
O Fluxo de Caixa é um dos instrumentos mais utilizados, por ser um dos meios mais simples e eficazes de acompanhar as movimentações financeiras de qualquer negócio. Controlar as entradas e saídas de um negócio, acaba não sendo uma tarefa fácil, e é nessa hora que entra o fluxo de caixa.
O dia a dia do financeiro de uma ótica é bem parecido com o de outros negócios. É dinheiro que entra, que sai e que, algumas vezes, fica no caixa durante o mês. No entanto, essas movimentações exigem um certo cuidado para evitar prejuízos ou até mesmo um verdadeiro descontrole.
A ferramenta torna-se um aliado na hora de “fechar o caixa” e levantar os dados da ótica. Pois, é por meio do Fluxo de Caixa que você pode acompanhar diariamente as vendas e pagamentos realizados e até mesmo prever os lançamentos financeiros futuros, conseguindo ter uma previsibilidade financeira para os próximos meses.
Com esses dados, é possível ter uma visão de quanto terá disponível em determinado período e assim calcular a rentabilidade da loja, a lucratividade, saber o ponto de equilíbrio, elaborar a estrutura gerencial de resultado e saber o retorno do investimento em determinado período. Tudo isso, a partir de análises dos números do seu fluxo financeiro.
Para que ele seja verdadeiramente efetivo, é preciso ter dedicação e disciplina para incorporá-lo no dia a dia da ótica e fazê-lo todos os dias antes de baixar as portas no final do expediente e ir pra casa.

Como devo fazer?
Primeiro entenda que ele tem cinco etapas:
- Saldo Inicial: é o valor disponível que você já tem. Ex: Valor atual em conta bancária da empresa mais o valor em caixa em sua ótica.
- Valor das entradas de caixa: todos os valores vendidos durante o período. Ex. lentes, armações e acessórios.
- Valor das saídas de caixa: todas as despesas do período. Ex: pagamento de funcionários, energia, internet, compra de produtos, etc.
- Todo o saldo operacional: O cálculo das entradas de caixa menos as saídas
- Saldo final: Valor final do período avaliado.
Siga os três passos
1 – Separe as saídas de dinheiro em três categorias:
Fornecedores – São todos os parceiros que fornecem os produtos ou prestam algum tipo de serviço para sua ótica;
Despesas – Podendo ser papelaria, telefone, internet, juros, multas, custos com marketing, comissões e outros.
Outras saídas – Aqui você pode inserir os empréstimos, tributos e investimentos .
2 – Separe as entradas de recursos, sendo todas as vendas ou até mesmo um novo aporte.
3 – Diminua o valor das entradas pelo valor das saídas e soma-se ao valor do saldo inicial.
Assim, você terá o saldo do final do dia. É importante que você confira com o saldo que está no banco. Se o valor não for o mesmo, refaça as contas.
Atenção! Se o saldo final for negativo, avalie se está constante. Pois, significa que tem mais dinheiro saindo que entrando e isso pode prejudicar sua loja.
Fluxo de Caixa Projetado
Com a crise financeira atingindo 6 a cada 10 brasileiros, faz parte da rotina da ótica fazer as vendas parceladas. Muitas delas em até 10 meses. Esse comportamento auxilia na hora de fazer o Fluxo de Caixa Projetado.
Alguns especialistas destacam que essa projeção funciona como uma bússola, pois é ela quem vai indicar a direção que o negócio está tomando. Além também de ajudar donos e gerentes de óticas na tomada de decisões, já que assim é possível saber se há mais dinheiro saindo que entrando ou o contrário.
Conclusão
Fazer o fluxo de caixa de forma manual ou com planilhas pode ser bastante complicado e informações podem se perder, não demonstrando a real situação financeira da sua ótica.
Por isso, para fazer o fluxo na sua loja, você pode usar um sistema de gestão exclusivo para óticas, como o ssOtica. Utilizando um sistema de controle de fluxo de caixa você terá benefícios para sua ótica e para você, além de permitir que você foque em outras áreas e dessa forma tenha mais tempo para definir as melhores estratégias para sua ótica. Faça um teste gratuito e veja como é simples fazer o fazer a fluxo de caixa da sua ótica com o ssOtica:

Todas as dicas eu adorei. Muito válidas
Olá Charlene! Que bom que gostou das nossas dicas. Continue nos acompanhando, pois toda semana temos post novo no Blog.