5 Dicas para criar campanhas de vendas em óticas usando envio de SMS

5 Dicas para criar campanhas de vendas em óticas usando envio de SMS

4 min de leitura

Poucos dispositivos tecnológicos alcançaram entre os brasileiros o sucesso que o celular alcançou. Segundo dados da Anatel, existem atualmente mais de 235 milhões de aparelhos móveis ativos no país. Diante de tanto sucesso, cada vez mais as empresas têm utilizado o Smartphone como canal para se relacionar com o cliente. Nesse sentido, o envio de SMS se mostra como uma ação importante, tanto para comunicação quanto para atração de novos clientes e criação de oportunidades de vendas.

O envio de SMS é uma solução simples e que pode transformar o modo como as lojas entram em contato com seus consumidores.

Essa ferramenta é considerada muito eficiente quando o assunto é o alcance. Mais de 90% das mensagens de texto enviadas são abertas e lidas pelos usuários em um prazo de três minutos.

Além disso, outro ponto positivo é o custo. Quando comparado com as ações tradicionais de marketing e vendas, ela apresenta um valor mais baixo e atrativo para o empreendedor.

Portanto, diante desse cenário, o envio de SMS é uma ação com ótimo custo benefício e que pode agregar muito às campanhas de marketing de uma loja.

O uso das mensagens de texto permiti uma comunicação rápida e direta com os clientes, se tornando um catalisador de oportunidades para as ópticas. Isso permite que as lojas despertem interesse de compra em um determinado público-alvo por meio de campanhas com ofertas atrativas.  

Conheça a seguir 5 dicas importantes para criar uma campanha de vendas bem sucedida em sua óptica com base no disparo de mensagens de texto.  

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

1 – Defina bem o seu público

Conhecer bem o cliente da sua loja e saber com quem você está falando é essencial para potencializar as oportunidades de uma campanha de vendas. Isso porque, é através desse conhecimento que se torna possível criar conteúdos que sejam relevantes e que engajem com o seu público-alvo, gerando os resultados esperados.

Por isso, é importante manter sempre a base de dados de clientes da sua ótica atualizada. Informações, como telefone, data da última compra, os produtos e marcas que cada um prefere, entre outras, são determinantes para o sucesso da estratégia de vendas baseada em envios de SMS.

2 – Defina a sua estratégia de oferta

Para que a sua campanha de vendas com base no envio de SMS seja bem sucedida, é preciso contar uma estratégia bem definida e que esteja alinhada com as expectativas e com a realidade da óptica.  

Qual o seu objetivo com essa campanha: gerar vendas em geral ou de um produto em específico? Oferecer descontos em todos os itens da loja ou em uma coleção de uma determinada marca?

Definir claramente qual é a estratégia da campanha que você irá comunicar impactará diretamente nos resultados. Por isso, fique atento quanto às metas da sua ação.

3 – Crie uma mensagem atrativa

Com base na estratégia e nos objetivos já definidos, é importante se preocupar com o conteúdo que será enviado na mensagem de texto.

Boas práticas, como ser sucinto e objetivo na mensagem que será disparada, devem ser levadas em consideração para que o envio do SMS atenda as expectativas da campanha de vendas.

Além disso, como muitas pessoas têm o hábito de ler apenas o início das mensagens, é interessante começar o texto do seu SMS de forma que instigue a leitura pelo cliente. Não é preciso resumir todo o conteúdo logo no início, porém não seja muito vago. 

4 – Tenha atenção com a programação e envio do SMS

Para que a campanha de vendas de uma ótica tenha o resultado esperado, é preciso que as mensagens, de fato, cheguem até os clientes.

Por isso, escolher cuidadosamente o serviço de SMS que será utilizado para o disparo das mensagens é crucial neste processo.

Fique atento quanto a serviços com preços muito baixos, pois eles podem usar meios de qualidade duvidosos que não irão entregar as suas mensagens.

No momento da contratação do serviço também é preciso olhar com atenção para questões como personalização do remetente do SMS e relatórios de entrega. Uma vez que esses fatores que irão garantir o sucesso dessa ação.

Contar com um sistema de gestão para óticas  que ofereça o serviço de envio de SMS é uma ótima maneira de garantir que a eficiência da sua estratégia de campanha de vendas.

Com um software especializado você consegue integrar todas as informações da sua loja e garante o disparo simples e automático das mensagens de texto.

Isso tornando todo o processo mais simples e eficaz. Assim, você só precisa focar em sua estratégia e objetivos e todo o restante do trabalho ficará sob a responsabilidade desse sistema.

5 – Avalie os resultados

Depois de realizado o envio do SMS, é hora de analisar os resultados iniciais da campanha de vendas. Um dos termômetros para avaliar se esses resultados estão dentro do esperado é a relação entre a taxa de entrega e a taxa de abertura das mensagens.

Além disso, observar se houve aumento de demanda e de vendas da oferta que foi divulgada através do SMS também ajuda a entender se o resultado da campanha está dentro do esperado.

Depois de analisar essas informações, você deve se fazer algumas perguntas como: a oferta que foi feita realmente era a mais adequada? Houve algum erro na definição do público-alvo da minha ação? O conteúdo do SMS ajudou a conquistar a despertar o interesse dos clientes?

Ao analisar essas questões, você terá as respostas necessárias para entender o que deu certo e o que pode ser melhorado para as próximas ações de vendas.

E então, gostou deste conteúdo? Está preparado para começar a usar o SMS nas campanhas de vendas da sua ótica?

Para ajudar a torná-lo ainda mais expert neste assunto, confira o nosso ebook com dicas imperdíveis sobre como usar as mensagens de texto na gestão da óptica e fidelizar os clientes da sua loja.

Checklist de disparo de SMS em óticas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>