariamente um e-commerce, ou seja, pode ser que não seja possível o cliente fazer a compra diretamente pela página da vitrina. Mas ela permite que o cliente veja os produtos, suas especificações (como se fosse um catalogo online) e converse com o vendedor.

 

Benefícios de uma vitrine online para ótica

Como dito anteriormente, uma das vantagens em ter uma vitrine online é ter a possibilidade de levar sua ótica até os clientes. Mas não para por aí.

Além desse benefício, essa ferramenta te ajuda a:

  • Divulgar a ótica – com uma vitrine online fica fácil divulgar usa loja na internet, pois basta enviar o link no WhatsApp, por exemplo, que o cliente poderá ver seus produtos;
  • Marcar presença – por ser mais fácil de divulgar e permitir que os clientes vejam sua vitrine a qualquer momento e de qualquer lugar, sua marca é mais vista e por isso é mais lembrada;
  • Vender a distância – ter uma vitrine virtual permite que você crie estratégias para vender a distância de uma forma mais rápida. Por exemplo, você envia sua vitrine de produtos para o Whatsapp do cliente, ele escolhe qual óculos deseja comprar, você acordam uma forma de pagamento (boleto, Picpay, cartão) e entrega para ele.

Em tempos de crises como a que estamos vivendo, onde as pessoas não estão saindo de casa, ter uma vitrine online pode ser a salvação das vendas na sua ótica. Por isso, vamos te contar agora como montar essa vitrine.

Como fazer uma vitrine online

Atualmente existem vários sites e ferramentas que permitem que você crie uma vitrine virtual, algumas gratuitas e outras pagas.

Se sua ótica utilizar o WhatsApp Business, é possível que você crie um catálogo de produtos com imagens e descrições direto no aplicativo. Assim, sua ótica pode ter algo parecido com uma vitrine virtual de forma gratuita.

Exemplo de catalogo no Whatsapp Business
Exemplo de catálogo no Whatsapp Business | Fonte: tecmundo.com.br

Para criar esse catálogo, acesse as configurações da empresa no menu de configurações do WhatsApp Business e clique na opção Catálogo. Depois basta adicionar seus produtos, colocando as devidas informações, e compartilhar seu catálogo durante uma conversa com seus clientes.

Se você utiliza o sistema de gestão para óticas ssOtica, foi lançado recentemente a Vitrine ssOtica. Essa funcionalidade permite que a você escolha alguns dos produtos cadastrados no sistema e os coloque em uma vitrine online, gerando automaticamente um página na internet para você divulgar.

Exemplo de vitrine online ssOtica
Modelo vitrine online ssOtica

Para liberar essa funcionalidade no sistema, basta entrar em contato com alguém do sistema que irão liberar a vitrine online para sua ótica. Se não for cliente, você pode fazer um teste grátis do sistema por 7 dias e experimentar essa funcionalidade.

Além das ferramentas citadas, é possível criar uma vitrine online através de plataformas para criação de sites, como a wix.com, a lojaintegrada.com.br e várias outras que estão disponíveis na internet.

Conclusão: Coloque sua ótica no mundo digital

Como vimos nesse artigo, a internet já é parte da vida dos brasileiros, gerando diversas oportunidades para se relacionar, vender e ajudar os clientes. Independente da forma ou ferramenta que você escolha utilizar, o importante é colocar sua ótica no mundo digital e aproveitar as oportunidades que ele traz.

Então não tenha medo e comece a utilizar em sua ótica esse poderoso meio!

E aí, gostou do conteúdo? Se ficou alguma dúvida deixa nos comentários que tentaremos te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>