SMS: como usá-lo para fidelizar clientes da sua ótica

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Uma das melhores maneiras de fazer o relacionamento entre sua ótica e seu cliente decolar, é apostar no envio de SMS. Sabe porquê? O motivo é bem simples: as pessoas não se desgrudam mais dos telefones celulares.

E se eles estão próximos o tempo todo, as chances do cliente ver o seu SMS sobre novos óculos ou o vencimento da receita, por exemplo, são bem maiores que a de um e-mail.

Além disso, qualquer celular (simples ou smartphone) recebe notificações de SMS, o que torna uma excelente estratégia de marketing para óticas.

Portanto, se você mantém o cadastro dele atualizado com os números de celulares, você tem uma das melhores armas na mão para atingi-lo e mantê-lo bem próximo de você. Mas, como fazer isso de forma efetiva? Separamos dicas que vão fazer de você um mestre no envio de SMS:

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1 – Atualize os dados do seu cliente

Antes de fazer todo o trabalho, é importante descobrir se você tem todas as informações do cliente da sua ótica atualizadas, como: telefone, endereço, última compra, receita do último óculos, qual a marca ele levou, os produtos que ele prefere comprar, entre outras.

Se você não tem o costume de ter tudo isso atualizado, comece já. Esse é o primeiro passo para construir um relacionamento mais próximo entre o cliente e a ótica.

2 – Saiba quem é o seu público do seu SMS

Depois de atualizar as informações, vai ser fácil você identificar quem é o seu público alvo. Para isso, basta checar nos seus registros as informações abaixo:

  • Qual o sexo;
  • O que as pessoas mais buscam;
  • Os modelos que mais vendem e os que estão parados no estoque;
  • Forma de pagamento;
  • Os tipos de lente mais escolhidos;
  • Preferência por óculos de grau ou de sol;
  • Qual época do ano essas pessoas mais compram.

Essa identificação é importante, porque você passa a conhecer melhor o seu cliente e quando você sabe para quem está falando, você tem a oportunidade de criar conteúdos via SMS mais relevantes e também engajadores.

3 – Identifique o conteúdo a ser enviado

Assim como você, o cliente da sua ótica deve receber diariamente diferentes mensagens. Pode ser da própria operadora de celular ou até mesmo das lojas onde ele compra. Por isso, para garantir que o seu SMS seja lido com sucesso é preciso ter um conteúdo interessante e informativo.

Portanto, surpreenda-o com informações que não apenas venda o seu produto, mas o informe, por exemplo, sobre como são feitos os óculos, as diferentes tecnologias desenvolvidas para lentes de contato, os novos materiais usados para fazer óculos de sol, entre outros assuntos.

O importante é que você o mantenha interessado na sua ótica por meio de conteúdos diferentes. Assim, quando chegar um SMS seu para ele, ele vai saber que é algo relevante e não irá deletar.

4 – Personalize o SMS

O mais importante para as pessoas é elas se sintam especiais. Isso faz com que elas se identifiquem com a sua ótica, indiquem e queiram voltar. Uma estratégia simples para que você consiga fazer isso é o envio de SMS personalizado.

Você pode avisá-lo que a receita está vencida para que ele o procure para fazer um óculos novo ou até mesmo parabenizá-lo pelo aniversário. Tudo isso pode ser feito de forma automatizada e bem simples, por meio de um sistema completo para óticas, como o ssOtica.

Gostou desse conteúdo? Está preparado para começar a usar o SMS na sua ótica. Se a resposta é sim, veja também nosso e-book completo com mais dicas e exemplos reais de como usar o envio de mensagens na sua loja:

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ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

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