Como diminuir a inadimplência com a análise de risco de crédito?

Saiba como diminuir a inadimplência na sua ótica com a análise de risco de crédito!

Um dos maiores desafios para o sucesso financeiro da sua ótica é lidar com os recebimentos e evitar a inadimplência. Existem muitos métodos para impedir ou evitar os mau pagadores. Como definir formas de pagamento mais eficientes de acordo com seu público, ter um sistema de cobrança eficaz, promoções que estimulem o pagamento à vista e fazer análise de risco de crédito dos clientes.

Nesse artigo, vamos focar especialmente na análise de crédito e como ela pode ajudar a driblar a inadimplência. Em primeiro lugar, é preciso entender o que exatamente é a inadimplência e quais os prejuízos que ela causa. Depois, é a vez de compreender a análise de crédito, como ela funciona e suas vantagens. No fim, você vai entender como a análise do risco de crédito pode ajudar a evitar a inadimplência e contribuir para o sucesso financeiro da sua ótica. Vamos lá?

O que é inadimplência?

Toda empresa precisa dos pagamentos pelos serviços prestados para se manter funcionando bem. Quando esses pagamentos atrasam, ou pior, não chegam, todo o fluxo financeiro do negócio vai por água abaixo. É assim que surge sua base de inadimplência. São os clientes que não pagam e deixam a dívida aumentar consideravelmente, prejudicando não só a sua ótica, mas o próprio perfil de pagador.

Entre os prejuízos, está a incerteza se essa dívida será paga. Isso compromete seus pagamentos e todo o seu fluxo de caixa. Isso não é nem um pouco bom para os negócios, já que você precisa do dinheiro para pagar suas despesas. Outro problema é o relacionamento com os clientes, pois você precisará cobrar os inadimplentes e isso pode gerar um desgaste nos seus funcionários e no dia a dia da sua ótica.

Corra da inadimplência e mantenha as finanças em dia com um sistema

Por isso, é sempre importante contar com alternativas para reduzir o risco da inadimplência. Você pode apostar em formas de pagamento mais seguras para você, que dão mais garantias. Como o cartão de crédito ou dinheiro à vista; criar descontos e vantagens para quem pagar em dia e usar um sistema, como o ssOtica, para acompanhar os pagamentos e fazer cobranças quando necessário. E, claro, a análise de risco de crédito, que vamos explicar no tópico a seguir.

O que é análise de crédito e como fazer na sua ótica?

Quando você faz uma venda com pagamento a prazo ou no crediário, conta apenas com a confiança de que o cliente vai pagar em dia, sem comprometer seu planejamento financeiro. Antes de conhecer sua base de clientes, isso é um risco e tanto, já que você não sabe se a pessoa honra com o pagamento de suas dívidas.

Uma análise de risco de crédito vai te ajudar nisso. Com o CPF da pessoa, você acessa um banco de dados de instituições de crédito, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou Boa Vista, e identifica se o seu cliente é um bom pagador ou se tem histórico de inadimplência. Dessa forma, você consegue avaliar o perfil da pessoa e definir a melhor forma de agir em cada caso. O ideal é oferecer métodos de pagamento que evitem atrasos e prejuízos para a sua ótica, como dissemos acima.

Ou seja, a análise de risco de crédito mostra se você deve ou não dar um voto de confiança para seu cliente ou se é melhor repensar, oferendo outra forma de pagamento, até mesmo com descontos, para que você tenha mais segurança e evite que a inadimplência faça parte das estatísticas financeiras da sua ótica. Depois de já ter vendido, se o seu sistema apontar inadimplência, estabeleça a melhor forma de fazer cobrança.

Conclusão: faça da análise de risco de crédito sua parceira

Com tantos motivos para evitar a inadimplência, você deve estar pensando em formas de agir, não é? Pense na análise de crédito como sua parceira na hora de avaliar seus novos credores. É fácil de fazer e você tem muito a ganhar. Só é bom ser transparente com o seu cliente para não queimar o filme da sua ótica, hein?

Além disso, use o potencial do seu sistema de gestão para acompanhar e cuidar da saúde financeira do seu negócio. Com o ssOtica, você tem acesso a essa e muitas outras funcionalidades. Faça um teste gratuito e comprove!

Não perca tempo e dinheiro com anotações manuais e não atualizadas na sua ótica.
ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>