Como saber se sua ótica está tendo lucro?

entenda como é feito o cálculo e avalie se sua ótica está tendo lucro

Abrir um negócio gerar lucro é um processo um pouco complicado: lidar com a papelada burocrática, com a administração dos funcionários, com as vendas e clientes, fornecedores, enfim, chega uma hora em que as coisas podem sair do seu controle.

Se você está confuso e não sabe determinar se sua ótica está tendo lucro, nós vamos te ajudar. Preparamos esse artigo para você entender melhor como o cálculo dos lucros funciona, quais são os seus gastos fixos e variáveis e melhorar a saúde financeira de seu negócio. Confira:

Como começa o cálculo

Para começar a determinar o lucro da sua ótica, você vai precisar do Demonstrativo de Resultados, um relatório que oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais de sua empresa.

Com esses dados em mãos, atente-se para os valores de vendas, de custos e despesas. São eles que mostram todo o dinheiro que entrou e saiu de sua ótica em um determinado período de tempo. A partir da análise desses números, você pode determinar se você está tendo lucro ou prejuízo.

Custos fixos e variáveis

Seus custos fixos são todos aqueles que você sabe que terá que pagar regularmente. Exemplos deles são: salários, aluguel, contas de luz e telefone, etc. Mas, às vezes, imprevistos acontecem e você precisa arcar com eles. Por isso, é bom planejar uma certa quantia por mês para lidar com essas possibilidades. Esses são os chamados gastos variáveis, pois não são constantes de mês para mês.

Considerando os gastos, é muito importante lembrar-se de financiamentos ou empréstimos que você tenha feito. Se você não os levar em conta na hora de determinar a lucratividade da sua ótica, como planeja pagar essas despesas?

O mais interessante, nesses casos, é cortar parte das despesas para quitar suas dívidas o mais rápido possível.

Guia sobre gestão financeira para Ópticas

Analise o lucro

Os preços cobrados pelos serviços e produtos de sua ótica devem levar em conta os custos fixos, variáveis, os empréstimos (se necessário), e também uma margem de lucro. Para determinar o tamanho dessa margem, leve em consideração o mercado, seus concorrentes e o seu próprio negócio.

Pense em qual é o seu volume de vendas, e se ele é suficiente para estabelecer um equilíbrio entre gastos e lucros. Se você percebe que mesmo com uma venda alta e uma margem de lucro reduzida a sua ótica ainda passa por dificuldades, está na hora de voltar para a planilha de gastos e cortar sem dó tudo o que é supérfluo e desnecessário.

Como descobrir sua rentabilidade

A lucratividade é determinada pelo simples cálculo: Vendas – Custos. Ela é expressada em percentual, derivado do faturamento em um certo período de tempo. Por exemplo, se a sua ótica vendeu 10 mil reais em um mês, e teve um gasto de 8 mil reais, significa que sua lucratividade foi de 2 mil reais, ou 2%.

O que é considerado uma lucratividade alta varia de negócio para negócio, então procure saber qual é o faturamento de outras óticas para determinar se a sua está abaixo, acima ou na média de lucro. Assim, você pode estipular medidas para atingir seus objetivos nos próximos meses e organizar os seus orçamentos.

Conclusão

Para acompanhar se a sua ótica está tendo lucro ou não é essencial fazer uma administração rigorosa da situação financeira. Você precisa saber para onde cada centavo está indo, caso contrário, você não será capaz de se programar. Também não será possível tomar decisões rápidas ou propor novas estratégias de marketing e atração de clientes.

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ssOtica

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Esse comentário possui 5 respostas

  1. Marcos says:

    Bem interessante, vou fazer um experimento

  2. ROBERTO STREBE says:

    O CALCULO DE COMO DESCOBRIR A SUA RENTABILIDADE ESTA ERRADO . O LUCRO DE 2.000,00 SIGNIFICA 20% DE LUCRO E NÃO 2% COMO ESTA ESCRITO. ABRAÇO

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