Saiba como fazer crediário próprio na sua ótica

Saiba todas as etapas para fazer o crediário próprio na sua Ótica

Várias negócios do varejo tem optado por oferecer o crediário próprio como forma de pagamento em suas lojas e isso não tem sido diferente para as grandes e pequenas óticas.

Atualmente, as óticas têm estado atentas aos mais diversos recursos para fidelização de clientes além de tornarem-se diferenciais perante aos concorrentes – seja na inovação tecnológica, na qualidade de atendimento ou até mesmo nas opções de pagamento.

Para lojistas no segmento de óticas, esta procura por inovações também é essencial para buscar sempre a satisfação dos clientes bem como o progresso da empresa. Deste modo, um destes recursos é o conhecido crediário, no qual tem voltado às tendências de pagamentos no mercado. Mas afinal, quais são os pontos a serem observados quando uma ótica pretende implantar um sistema de crediário? A seguir, detalhes sobre o assunto:

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

Tenha um bom sistema

Um dos primeiros passos para se ter um crediário próprio na loja é adquirir um sistema de cadastro de clientes no qual se pode manter um histórico de suas compras e pagamentos. Em muitos casos, há a vantagem de poder contar com um sistema unificado para toda a empresa.

Outro benéfico em obter um bom sistema é o fato de conseguir controlar a evolução do crédito de cada cliente. Exemplo: Se um cliente não atrasa seus pagamentos e comprar com frequência na ótica, este poderá ter o limite de crédito ampliado.

Previna a inadimplência

A inadimplência é sem dúvidas um dos maiores riscos e temores de empresários que optam pelo crediário em suas óticas. De qualquer modo, é possível avaliar que um pequeno investimento trará à empresa a possibilidade de fazer parte de um serviço de análise de crédito como, por exemplo, SPC e Serasa. Deste modo, é possível filtrar aqueles clientes que já possuem dívidas na praça e consequentemente evitar a liberação de crédito para estes utilizarem o crediário da loja.

Corra da inadimplência e mantenha as finanças em dia com um sistema

Controle de cobranças

Por mais que a ótica possua um sistema de cadastro eficiente e tenha a disponibilidade de consultar e analisar o crédito de seus clientes, há ainda casos onde atrasos e falta de pagamento de faturas poderão gerar transtornos.

De qualquer modo é preciso obter também recursos ideais para a cobrança de clientes. Algumas dicas são:

  • Envio de e-mails lembrando a data de vencimento das cobranças;
  • Efetuar ligações ao cliente para lembrar de sua pendência com a ótica;
  • Emitir notificações por meio de cartas informando a possibilidade de inclusão do cliente em órgãos de crédito e cobrança.

Vantagens de um crediário próprio

A implantação de um crediário próprio em uma ótica traz diversos benefícios tanto para o logista quanto para os clientes. Isso acontece por que ele abre as portas para a fidelização e conquista de novos públicos. A seguir listamos as principais vantagens em implantar um crediário próprio na loja:

  • Fortalecimento da fidelidade com os cliente, visto que estes devem comparecer a loja para efetuar o pagamento de suas faturas e deste modo, há um incentivo para efetuarem novas compras;
  • Taxas de juros menores devido ao crediário ser disponibilizado pela própria loja;
  • Parcelamento de compras dos clientes sem a necessidade de obterem cartão de crédito;
  • Melhorias no capital de giro da ótica no qual terá previsões a respeito de datas para entrada de capital em caixa.

Como se pode observar, o crediário é uma opção de pagamento já conceituada em diversos segmentos de mercado. Mesmo assim, muitos empreendedores ainda recuarem com a relação a opção desta modalidade para suas empresas devido ao risco de inadimplentes.

É preciso continuamente avaliar os inúmeros benefícios que esta modalidade de pagamento possa trazer a loja.  Encontrar um bom parceiro,  facilita e traz segurança para o controle dessa forma de pagamento. Logo, tomando-se certos cuidados é possível obter sucesso e fidelizar clientes. Além disso,  você ainda ganhara novos clientes e aumentará as vendas da ótica.

E você, pretende implantar crediário em sua ótica? Precisa de um Sistema para sua Ótica que emita carnês e relatórios ? Nós podemos te ajudar! Faça hoje mesmo um teste gratuito no ssOtica e facilite sua gestão:

Facilite a gestão da sua Ótica. Teste o ssOtica gratuitamente!
ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 5 respostas

  1. Bianca says:

    Boa tarde

    tenho interesse

    Obrigada

  2. malu rehder says:

    tenho interesse em saber mais!!

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Malu, ficamos felizes que você tenha se interessado em saber mais informações do ssOtica. Entrei em contato com você pelo e-mail. 😉

  3. Kamila Moehlecke says:

    Olá
    Gostaria de mais informações sobre o sistema de otica e também o custo.

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Kamila, que bom que interessou em saber mais sobre o nosso programa. Um de nossos consultores entrará em contato com você para te passar mais informações. 😉

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>