Blog ssOtica para óticas

automatizacao-em-oticas-armas-contra-a-crise

5 razões para investir na automatização em óticas

4 min de leitura

A tecnologia está cada dia mais presente no cotidiano das empresas. O mesmo vale para o setor de óticas, que pode ter seus processos internos muito mais eficientes ao contar com um software específico.

A automatização em óticas é hoje mais do que um diferencial. É um recurso essencial até mesmo para se manterem no mercado diante da crise.

A pandemia trouxe mudanças em todos os segmentos da economia em nível mundial. E não foi diferente para o varejo óptico. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), são mais de 80 redes no Brasil se reinventando para atravessar a crise e continuar crescendo.

Entre as estratégias, está aproveitar os benefícios da automatização. Ela gera ganhos em produtividade, para se dedicarem mais ao atendimento online. Desta forma, é possível uma melhor experiência ao consumidor.

Não faz sentido perder tempo com tarefas que podem ser realizadas de forma ainda mais eficiente por um sistema de gestão.  E, assim, liberando os colaboradores das óticas para atuarem de maneira mais estratégica e ampliarem os resultados do negócio.

Para te ajudar a se livrar das preocupações com a crise, este artigo mostra a importância de contar com automatização em óticas.

Confira 5 motivos para investir em um bom software para óticas.

Por que implementar a automatização em óticas?

1. Acompanhe de perto o faturamento da sua ótica

Um sistema de automatização em óticas é essencial para que você acompanhe o faturamento da sua empresa. 
O faturamento é um dos fatores mais relevantes para a gestão de um negócio. Uma vez que ele aponta quanto a empresa está vendendo e o montante que isso representa em dinheiro.

Um software específico para óticas pode te ajudar a comparar o faturamento do seu negócio com a meta planejada para determinado período. Assim, permitindo melhores análises e auxiliando nas tomadas de decisão.

Ao monitorar de perto, é possível saber, por exemplo, quando a receita está abaixo do esperado.

Com este dado, a equipe pode ampliar ações para atrair mais clientes, mudar as estratégias de divulgação, planejar novas campanhas de marketing, entre outras medidas.

2. Controle as despesas da sua ótica

Por meio de um sistema de automatização em óticas, a sua empresa também tem a opção de fazer um melhor controle de despesas. Com isso, ganha-se até mesmo mais eficiência operacional.

Assim, é possível reduzir os custos e, como consequência, aumentar os lucros da sua ótica.

Quando os processos são feitos de forma manual, as tarefas tendem a ser muito mais demoradas, burocráticas e propensas a falhas. Já a automatização garante mais produtividade para a equipe e, com isso, há menos erros e mais qualidade nos processos.

Portanto, com um software de gestão, é possível gerar economia de tempo e dinheiro.

3. Tenha uma gestão mais assertiva

Em negócios em que não há um sistema de automatização em óticas, é comum que os gestores tenham dificuldade em administrar informações. Isto acontece pois não há local centralizado em que dados possam ser armazenados.

Isso causa perda de dados importantes e até mesmo falhas de comunicação que podem ser responsáveis por grandes prejuízos para a ótica.

Um sistema de gestão eficiente evita esse tipo de problema, já que tudo o que você e os seus colaboradores precisam está disponível em um único lugar. Desta forma, evita-se retrabalhos e contribui para uma gestão mais assertiva tanto de dados quanto de pessoas.

Por exemplo, com um software, os dados registrados pelos atendentes referentes a uma venda já vão também para a área administrativa. Em seguida, o sistema já emite a nota fiscal para o cliente e dá baixa no estoque, tornando tudo integrado e eficiente.

4. Tome decisões importantes no momento certo

A tomada de decisões assertivas é um desafio para qualquer empresa. Por isso, é importante contar com uma ferramenta que forneça dados que ajudem a fazer melhores escolhas sobre investimentos, inovação, redução de custos e novos processos, por exemplo. Fazer isso de forma manual não é tão eficiente, uma vez que a gestão fica sem dados para se basear.

Com um bom sistema de automatização em óticas, o gestor pode gerar relatórios, ter acesso a gráficos e analisar informações de maneira muito simples. Assim, ele pode observar indicadores e ter dados exatos para encontrar falhas de modo fácil e tomar as melhores decisões de forma ágil.

5. Faça acompanhamentos diários

Com a correria do dia a dia, nem sempre é possível observar os números diários da ótica. Ou seja, conferir como estão as vendas, prever compras, verificar contas a pagar e a receber, controlar fluxo de caixa, entre tantas outras atividades essenciais ficam de lado.

A automatização em óticas permite que esses acompanhamentos sejam muito mais simples. Com os dados já todos organizados, não há necessidade de buscar informações de forma manual. Dessa forma, são evitados problemas como contas pagas com atraso, erros e desgastes em geral.

Assim, você ganha uma visão ampla da sua ótica, permitindo análises de forma muito mais rápida e com muito menos esforço.

Conheça o sistema ssOtica

Todos esses recursos de automatização em óticas estão disponíveis no sistema ssOtica. O nosso software foi feito de forma específica para o setor, de acordo com todos os desafios que são próprios desse segmento.

Com o nosso sistema, você pode organizar cadastros de clientes e receitas e ter controle total das vendas, do fluxo de caixa e do estoque. Além de evitar problemas fiscais e de inadimplência. 

Então, se você quer ver os seus processos internos funcionando de maneira mais eficiente e possibilitando melhores resultados para a sua ótica, conheça esse sistema.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>