
Vários negócios do varejo tem optado por oferecer o crediário próprio como forma de pagamento em suas lojas e isso não tem sido diferente para as grandes e pequenas óticas.
Atualmente, as óticas têm estado atentas aos mais diversos recursos para fidelização de clientes, além de tornarem-se diferenciais perante aos concorrentes – seja na inovação tecnológica, na qualidade de atendimento ou até mesmo nas opções de pagamento.
Para lojistas no segmento de óticas, esta procura por inovações também é essencial para buscar sempre a satisfação dos clientes bem como o progresso da empresa. Deste modo, um destes recursos é o conhecido crediário, no qual tem voltado às tendências de pagamentos no mercado. Mas afinal, quais são os pontos a serem observados quando uma ótica pretende implantar um sistema de crediário? A seguir, detalhes sobre o assunto:
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Tenha um bom sistema
Um dos primeiros passos para se ter um crediário próprio na loja é adquirir um sistema de cadastro de clientes no qual se pode manter um histórico de suas compras e pagamentos. Em muitos casos, há a vantagem de poder contar com um sistema unificado para toda a empresa.
Outro benefício em obter um bom sistema é o fato de conseguir controlar a evolução do crédito de cada cliente. Exemplo: Se um cliente não atrasa seus pagamentos e comprar com frequência na ótica, este poderá ter o limite de crédito ampliado.
Previna a inadimplência
A inadimplência é sem dúvidas um dos maiores riscos e temores de empresários que optam pelo crediário em suas óticas. De qualquer modo, é possível avaliar que um pequeno investimento trará à empresa a possibilidade de fazer parte de um serviço de análise de crédito como, por exemplo, SPC e Serasa. Deste modo, é possível filtrar aqueles clientes que já possuem dívidas na praça e consequentemente evitar a liberação de crédito para estes utilizarem o crediário da loja.

Controle de cobranças
Por mais que a ótica possua um sistema de cadastro eficiente e tenha a disponibilidade de consultar e analisar o crédito de seus clientes, há ainda casos onde atrasos e falta de pagamento de faturas poderão gerar transtornos.
De qualquer modo é preciso obter também recursos ideais para a cobrança de clientes. Algumas dicas são:
- Envio de e-mails lembrando a data de vencimento das cobranças;
- Efetuar ligações ao cliente para lembrar de sua pendência com a ótica;
- Emitir notificações por meio de cartas informando a possibilidade de inclusão do cliente em órgãos de crédito e cobrança.
Vantagens de um crediário próprio
A implantação de um crediário próprio em uma ótica traz diversos benefícios tanto para o logista quanto para os clientes. Isso acontece por que ele abre as portas para a fidelização e conquista de novos públicos. A seguir listamos as principais vantagens em implantar um crediário próprio na loja:
- Fortalecimento da fidelidade com os clientes, visto que estes devem comparecer a loja para efetuar o pagamento de suas faturas e deste modo, há um incentivo para efetuarem novas compras;
- Taxas de juros menores devido ao crediário ser disponibilizado pela própria loja;
- Parcelamento de compras dos clientes sem a necessidade de obterem cartão de crédito;
- Melhorias no capital de giro da ótica no qual terá previsões a respeito de datas para entrada de capital em caixa.
Como se pode observar, o crediário é uma opção de pagamento já conceituada em diversos segmentos de mercado. Mesmo assim, muitos empreendedores ainda recuam com relação a opção desta modalidade para suas empresas devido ao risco de inadimplentes.
É preciso continuamente avaliar os inúmeros benefícios que esta modalidade de pagamento possa trazer a loja. Encontrar um bom parceiro, facilita e traz segurança para o controle dessa forma de pagamento. Logo, tomando-se certos cuidados é possível obter sucesso e fidelizar clientes. Além disso, você ainda ganhará novos clientes e aumentará as vendas da ótica.
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Boa tarde
tenho interesse
Obrigada
tenho interesse em saber mais!!
Oi Malu, ficamos felizes que você tenha se interessado em saber mais informações do ssOtica. Entrei em contato com você pelo e-mail. 😉
Olá
Gostaria de mais informações sobre o sistema de otica e também o custo.
Oi Kamila, que bom que interessou em saber mais sobre o nosso programa. Um de nossos consultores entrará em contato com você para te passar mais informações. 😉
gostaria de obter o sistema
Oi, Francisco! Ficamos felizes que tenha se interessado pelo nosso programa. Por favor nos confirme seu telefone e e-mail, que um de nossos consultores entrará em contato para te passar mais informações sobre os planos do ssOtica que melhor atende sua loja! 🙂