Blog ssOtica para óticas

Entenda como a organização do layout da sua Ótica pode aumentar as vendas

Como melhorar as vendas organizando o layout da sua Ótica

4 min de leitura

O layout da sua ótica influencia diretamente nas decisão e a escolha do consumidor. Ao se deparar com uma vitrine interessante, o cliente geralmente entra na loja buscando os óculos que estão expostos. Esta é uma maneira certa e eficaz, para que ele comece um prazeroso passeio pelo interior da sua Ótica.

No entanto, o trabalho esse marketing visual não pode se restringir somente ao lado externo da loja. Pensando nisso, listamos algumas orientações que você pode seguir para caprichar no layout da sua Ótica. Confira:

Não cuide apenas de uma parte da loja

Todas as áreas, seções mostruários e paredes devem ser explorados, de acordo com os preceitos do visual merchandising. A maneira como você exibe os produto, acessórios e materiais de vendas devem ser artísticos e, ao mesmo tempo, funcionais dentro da ótica. Os conceitos básicos empregados na vitrine valem para as outras seções. A diferença entre elas é que essas áreas são mais centralizadas, frequentemente onde o cliente tem acesso.

Então, para ser realmente bem sucedido na venda, decida desde o começo qual será a estratégia que você aplicará no layout da sua ótica. Você pode começar respondendo as seguintes perguntas:

  • Você deseja que a disposição dos produtos convide o consumidor a experimentá-los?
  • Pretende apresentar uma imagem positiva de uma grife específica?
  • Quer estimular o cliente a fazer perguntas, permitindo ao profissional começar uma conversa que finalize em uma venda?

Respondendo essas perguntas você poderá definir a melhor estratégia para posicionar bem os produtos em sua Ótica.

Exponha os produtos estrategicamente

O local em que expõe os produtos e a forma que você os apresenta aos clientes, irá determinar a imagem que ele guardará da sua loja. Mais que isso, irá definir os comentários este irá fazer sobre a sua ótica. Por isso, reforçamos que é você quem dita a sequência dos acontecimentos e o grau de interação entre o consumidor e a sua equipe de vendas, assim como a atitude do cliente e sua satisfação neste ambiente.

Uma das formas mais fáceis de apelo que pode ser aplicada ao layout da sua ótica, é a arrumação dos óculos em triângulo ou pirâmide. No caso da pirâmide, o ponto mais alto chama a atenção imediata do consumidor. Se o formato escolhido é um triângulo, um dos lados precisa ficar mais alto que os outros.

exposição de produtos em pirâmide, favorece o layout da sua ótica

exposição de produtos em pirâmide, favorece o layout da sua ótica

Esta forma de apresentação transmite um forte apelo visual e criar interesse no cliente pelo produto. Após isso, os profissionais de vendas assumem a dianteira e precisam estar alinhados sobre mensagem visual que está sendo apresentada.

Faça o gerenciamento de marcas e grifes

Uma marca/grife reflete uma imagem um estilo de vida e uma personalidade. Também inspiram confiança no produto por expectativas cumpridas de qualidade, função e estilo. A pessoa sabe o que espera, e há um grande conforto nisso. Significa que a procura por qualidade e estilo terminou.

Quando uma boa marca ou grife executa tudo isso, ela compele o consumidor a aceitar, e desejar sua posse, e investir no produto que independe de seu valor . Um exemplo claro disso são os produtos da marca Ray-Ban.

Treine sua equipe para vender grifes e marcas

Para aproveitar amplamente os benefícios da grife no negócio óptico, o profissional de vendas precisa conhecer a história, a filosofia, o estilo e o nicho de clientes de cada marca na loja. Com isso, ele aprende a criar um espaço com personalidade para cada grife no interior da loja, e como apresentá-lo ao consumidor, a fim de a primeira imagem captada quando se entra no ponto de venda seja positiva, consciente e inconscientemente. Esta preocupação é chamada de gerenciamento de marcas.

O dono da óptica é o principal gerente de marcas, pois pode determinar qual grife, do seu mix total de produto, deve receber mais atenção no momento. Mesmo assim, o profissional de vendas também é responsável pelo sucesso de uma marca pois é ele quem vai atender o cliente, buscando apresentar o seu melhor apelo.

Mas lembre-se: é responsabilidade do proprietário de loja e do fornecedor, treinar cada profissional de balcão, garantindo assim um contato de sucesso da marca com os consumidores.
Trabalhe em conjunto com um plano de marketing visual para criar um ambiente que conduza naturalmente as vendas e a criação de uma loja com personalidade.

Aplique essas dicas no layout da sua Ótica

Amanhã bem cedo, quando você chegar a sua loja, observe os seguintes fatores no layout da sua ótica:

  1. O que você vê?
  2. Quais são as suas impressões, e quais as palavras que você usaria para descrever a sua loja?
  3. Quais áreas que você vê primeiro, e qual marca que nota de imediato?
  4. Que setores lhe parecem confusos e sem uma imagem de forte apelo?
  5. Que características lhe saltam aos olhos e o convidam a ver mais de perto?
  6. O que o ambiente da sua loja diz ao consumidor?

As respostas para estas e outras perguntas podem lhe ajudar a determinar que mudanças você precisa realizar em relação à apresentação visual de seus produtos e de sua loja. Este é apenas o começo para transformar sua loja em um ambiente agradável e lucrativo como você sempre imaginou!

Conteúdo escrito por Helder de Abreu (Consultor Identidade & Marketing Visual)
Blog: www.mktvisualnaotica.blogspot.com
Facebook: Helder de Abreu
Instagram: @abreuhelder
Fanpage: @Empreconsul
Instagram: @empreconsul4555
Para mais orientações e informações sobre o tema, por favor entrar em contato pelo número: 19*9 9219-5093

O que achou desse conteúdo? Confira também esse e-book com modelos incríveis de vitrines de óticas para você se inspirar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>