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Detalhes que estão danificando a margem de lucro da sua ótica

3 min de leitura

Lucro. Essa é uma das frases mais presentes no dia a dia dos empreendedores. Na sua ótica, não deve ser diferente. Afinal, o objetivo de qualquer negócio é ser rentável, gerar renda para os donos e manter a empresa ativa de forma segura por muitos anos.

Por ser tão importante, uma das maiores preocupações dos donos de ótica também tem relação com o lucro. Manter funcionários, promover a marca, atingir bem seus clientes, tudo isso tem a ver com a margem de lucro. Uma empresa saudável é aquela que tem tudo isso sob controle, com base nas entradas e saídas devidamente registradas e acompanhadas, não só para a saúde dos gestores, mas de todos os setores envolvidos na loja.

Para entender sua margem de lucro, o bom gestor precisa estar no controle de todas as informações e números envolvidos com o negócio. E, para isso, um bom sistema para óticas pode fazer toda a diferença. Quando você tem a visão completa e integrada dos seus números, fica muito mais fácil acompanhar a movimentação e enxergar o seu lucro.

É por isso que você deve prestar atenção em alguns detalhes que podem estar minando a margem de lucro do seu negócio. Para começar, vamos entender os conceitos envolvidos com o lucro.

 

O que é lucratividade, rentabilidade e margem de lucro?

Entender alguns termos relacionados ao lucro podem te ajudar a compreender porque é tão importante ter o controle sobre o que acontece em todas as partes da sua loja.

A lucratividade, por exemplo, é o percentual que vai indicar os ganhos obtidos a partir de uma venda, de forma imediata e específica. É diferente de lucro, pois esse é o valor por si mesmo obtido por meio das vendas, retirando as despesas e taxas. Ou seja, o lucro é o que você ganha como retorno em cada venda. E a lucratividade é a representação percentual desse valor em cima do preço do produto.

Já a rentabilidade, é o retorno recebido sobre o investimento realizado na empresa, percebido a longo prazo. Por meio dela, você vai saber se o retorno está sendo válido e efetivo.

A margem de lucro é o que vai ajudar a otimizar as vendas, por meio do cálculo correto dos preços dos produtos e da análise dos custos envolvidos na sua empresa. É um dos elementos mais importantes para o sucesso do negócio, pois vai definir os valores.

Detalhes que podem minar a margem de lucro

Para que sua lucratividade esteja sempre boa e sua margem de lucro mantenha sua ótica no caminho certo, é importante prestar atenção nos seguintes detalhes que podem estar minando o lucro.

  • Preços baixos: é inegável que o preço é um dos fatores-chave para chamar a atenção dos consumidores. No entanto, é preciso calcular da forma certa, para que a vantagem esteja do lado da sua ótica também, garantindo o seu lucro e saúde financeira. Veja nosso ebook completo sobre o assunto para nunca mais errar nesta etapa.
  • Gastos excessivos: não faça investimentos sem ter certeza se o seu caixa está preparado para saídas além do normal. Acompanhe seus gastos de perto para que nada seja excessivo.
  • Vendas a prazo: para possibilitar vendas parceladas, por exemplo, opte por formas de pagamento que garantam que você vai receber, para não sair no prejuízo. Por exemplo, cartões de crédito.
  • Pagamentos: alinhe o pagamento de seus fornecedores com as datas de recebimentos e entradas de seu caixa. Assim, você não corre o risco de ficar no vermelho pagando antes de receber.

Com a atenção certa, esses detalhes passam a te ajudar ao invés de atrapalhar. Por isso, esteja sempre atento a todos os seus números.

Conclusão

Para acompanhar suas entradas e saídas e garantir que sua margem de lucro seja sempre crescente, use e abuse de seu sistema de gestão como parceiro. Com o sistema ssOtica, você tem relatórios gerenciais, controle de caixa e uma visão completa de toda a sua ótica, tudo do jeito certo para você tomar as melhores decisões.

Faça um teste gratuito e aproveite os benefícios de um programa exclusivo para o seu tipo de negócio. O seu lucro e a vida saudável da sua loja dependem da sua atenção.

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