Como fazer ações de marketing para vender mais na sua ótica?

confira algumas ações de marketing que você pode realizar na sua ótica

Sabe as propagandas que você vê por aí todos os dias? Você sabe a importância que elas têm para os negócios? A propaganda é uma das ações de marketing  que fazem parte da comunicação de uma empresa. Sem o marketing, fica bem mais difícil tornar um negócio conhecido e, consequentemente, um total sucesso.

Se você já investiu em estratégias de marketing na sua ótica, já deve ter percebido o retorno. Mais gente ligando para saber sobre os produtos, novos clientes visitando a loja, mais vendas e um efeito muito positivo em toda a estrutura da sua ótica. Seja na personalização de sacolas e porta-óculos, na parceria com profissionais da área ou na divulgação na mídia, como rádio, carros na rua ou TV. Sua marca precisa chegar até os olhos do público. Eles precisam ver para conhecer. Depois de conhecer, é a hora de relacionar e conquistar seus clientes.

Partindo dessa ideia, listamos um passo a passo e algumas dicas para começar a ações de marketing por aí. Seja para quem já começou alguma estratégia, ou para quem vai começar do zero. O que importa é colocar sua ótica na cabeça das pessoas, alavancando vendas e conquistando mais espaço no mercado. Preparado para as dicas? Vamos lá:

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

#1 – Use a internet a seu favor

As pessoas estão o tempo todo conectadas, seja pelo celular, seja pelo computador do trabalho. E muitas costumam buscar informações e indicações de compra em sites ou nas redes sociais, como Facebook. Por isso, é importante estar atualizado a essas tendências digitais e adequar sua ótica a essa realidade.

Crie um site atual, ou até mesmo abra uma página nas redes sociais. Nesses canais, divulgue conteúdos e promoções que possam agradar seu público-alvo. Assim, você responde a uma demanda no mercado, está ali quando o cliente buscar e ainda pode conquistar novas pessoas por meio de promoções e ações online. O ideal é alimentar esses canais com frequência, pois isso mostra que a sua ótica é atual e disponível.

#2 – Faça anúncios nos jornais ou no rádio

Estar nos canais de informação ajuda sua marca a chegar a mais pessoas. Por isso, aposte em meios de comunicação de massa, como jornais, rádios ou até na TV, para divulgar seus produtos e serviços. Isso porque essas informações atingem as pessoas em situações corriqueiras, mas que pode ser o momento de tomar uma decisão.

Alguns exemplo do alcance dessas ações de marketing são: as pessoas paradas no trânsito ouvindo o rádio ou tomando um café e lendo o jornal. O importante para o bom desempenho do marketing na sua ótica é a marca estar junto das pessoas que possam se interessar por ela.

#3 – Promova ações de relacionamento

Uma das formas de manter o sucesso e alavancar vendas é conquistar ainda mais a confiança dos clientes. Isso pode ser feito de diversas formas. Segundo as premissas do marketing, atrair e conquistar é o caminho para converter uma venda. Por isso, aposte em coisas simples mas que podem fazer toda a diferença para seus clientes, como brindes, presentes em seus aniversários, descontos em datas especiais, promoções com prêmios e benefícios em troca de mais produtos.

Uma ação bem simples mas bastante eficaz é enviar mensagens no dia do aniversário do cliente: isso mostra que você se lembrou e se preocupa. Outra, é ambientar sua loja de acordo com datas comemorativas, oferecendo brindes ou ofertas benéficas para o cliente. Isso ajuda muito.

#4 – Realize campanhas de comunicação

Quando falamos em campanha, sempre vem à mente algo grande, bem estruturado, pensado a longo prazo. Uma campanha de marketing na sua ótica tem essa caraterística. O primeiro passo é pensar no que será o tema do trabalho: uma data comemorativa, o aniversário da ótica ou uma liquidação?

Além de decidir o que irá  direcionar a campanha, é preciso pensar em todos os meios viáveis para divulgar essa ideia: redes sociais, rádio, panfletos nas ruas, banners na sua loja, envio de e-mail marketing e SMS para os clientes, entre outros.

Depois, é importante fazer uma força-tarefa para colocar a campanha em prática e atender os clientes da melhor forma. Assim, eles verão que sua ótica se organiza e pensa de verdade nas ações que coloca em prática. E isso, pode garantir mais um ponto de credibilidade.

#5 – Invista em programas de fidelidade e indicação

Se você cria e mantém um bom relacionamento com seus clientes, nada melhor que usar isso a seu favor. Crie um programa de fidelidade, no qual o cliente ganha brindes ou benefícios a cada compra ou visita. Ao mesmo tempo, incentive a indicação de novos clientes.

Assim você cria uma rede de pessoas que confiam no que sua ótica pode oferecer. Afinal, se alguém gosta muito do seu serviço, vai indicar para outra pessoa, que já vai chegar até você confiando no seu serviço. E quanto mais gente se empenhar e fidelizar à sua ótica, mais vendas e mais vantagens para você.

Coloque essas ações de marketing em prática na sua ótica

Para todos os passos elencados, é preciso organização e análise dos dados que você tem sobre os hábitos dos seus consumidores. Por isso, ter o controle de cada processo da sua loja é fundamental. Registre o cadastro de seus clientes, as suas receitas e preferências. Isso irá ajudá-lo a entrar em contato com ele, seja por por meio de SMS,  telefone ou e-mail.

Monitorando as informações e dados, você pode acompanhar tudo o que acontece em cada ponto da ótica, vendo o que precisa melhorar e quais as oportunidades de ações de marketing você pode explorar para alavancar seu negócio.

E aí, gostou do conteúdo? Não esquece de nos contar o que achou e também se já investe em algumas das ações que citamos acima, nos comentários. Se ainda não planejou as ações para este ano, vamos ajudá-lo nisso. Elaboramos um calendário de ações de marketing para óticas e você pode baixá-lo aqui:

 

Ana Clara

Especialista em marketing digital no ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão exclusivo para Ópticas, que auxilia na organização e gestão da sua loja.

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>