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crescimento das lojas virtuais

11 estatísticas que comprovam o crescimento das lojas virtuais

4 min de leitura

A internet deixou de ser coadjuvante e se tornou uma verdadeira protagonista na vida de pessoas e empresas. Atualmente, o meio digital é usado para realizar tarefas simples do dia a dia até tarefas mais formais.  Diante dessa nova realidade, as compras online se tornaram uma das atividades econômicas mais rentáveis no país e no mundo. E o crescimento das lojas virtuais tem feito com que cada vez mais empresas levem seus negócios para o ambiente digital. 

Portanto, ter uma loja virtual pode ser um excelente investimento para a sua ótica. Se você ainda ainda tem dúvidas sobre isso, não deixe de acompanhar o texto de hoje. Nele vamos mostrar 11 estatísticas que comprovam o crescimento das vendas pela internet.

1. Compras online representam 11,9% do total de vendas no varejo

De acordo com dados da Statista, empresa líder de dados de mercado e consumo, as compras feitas pela internet representam cerca de 11,9% de todas as vendas realizadas pelo varejo mundial. E a estimativa é que até o fim deste ano esse índice chegue a 17,5%. 

Sendo assim, se você ainda não explora todo o potencial que esse canal de vendas tem a oferecer, talvez esse seja o momento ideal de começar.

2. Taxa de conversão comércio online

De acordo com a Statista, em 2018 a taxa média de conversão no comércio online mundial era de 2,86%. Isso quer dizer que a cada 1.000 visitas em sites de e-commerce, 28 eram convertidas em vendas.  

Você pode estar pensando neste momento que a taxa de conversão não é tão alta quanto você esperava, certo? Mas o convertimento de visitas em vendas depende de alguns fatores que muitas vezes são negligenciados pelas empresas. 

3. 80% dos brasileiros usam o celular para comprar online

Com cada vez mais pessoas online, a tendência de comprar em sites e demais plataformas usando dispositivos móveis também tem aumentado. Foi o que mostrou uma pesquisa encomendada pelo PayPal. De acordo com esse levantamento, cerca de 80% dos brasileiros preferem usar o smartphone para fazer compras pela internet. 

Portanto, o crescimento das lojas virtuais é uma consequência natural do aumento da demanda. Nesse sentido, estar presente na internet e oferecer uma boa experiência de navegação para esse público com certeza pode render bons resultados para a sua ótica. 

4. 74% dos brasileiros fazem compras online

Segundo uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence, 74% dos brasileiros preferem comprar online. Ou seja, cada vez menos pessoas têm dado preferência pelas lojas físicas no país. 

A conveniência de fazer compras sem sair de casa, o preço dos produtos (que muitas vezes é menor quando comparado às lojas físicas) e a agilidade de resolver tudo em poucos minutos estão entre os motivos desse crescimento. Por isso, realizar vendas online é uma ótima oportunidade de explorar e ganhar dinheiro.

5. Lojas online são consultadas durante compras em lojas físicas

E mesmo quando o consumidor dá preferência pela loja física, ele não costuma abandonar o e-commerce. Segundo um estudo da KPMG, cerca de 65% dos consumidores fazem comparações com os preços da internet enquanto compram em lojas físicas. Essa prática é só mais um sinal de como as tendências do novo varejo vem mudando os hábitos dos clientes. 

6. As vendas online cresceram 205% durante a pandemia

Devido a pandemia causada pela Covid-19 e o fechamento dos estabelecimentos físicos, 2020 representou um marco para o comércio eletrônico. De acordo com o PagSeguro, mais de seis milhões de vendas foram realizadas pela internet no Brasil no último ano. Esse número representa um crescimento de 205% quando comparado aos índices de vendas realizadas em 2019.

Além disso, mais de R$1,3 bilhões foram movimentados no país somente com compras online, o que representa um aumento de  R$846 mil em relação a 2019. E engana-se quem pensa que este ano a realidade será diferente. Isso porque, a estimativa é que o crescimento das lojas virtuais alcance 26% em 2021.   

7. 62% dos consumidores fazem compras mensais online

Um levantamento realizado pela Episerver mostrou que cerca de 62% dos consumidores que têm o hábito de comprar online fazem pelo menos um pedido por mês em alguma loja virtual. Já pensou em aproveitar todo esse potencial na sua ótica? Esse pode ser aquele impulso que a sua loja está precisando para vender mais. 

8. Mais de 20% da população mundial são compradores online 

Umas das estatísticas que comprovam o crescimento das lojas virtuais está relacionada ao percentual de compradores online no mundo. Mais de 20% da população mundial, o que corresponde a cerca de 1.7 bilhão de pessoas, fazem suas compras pela internet. 

E a perspectiva é que esse número continue aumentando cada vez mais. Segundo projeções da Statista, a expectativa é que esse número chegue a 2,14 bilhões de pessoas até o fim deste ano. Ou seja, mais de 24% da população mundial. 

9. Homens gastam mais online do que mulheres

Segundo um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, os homens gastam 40% mais que as mulheres em compras online. Enquanto eles gastam, em média, R$359,43 comprando na internet, elas gastam cerca de R$257.

Pensando nisso, você pode usar esse potencial de compra do público masculino para reforçar as suas vendas online. Investir em campanhas de marketing para datas comemorativas, como Dia do Homem e Novembro Azul, pode ser uma boa estratégia.   

10. Geração Y impulsiona vendas pela internet

O crescimento das lojas virtuais passa diretamente pela entrada da geração Y no mercado consumidor. De acordo com uma pesquisa realizada pela Rakuten Digital Commerce, 95% dos entrevistados entre 27 e 37 anos (considerados representantes da geração Y), preferem comprar pela internet do que ir em uma loja física. 

Além disso, 40% deles preferem usar o celular do que o computador para realizar essas compras. Portanto, abordar essa faixa-etária pode ser uma ótima estratégia para aumentar as vendas online da sua loja. 

11. Principal motivo de abandono de carrinho

Cerca de 60% dos consumidores online abandonam seus carrinhos nos sites devido a custos extras inesperados, como altas taxas de frete e impostos. Por isso, esse é um ponto que merece muita atenção. Afinal são potenciais clientes que deixam de comprar devido a esses imprevistos. 

Nesse sentido, para evitar que esse problema atrapalhe suas vendas pela internet, é importante informar os consumidores sobre todas as taxas antes do momento do checkout. Isso vai garantir a satisfação do cliente e aumentar as chances de que ele compre na sua ótica. 

Conclusão 

Então, como foi possível perceber com essas estatísticas, realizar vendas pela internet pode ser um excelente investimento para a sua ótica. Afinal, o crescimento das lojas virtuais é uma realidade cada vez mais forte no varejo brasileiro e mundial. 

No varejo óptico, isso não é diferente, visto que as vendas multicanal representam uma forte tendência nesse segmento. Se a sua ótica ainda não faz vendas pela internet, sem dúvidas esse é o melhor momento para iniciar esse projeto.

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